O gato vira-lata é um dos mais populares do Brasil. Os gatinhos Sem Raça Definida (SRD), popularmente chamados de vira-latas, são aqueles que não são considerados de raça pura, ou seja, são a mistura de uma ou mais raças. Você, inclusive, provavelmente já ouviu falar que o gato vira-lata é mais saudável que o gato de raça. Mas será que isso é verdade ou mito? Reunimos algumas informações sobre o assunto. Confira!
O gato vira-lata é mais resistente que o gato de raça?
Não necessariamente. Alguns vira-latas podem ser mais fortes e mais saudáveis que gatos de raça, mas isso não é uma regra. Isso acontece porque algumas raças de gato são mais propensas a certos tipos de doenças. Dentre as enfermidades que podem ser mais comuns devido a um padrão racial estão: as doenças hematológicas nos Abissínios, as miopatias hereditárias no Devon Rex, a hipocalemia e hiperlipidemia no Burmês, por exemplo. Isso acontece por conta da herança genética presente nos animais dessas raças que, mantidas mais "puras", acabam perpetuando os genes responsáveis pelos problemas de saúde.
Quantos anos vive um gato vira-lata?
Se você pretende adotar um gatinho, é preciso saber que ter um gato é uma responsabilidade de longo prazo. Então você deve se perguntar: quanto tempo os gatos vivem? Essa resposta pode ter variações dependendo da raça, mas e no caso do gato vira-lata? É importante lembrar que independente da raça tudo irá depender da criação do pet. É muito relevante que se tome todos os cuidados desde cedo, para que assim o gatinho tenha uma vida bem longa e feliz.
Mas afinal de contas, quanto tempo vive um gato vira-lata? O gato vira-lata pode chegar a viver por cerca de 20 anos. O vínculo com pet depois de tantos anos de criação se torna cada vez mais forte e quando o gatinho fica idoso, ele demanda de cuidados específicos que algumas vezes não eram necessários anteriormente. Por isso, é importante ter consciência disso desde a adoção.
Gato vira-lata precisa do mesmo amor e cuidado que qualquer animal
A raça é apenas uma determinação genealógica, no final das contas cada gato é único e merece amor e carinho da mesma forma. Os gatinhos SRDs costumam ser os que mais sofrem com abandono e muitas pessoas fazem isso por acreditarem que eles são mais fortes e resistentes. O gato vira-lata precisa de visitas frequentes ao veterinário, vacinas e cuidados como qualquer outro gato. Como dito anteriormente, a saúde do animal depende muito da sua criação. As famosas voltinhas, onde o gato sai de casa sem nenhuma supervisão, diminuem a expectativa de vida do bichinho e o deixam mais propenso a doenças, mesmo sendo um gato vira-lata. Por isso, o mais indicado é que seja feita a criação indoor. Quanto mais cuidados você tomar com seu gato vira-lata mais tempo ele irá viver de forma saudável.
Redação: Hyago Bandeira