Para quem está a procura de um novo companheiro de quatro patas, a ideia de adotar cachorro é uma das primeiras que passa pela cabeça. Existem várias ONGs e instituições ao redor do Brasil que abrigam inúmeros cachorros disponíveis para adoção, e que, certamente, são ótimos candidatos para a vaga de melhor “aumigo” de um humano. Dentre eles, a maioria é de cães sem raça definida (SRD), ou como são popularmente conhecidos: vira-latas. Com amor e energia de sobra, tudo que esses cães procuram é um lar. Por isso, listamos 10 motivos para você abrir as portas da sua casa para um cãozinho vira-lata. (Você não vai se arrepender!)
1) O cachorro vira-lata está sempre pronto para te dar muito amor
Quem procura por cachorros carinhosos não vai se decepcionar: o vira-lata é puro amor! Como esses cães geralmente já tiveram uma vida bastante difícil nas ruas, o sentimento de gratidão que existe dentro deles é imenso, e é justamente por isso que eles não poupam esforços para demonstrar o quanto se sentem gratos e felizes por terem conquistado um lar. Então, o cachorro vira-lata sempre tenta “agradecer” seus humanos com muito amor e carinho - e a gente adora!
2) A adoção de cachorro vira-lata não custa nadinha!
Tem gente que sempre sonhou em ter um cachorro de raça, mas isso é algo que exige certo planejamento financeiro. A maioria das raças de cachorro custa, pelo menos, R$ 3 mil e, dependendo da linhagem do animal, pode ser ainda mais caro. Já ao optar por adotar cachorro, você não gasta absolutamente nada com isso! O processo de adoção é totalmente gratuito e você ainda ajuda a salvar a vida de um peludinho, que tem tudo para ser seu novo melhor amigo. Ou seja, é só vantagem, né?
3) Ao adotar cachorro vira-lata, você vai estar ajudando a reduzir o número de animais abandonados
Infelizmente, o número de cães abandonados continua aumentando ao longo dos anos e nem todos os animais conseguem um abrigo ou lar adequado para viver. É por isso que dizemos que adotar cachorro, além de ser um ato de amor, também é algo que ajuda a salvar uma vida. Você garante que vai ter menos um cãozinho nas ruas, e que ele será bem tratado e vai receber todos os cuidados necessários para viver bem, feliz e saudável.
4) O cachorro vira-lata (filhote ou adulto) geralmente tem uma personalidade amigável
O vira-lata é uma verdadeira caixinha de surpresas. As características físicas, personalidade e temperamento do cãozinho podem variar bastante, mas uma qualidade que é presente em praticamente todos os cães sem raça definida é a sua lealdade e amizade. O cachorro vira-lata é um amigo para todas as horas e sempre vai estar do seu lado quando você precisar. Além disso, eles tendem a ser bastante carinhosos com a sua família e têm uma energia que contagia qualquer ambiente.
5) O vira-lata costuma ser bastante esperto e independente
Pensa em um cãozinho sagaz: esse é o vira-lata. Acostumados a se virar sozinhos - principalmente os adultos -, esses cachorros costumam ser bastante independentes no geral. Não costumam apresentar problemas como ansiedade de separação e são bastante espertos. No entanto, é importante arrumar um jeitinho de gastar a energia do animal adequadamente. Caso contrário, os móveis da casa viram um alvo fácil. Uma boa dica é não deixar os passeios de lado!
6) Cada cachorro vira-lata tem características únicas e que o tornam ainda mais especial
As fotos de cachorro vira-lata não negam: cada um desses cãezinhos têm particularidades que os tornam únicos. As características físicas desses animais costumam variar bastante, seja por causa do seu porte, da aparência dos seus pelos ou até mesmo o formato do focinho e das orelhas. Você pode encontrar um vira-lata que é muito peludo, e outro que é praticamente sem pelos, por exemplo. Além disso, a variedade de cores também é enorme - embora, aqui no Brasil, o famoso “vira-lata caramelo” seja o mais popular.
7) Um cãozinho vira-lata normalmente tem uma saúde mais resistente
Por se tratar de uma mistura de várias raças de cachorro diferentes, o vira-lata tem um organismo mais resistente e com menor predisposição para doenças genéticas. Isso acontece por causa do processo de seleção natural que atinge os cãezinhos desabrigados: na prática, na maioria das vezes sobrevivem os cães mais fortes e resistentes. Mas atenção: isso não quer dizer que o cachorro vira-lata nunca fica doente, hein? Embora resistentes, esses cães não são imunes a doenças. Por isso, o ideal é fazer check-ups regulares com o médico veterinário.
8) Existe vira-lata para de todos os tamanhos e para todos os gostos
A maioria dos cachorros vira-latas são de porte médio, mas isso não quer dizer que todos vão seguir esse padrão. Logo, é possível encontrar cães pequenos, médios e até grandes: tem para todos os gostos. Então, se você estiver procurando por um porte mais específico e se sente inseguro de pegar um vira-lata sem saber até que tamanho ele vai crescer, não precisa se preocupar. Geralmente, os abrigos já têm essa informação para te passar no momento da adoção de cachorro.
9) O famoso cãozinho vira-lata é um dos mais queridinhos do Brasil
Mesmo que existam várias raças de cachorro por aí, não dá para negar que o vira-lata conquistou o coração dos brasileiros. Não é à toa que muitos dizem que o “vira lata caramelo representa o Brasil mais do que futebol e samba”, não é mesmo? A verdade é que mesmo que esses cães não tenham uma raça definida, é simplesmente impossível resistir ao charme, autenticidade e simpatia de um cachorro vira-latinha. Só quem conhece, sabe.
10) Adotar cachorro vira-lata é um ato de amor e que vai mudar a vida do animal
Por último, mas não menos importante, a adoção - seja de um cachorro vira-lata filhote ou adulto - é uma atitude muito admirável, porque é movida por amor. É uma forma de mostrar que você realmente se importa com aquele animalzinho, não importa se ele é de raça ou não. E o melhor de tudo é que atitudes assim ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor, além, claro, de mudar totalmente a vida dos cachorros para adoção.
Redação: Juliana Melo