Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena, a boa notícia é que existem vários cachorros que não crescem e parecem eternos filhotes. Eles têm um tamanho bem compacto, se adaptam bem a qualquer espaço e podem ser a companhia que você buscava. A seguir, conheça 10 cachorros pequenos que não crescem e são encantadores!
1) Chihuahua
Se você sempre quis um cachorro que não cresce, o Chihuahua é uma ótima opção. A raça mede cerca de 15 a 23 centímetros e pesa até 3 kg. Não é à toa que muitas vezes esse cãozinho carrega o título de menor cachorro do mundo — vários recordistas não costumam passar de 10 centímetros de altura.
O cachorro Chihuahua, além de tudo, é um grande companheiro dos humanos. Ele tem uma personalidade amável e é muito apegado aos humanos. Ao mesmo tempo, o pet está sempre em alerta e pode ser um pouco temperamental se não for socializado.
2) Yorkshire
Um dos cachorros que não crescem mais populares entre os brasileiros é o Yorkshire Terrier. Esses peludinhos têm um porte reduzido que combina bastante com a aparência fofa da raça. A altura desses pets oscila entre 18 e 24 centímetros, enquanto o peso de um animal adulto normalmente é de 3 a 5 kg.
A raça Yorkshire também se destaca pela sua personalidade. Por mais que seja um cachorro que não cresce, ele é muito protetor com os donos. Corajoso e independente, esse pet cria um forte vínculo com a família.
3) Lulu da Pomerânia
Também conhecido como Spitz Alemão anão ou Zwergspitz, o Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro pequeno peludo que não cresce — e que, inclusive, parece muito um ursinho de pelúcia. Assim como o Yorkshire, o cachorro Lulu pode medir de 18 a 24 centímetros de altura. No entanto, o Lulu da Pomerânia pesa um pouco menos, até 3,5 kg.
Esse cãozinho é muito charmoso e um perfeito cão de companhia. Ele adora colo e não resiste a um carinho dos donos. No entanto, também é um cachorro de personalidade forte e incrivelmente destemido — com uma pitada de teimosia e muita determinação.
4) Shih Tzu
O Shih Tzu é um dos cachorros que não crescem mais encantadores da lista! Esses pequenos peludos não perdem a aparência de filhote nem quando estão mais velhos. Eles têm uma altura de 20 a 28 centímetros, e normalmente pesam entre 4 e 7 kg, se adaptando muito bem a qualquer espaço.
A personalidade do cachorro Shih Tzu é outro ponto positivo desse pet: ele é leal, amoroso, sociável e independente. Não é um cão muito energético, mas ao mesmo tempo se dá bem com diferentes tipos de pessoas.
5) Papillon
A raça de cachorro pequeno peludo que não cresce Papillon é uma das mais fofas, e uma das mais inteligentes também. esses cães medem em torno de 20 a 28 centímetros de altura, e não são muito pesados: eles geralmente pesam entre 3 e 6 kg.
O Papillon é dono de uma personalidade sensível e simpática. Ele é um cão dócil e amoroso, mas que ao mesmo tempo é cheio de energia e muito brincalhão. Por isso, é um cachorrinho que exige uma certa atenção no dia a dia.
6) Pinscher
É impossível não falar do Pinscher quando falamos de um cachorro pequeno que não cresce. Embora esse cão seja dividido em quatro tamanhos (Pinscher 0, 1, 2 ou 3), todos eles são de porte pequeno. A média de altura da raça varia de 15 a 30 centímetros, e o peso varia de 2,5 a 6 kg.
A raça Pinscher leva a fama de ter um temperamento forte. Apesar de sua bravura — especialmente perto de desconhecidos —, esse cãozinho é muito gentil e amoroso com a família. Se for socializado, ele também pode se relacionar com outras pessoas.
7) Maltês
Na lista de cachorros que não crescem também está o Maltês. Peludo e branquinho, esse animal é muito carismático e parece bastante com um filhotinho. É um cão de baixa estatura, com altura média de 25 a 30 centímetros e que pode pesar de 4,5 a 8 kg.
O cachorro Maltês é incrivelmente dócil e divertido. A personalidade da raça também é bem carinhosa e alegre. Porém, por ser bastante apegado com os humanos, o Maltês pode sofrer com ansiedade de separação.
8) Dachshund
Um cachorro que não cresce e que tem ganhado cada vez mais admiradores é o Dachshund, conhecido também como cachorro salsicha. Baixinho por natureza e com um corpo mais alongado, esse pet mede entre 20 e 23 centímetros de altura e tem um peso que varia de 3 a 9 kg.
Mas não se engane: apesar de pequena, a raça Dachshund é pura coragem e sempre está de olho em tudo que acontece ao redor. O salsichinha não mede esforços para defender quem ama e é um fiel escudeiro da família.
9) Lhasa Apso
O Lhasa Apso é uma raça de cachorro pequeno peludo que não cresce e que se parece muito com o Shih Tzu — mas são duas raças diferentes! Porém, ainda assim, são dois cães menores do que muitos outros. O Lhasa Apso, por exemplo, mede de 25 a 28 centímetros e pesa de 5 a 8 kg.
Já a personalidade desse pet é bem diferente da do Shih Tzu. O Lhasa Apso tem uma personalidade protetora, típica de cães de guarda. O cãozinho é um tanto desconfiado com estranhos, mas é muito amoroso com a família humana.
10) Poodle toy
Por incrível que pareça, o Poodle também é um dos cachorros que não crescem! Esse cão pode ter diferentes tamanhos, e o Poodle toy é a menor versão da raça — por isso ele parece um eterno filhote. Esse peludo mede até 30 centímetros de altura, e o peso não passa de 4,5 kg.
O Poodle está entre os cães mais inteligentes do mundo! Aprende com facilidade, se adapta bem a diferentes ambientes e é extremamente amigável. No entanto, é importante saber como gastar a energia do cachorro do jeito certo.