Uma relação saudável é construída à base da confiança e respeito, mas quando se trata de estabelecer um vínculo especial com os bichanos, entender a linguagem dos gatos é fundamental. Compreender o que eles desejam comunicar por meio do comportamento vai permitir que você fortaleça os laços com seu amigo de quatro patas. Para te ajudar a entender o que cada comportamento significa, o Patas da Casa preparou um infográfico com 8 maneiras de um bichano se comunicar.
1) Por que os gatos ronronam? Entenda a linguagem dos gatos
O barulhinho do gato ronronando é uma delícia de se escutar, não é mesmo? Mas o que quer dizer quando o gato ronrona? Pode significar uma série de sentimentos, como uma forma do bichano dizer que está feliz por receber carinho ou por tirar uma soneca relaxante, mas também pode significar incômodo no gatinho, como dor, fome e estresse. E como diferenciar? Normalmente, quando o gatinho está se sentindo feliz é possível perceber uma postura mais relaxada, diferente de quando ele está com fome ou sentindo dor, já que ele pode parecer inquieto e ronronar constantemente.
2) Amassar pãozinho é sinônimo de amor
Se você já se perguntou como saber se o gato te ama, saiba que o gato amassando pãozinho é sinal de que ele te considera uma pessoa muito especial. Esse é um comportamento que acompanha o felino desde filhote, quando ele amassava o corpo da mãe durante a amamentação. Alguns felinos levam essa mania para a vida adulta, como um reflexo da lembrança maternal.
Além disso, o ato de afofar superfícies macias pode significar marcação de território, alongamento ou que o gato vai se deitar ali.
3) Linguagem corporal do gatos inclui o olhar do animal
O olho do gato e a maneira dele piscar os olhos também é uma forma de entender como ele está se sentindo. Quando o bichano se sente seguro e relaxado, é comum que ele pisque lentamente os olhos e apresente uma expressão facial mais serena e calma. Agora, quando eles estão se sentindo ameaçados, eles ficam com os olhos bem abertos, como se estivessem de olho em tudo o que está acontecendo ao seu redor.
4) Miado é a linguagem oficial dos gatos
Na linguagem dos gatos, miados significam o que? O miado de gato pode apresentar diferentes variações de sonoridade. Eles podem ser mais agudos ou graves, e significar diferentes sentimentos. O som curto e animado demonstra que o seu gatinho está afim de brincar com você, já o som suave significa que ele está querendo te conhecer, como se eles estivessem te dando um oizinho.
Agora, se ele der um miado agudo, um barulho alto para os nossos ouvidos, é uma forma do animal gritar e dizer que está sentindo medo ou dor. O gato no cio costuma dar miados melancólicos e estridentes, e se o gatinho estiver miando excessivamente, pode ser sinal de que ele está com fome ou querendo atenção.
5) Movimento da cauda faz parte da linguagem corporal dos gatos
O balançar do rabo de gato tem muito a dizer sobre o que eles estão pensando: o rabo balançando rapidamente significa empolgação ou mau humor, mas se estiver balançando suavemente, fique despreocupado porque o seu gatinho está tranquilo. Agora se o rabo estiver com uma leve curva, cuidado porque significa que ele está desconfiado, e se ele estiver sem movimentos entre as pernas, significa tristeza ou desânimo.
Além disso, você sabia que a linguagem corporal dos gatos dormindo também é uma forma deles demonstrarem seus sentimentos? Para cada posição, existe um significado, como por exemplo, o gato dormindo de barriga para cima, que demonstra que ele está se sentindo muito seguro e confiante.
6) Na linguagem corporal dos gatos, corpo arqueado antecede um ataque
Se você não sabe identificar um ataque de gatos, é bom ficar por dentro dos sinais que demonstram que o gato está ameaçado e pode atacar alguém. Nesse sentido, a linguagem dos gatos é marcada por:
- Dentes à mostra
- Grunhidos
- Pelos eriçados
- Orelhas eretas e viradas para trás
- Rabo para cima
7) Lambidas de gatos podem indicar amor ou estresse
O gato lambendo o dono costuma ser uma forma dele reafirmar o carinho e o amor que sente pelo seu tutor. Entretanto, se for uma atitude compulsiva, pode significar um gato estressado. Esse costuma ser um comportamento que remete a um ato de cuidado do animal, mas se ele estiver se sentindo ansioso ou incomodado, pode ser uma forma de chamar atenção.
8) Na linguagem dos gatos, será que as mordidinhas são um bom sinal?
Nem sempre! A mordida de gato pode sim significar uma forma de brincadeira e carinho no animal, principalmente se o gatinho tiver sido afastado da mãe antes do tempo. Mas ao dar mordidas no dono, o mais comum é que o gatinho esteja sentindo medo, confusão ou estressado. Esse também pode ser um pedido para interromper os carinhos na linguagem dos gatos.