Adoção animal

10 motivos para adotar um vira-lata caramelo

Publicado - 15 Junho 2023 - 13h37

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O vira-lata caramelo é tão popular entre os brasileiros que já ilustrou vários memes e é considerado um dos maiores símbolos do país. O que poucos sabem é que mesmo com toda a popularidade dos últimos anos, são cães que, na maioria das vezes, passam a vida nas ruas esperando serem resgatados e adotados por uma família. Se você já viu um cachorro vira-lata caramelo vagando pelas ruas sem coleira e sem rumo, deve saber do que estamos falando.

Então, por que não abrir as portas para um vira-lata caramelo? Filhote ou adulto, esses doguinhos são capazes de transformar a vida de muitas pessoas para melhor. Se você pensa em ter um cãozinho, veja abaixo 7 motivos para adotar um vira-lata caramelo!

1) O vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil

É bem provável que você já tenha ouvido falar por aí que o vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil que representa o país mais do que futebol e samba. Bem, isso não está longe de ser verdade: o famoso cãozinho realmente conquistou um espaço importante no coração dos brasileiros.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O que não faltam são histórias envolvendo esses pets, como o meme do vira-lata caramelo estampado na cédula de R$ 200 ou o Chico do colchão, cachorrinho que destruiu completamente a cama da sua dona.

2) A personalidade de um vira-lata caramelo costuma ser dócil e brincalhona

É claro que, assim como acontece com qualquer vira-lata, não é possível prever com toda a certeza como será o comportamento e a personalidade de um cachorro caramelo. Os vira-latas, caramelos ou não, são sempre uma caixinha de surpresas em muitos aspectos. Mas quanto ao temperamento, geralmente esses pets são bastante dóceis, companheiros e com um espírito brincalhão. Eles são energéticos, mas também costumam ser bastante carinhosos com quem convive com eles.

3) Vira-lata caramelo, filhote e adulto, vai demonstrar muito amor e gratidão pela família

Boa parte dos cachorros vira-latas caramelos vivem nas ruas ou em abrigos. Mesmo que eles sejam um símbolo do país, muitas pessoas preferem animais de raça e acabam deixando de lado cães que não tem procedência - e isso vale, basicamente, para todos os tipos de vira-latas. Por conta desse histórico de abandono, o vira-lata caramelo filhote e adulto normalmente se sente muito grato quando alguém decide dar uma chance a ele. São cães que criam forte vínculos com a família e que sempre vão estar por perto mostrando o quanto amam seus donos.

4) O cachorro vira-lata caramelo é um exemplo de fidelidade aos tutores

Uma história comovente sobre esses cães é a de Lucimara, vira-lata caramelo que ganhou o direito de ficar ao lado do seu dono em um hospital depois que ele foi atropelado. Logo após o acidente, o dono, que é um morador de rua com deficiência visual, foi encaminhado para a Santa Casa de São Paulo, no centro da capital paulista. A vira-lata caramelo não apenas o acompanhou, como permaneceu na frente do hospital esperando por notícias do tutor.

Os funcionários acabaram oferecendo comida e um cobertor para aquecer a cachorrinha, que ficou do lado de fora por horas. Depois de conquistar a confiança de todos, Lucimara acabou conquistando o direito de ser cãopanheira de quarto do tutor antes mesmo de ele receber alta. Quer prova maior de fidelidade do que essa?!

Vira-lata caramelo com roupinha xadrezVira-lata caramelo deitado com as patas cruzadas no chãoVira-lata caramelo salsicha em pé em cima de escadaVira-lata caramelo com a língua para foraVira-lata caramelo recebendo carinho de pessoaVira-lata caramelo com a cabeça virada para o lado

5) Adotar um vira-lata caramelo aumenta o senso de responsabilidade e cuidado do tutor

O cachorro vira-lata caramelo, bem como qualquer outro bichinho de estimação, não deve ser encarado apenas como uma boa companhia nos momentos de lazer e diversão. Na verdade, ter um cão ou gato é sinônimo de responsabilidade e muitos cuidados! Afinal, você vai ter que cuidar de todas as necessidades do animal - como alimentação, higiene, consultas veterinárias - e deve se comprometer a dar atenção, levar para passear, brincar e tudo que ele precisar. Ou seja, ter um bichinho te ajuda a ser mais responsável e cuidadoso!

6) A adoção de um cachorro vira-lata caramelo não custa nada

Para o cachorro vira-lata caramelo pode ser muito difícil encontrar um lar. Mas para quem sonha em ter um doguinho para chamar de seu, aqui vai uma boa notícia: adotar um cachorro vira-lata não custa nada. É algo que deve ser feito de forma responsável, pois se trata de uma outra vida que vai depender de você, mas todo o processo é muito mais barato do que comprar um cachorro de raça - que muitas vezes custa mais de R$ 2.000 - e você ainda ajuda a tirar um animalzinho das ruas.

7) O vira-lata caramelo filhote ou adulto normalmente tem uma saúde resistente

Não dá para dizer que o cachorro vira-lata não fica doente nunca, pois é mentira. Ele pode adoecer, ainda mais se não tomar as vacinas e não for bem cuidado, mas um fato é que o vira-lata (caramelo ou não) tem uma saúde muito mais forte do que outros cães de raça. Isso acontece por causa de um processo de seleção natural que ajuda a diminuir a propagação de doenças genéticas entre animais sem raça definida.

Mas lembre-se: assim como qualquer dog, é importante sempre manter as vacinas do cachorro vira-lata caramelo em dia, assim como a administração de vermífugos e remédios antiparasitários. Os check-ups com o veterinário também são fundamentais para avaliar como anda a saúde do pet no dia a dia.

8) Cachorro vira-lata caramelo pode ser um ótimo mascote (e o Cabo Oliveira é a prova disso!)

Quando falamos do cachorro caramelo, meme é a primeira coisa que vem na nossa mente. Mas sabia que, muito além do meme, o vira-lata caramelo pode ser um ótimo amigo e até virar mascote? O Cabo Oliveira é um grande exemplo disso. O cãozinho, que é um típico vira-lata caramelo, foi resgatado por policiais e em pouco tempo se tornou mascote do 17º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele chegou ganhar um perfil no Instagram, que acumula mais de 160 mil seguidores.

 

9) O cão caramelo pode ter todas as qualidades que você procura em um pet

Muitos se perguntam qual a raça do vira-lata caramelo. A verdade é que, por mais que existam muitos cachorros caramelos por aí, a maioria que vemos nas ruas não é de raça. Eles são popularmente chamados de "vira-latas", e são cães sem raça definida (SRD). Geralmente, têm uma pelagem marrom ou dourada. 

Apesar de não serem de raça, esses doguinhos costumam ter tudo que a gente procura em um cãopanheiro: são extremamente fiéis, amigáveis, brincalhões e dedicados. Dificilmente você se sentirá sozinho com um vira-lata caramelo (filhote ou adulto) na sua vida.

10) Ter um vira-lata caramelo é algo que vai mudar sua vida para melhor

Abrir o coração - e as portas - para um cachorro vira-lata é uma experiência transformadora. Além de ajudar o animal, que possivelmente estaria abandonado nas ruas, você tem a chance de oferecer uma vida melhor para ele. Em troca, ele com certeza vai mudar a sua para melhor! Os cães vira-latas valorizam muito a família e estão do lado dos donos em qualquer situação.

Só é importante ter em mente que, assim como qualquer cachorro, o vira-lata caramelo também precisa de cuidados no dia a dia. A alimentação dos cães deve ser baseada em uma ração de qualidade, escolhida de acordo com a idade e o peso do animal. Os petiscos podem ser oferecidos ocasionalmente, mas não devem substituir as refeições principais. Passear com o cachorro, assim como cuidar da higiene e saúde dele, também devem fazer parte da rotina.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 10/02/2023
Atualizado em: 15/06/2023

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas