Durante muito tempo, o sachê para gatos era visto com desconfiança pelos tutores. Na visão deles, esse alimento estava associado a problemas como a obesidade felina e a diabetes. No entanto, essa concepção mudou completamente quando especialistas passaram a destacar os vários benefícios desse alimento. Além de ser super nutritivo, os sachês ainda contribuem para a hidratação felina.
Apesar disso, muitos tutores têm o hábito de colocar um pouquinho de água no sachê para potencializar a hidratação do pet. Mas será que isso é realmente positivo para a saúde do animal? Veja o que especialistas têm a dizer sobre essa prática com os gatos.
O sachê para gatos é um alimento nutritivo e rico em água
O sachê para gatos é uma das melhores opções na dieta felina. Ele oferece todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada, como proteínas de alta qualidade, vitaminas importantes (A, B e D), ômega 3 e ácido fólico. Além disso, ele também contém taurina para gatos, um nutriente que o bichano não consegue produzir sozinho, mas que é essencial para o bom funcionamento dos órgãos do animal. Para oferecer uma opção saborosa e nutritiva, um sachê para gatos pode ser uma excelente escolha, garantindo uma alimentação balanceada e cheia de sabor para o seu pet.
No entanto, o maior benefício do sachê definitivamente é a alta concentração de água. Enquanto uma ração para gato seca tem 8% de umidade, os sachês são compostos por aproximadamente 85% de água. Esse alto teor é importantíssimo para a saúde do gatinho, já que a água auxilia em várias funções do organismo, como filtrar e eliminar as toxinas do corpo. Os felinos que bebem pouca água, por exemplo, podem lidar com problemas nos rins, como a formação de cálculo renal em gatos.
No entanto, parece que os gatinhos não sabem que precisam de água para se manterem saudáveis. De modo geral, eles não gostam muito de se hidratar, um hábito péssimo que pode colocar a vida do animal em risco. Mas por que os gatos não gostam de beber água? A explicação está na própria origem dos gatinhos. Os ancestrais dos gatos domésticos iviam em áreas desérticas do Oriente Médio e da África, por isso tinham pouco acesso à água. Por isso, eles acabaram se adaptando a essa realidade e desenvolveram uma tática de se hidratar por meio da alimentação.
Especialistas recomendam colocar água no sachê dos gatos
Apesar dos gatos terem sido domesticados há milhares de anos, os felinos até hoje carregam características de quando viviam como um gato selvagem. A falta de interesse por água, por exemplo, é uma das características que se manteve. Para evitar que o animal desenvolva problemas de saúde ao longo da vida relacionados à falta de água, é fundamental que os tutores incentivem a ingestão hídrica.
Por sorte, existe um truque simples recomendado por especialistas que vai fazer o seu gatinho consumir mais água todo dia: colocar um pouquinho de água junto com o conteúdo da ração úmida. Gatos, dessa forma, com certeza vão ingerir a quantidade diária de água necessária para se manterem saudáveis. De acordo com especialistas, o recomendado é que esses animais bebam, por dia, 50 ml de água para cada quilo. Ou seja, se você tem um gato de 5 quilos, ele precisa beber diariamente aproximadamente 250 ml de água.

Alguns bichanos não gostam de água no sachê para gatos
O grande problema da alimentação dos gatos é que eles são donos de um paladar extremamente exigente, totalmente diferente dos cães. Eles têm preferência por sabores específicos de sachês para gatos, além da textura e aroma. Por isso, nem sempre é fácil convencer o gatinho a se alimentar com o sachê, especialmente se ele tiver um pouquinho de água misturada. Confira algumas dicas que podem ajudar a convencer o pet a comer o sachê para gatos:
- Tente oferecer todas as marcas de sachês para gatos, até encontrar a que ele mais gosta
- Ofereça diferentes sabores de sachês para saber qual é o preferido do seu pet
- Apresente o sachê para gatos em diferentes texturas e consistências (amassado, pedaços grandes, picadinho)
- Teste diferentes comedouros para gatos. Alguns gatinhos não gostam da sensação do bigode encostando na superfície do pote, então podem recusar o alimento por conta disso
- Ofereça os sachês em diferentes temperaturas
- Misture um pouco de ração seca com o sachê para incentivá-lo provar o alimento
Além do sachê para gatos, veja outras formas de incentivar a hidratação felina
O sachê para gatos filhotes e adultos é uma excelente forma de incentivar a hidratação do felino. Mas como fazer o gato beber mais água no dia a dia, além dos sachês? Existem várias dicas para incentivar a ingestão hídrica, como investir em uma fonte de água para gatos. Esse acessório estimula a hidratação do felino porque a queda de água chama a atenção dele. Além disso, você também pode espalhar mais potes de água pela casa, um em cada cômodo, especialmente nos dias de verão. Cubos de gelo, picolés naturais e chás apropriados para gatos também são uma ótima opção.