Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tutores, esses cães apresentam um temperamento mais tranquilo e conseguem se virar muito bem sozinhos. Por essa razão, eles são perfeitos para tutores que trabalham fora e passam um tempinho mais ausentes.
No entanto, vale lembrar que a independência desses peludos não significa que eles não gostam da companhia humana. Na verdade, assim como qualquer outro cão, eles precisam de carinho e atenção no dia a dia. Porém, por serem mais independentes, se sentem confortáveis ao ficarem sozinhos por um certo período de tempo. Se você está em busca de um cãopanheiro com essas características, confira quais são as 10 raças de cachorro mais recomendadas para quem trabalha fora.
1) Shih Tzu
Considerado uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, o Shih Tzu é o companheiro perfeito para quem busca o equilíbrio entre carinho e independência. Essa é uma raça muito tranquila, extrovertida, carinhosa e simpática, então geralmente se dá bem com todo mundo. Apesar de gostarem bastante de passar o tempo ao lado da família, o cachorro Shih Tzu também é independente. Por isso, esses peludos não têm tanto problema em ficarem sozinhos quando o tutor sai para trabalhar, desde que, claro, eles tenham algo para se distrair em casa durante esse período, como brinquedos para cachorro.
2) Basset Hound
Dócil, afetuoso e gentil, conviver com o Basset Hound é super tranquilo. Eles são considerados uma das raças de cachorro mais preguiçosas, então já é de se imaginar que esses peludos passam mais horas do dia descansando do que fazendo qualquer outra coisa. Por ter esse temperamento mais tranquilo e relaxado, cães da raça Basset ficam muito bem sozinhos. Eles preferem descansar, ao contrário de outras raças que são mais agitadas e hiperativas.
3) Basenji
Você já ouviu falar em um cachorro que não late? Se você nunca tinha escutado falar, pode acreditar que é verdade. Dentre todas as raças de cachorro, o Basenji é o único que apresenta essa característica. Então se você está em busca de um cãozinho pouco barulhento, fique sabendo que silêncio é com eles mesmo! Além de ser quietinho, o Basenji é um cachorro independente e muito inteligente. Eles gostam de momentos de qualidade ao lado do tutor, mas como são curiosos e espertos, se entretêm facilmente com brinquedos interativos para cachorro quando estão sozinhos. Por essa razão, eles são uma excelente raça de cachorro para quem passa o tempo fora trabalhando.
4) Husky Siberiano
O Husky Siberiano é uma das raças de cachorro mais bonitas que você vai encontrar. Muito parecido com os lobos, eles encantam qualquer um com a aparência diferenciada. Além da semelhança com os seus descendentes lobos, o cachorro Husky Siberiano é um cãozinho extremamente independente. Ele consegue ficar tranquilamente distante dos tutores por algumas horas, apesar de serem cães extremamente leais e até um pouco apegados.
5) Dachshund
O Dachshund, conhecido carinhosamente como salsichinha é, com certeza, uma das raças de cachorro mais fofas do mundo. Com o corpo rebaixado e patas curtinhas, esses cães encantam qualquer um com a aparência e o jeitinho meigo e afetuoso. Ainda que o cachorro salsicha seja leal e apegado ao dono, eles conseguem se adaptar aos períodos em que precisam ficar sozinhos. Geralmente, eles passam a grande maioria desse tempo dormindo, já que não resistem a uma coberta ou cantinho confortável. Na outra metade do tempo, se divertem com algum brinquedo que gostem muito.
6) Greyhound
O Greyhound, também chamado de Galgo Inglês, é uma das raças de cachorro mais rápidas que existem. Acredite se quiser, mas cães dessa raça podem alcançar 72 quilômetros por hora enquanto correm. No entanto, apesar de ser considerado o cachorro mais rápido do mundo, o temperamento do Galgo Inglês é super tranquilo e desacelerado. Quando não estão correndo por aí, eles gostam de passar o tempo descansando e ainda são independentes. Por isso, se você está em busca de um cãozinho silencioso, tranquilo e que sabe aproveitar a própria companhia, o Greyhound é perfeito para você.
7) Chow Chow
É impossível não se impressionar com a aparência majestosa do Chow Chow: essa é uma das raças de cachorro mais peludas que você vai conhecer. Não é à toa que muita gente diz que o Chow Chow parece um leão, justamente devido à pelagem exuberante do rosto que é bem semelhante a uma juba. Além da beleza extraordinária desses cães, uma das características do Chow Chow que mais chamam a atenção é a sua independência. Ele é um peludo mais reservado no dia a dia, então tende a se adaptar muito bem à ausência do tutor.
8) Airedale Terrier
O Airedale Terrier é um cãozinho que não é muito popular no Brasil, mas que conquista o coração de todo mundo de um jeitinho especial. Considerado um cão ativo, corajoso e apegado à família, esse peludo é super animado e brincalhão no dia a dia, já que está sempre em busca de brincadeiras e atividades pare se manter ocupado. Apesar disso, o Airedale Terrier também possui um forte instinto de independência, o que permite que ele fique tranquilo quando está sozinho. No entanto, vale dizer que essa independência do Airedale Terrier faz com que ele seja uma das raças de cachorro mais teimosas, o que pode dificultar o adestramento desse peludo.
9) Shiba Inu
Muito parecido com o Akita, o Shiba Inu é uma das raças de cachorro mais queridas e leais ao dono. Eles são ágeis, protetores e leais à família, mas também apresentam uma personalidade forte e independente. Eles sabem equilibrar muito bem o instinto de proteção com a própria independência, então costumam ficar muito bem quando estão sozinhos. Além de tudo, o Shiba Inu tem o temperamento calmo e silencioso, então não vai atrapalhar os vizinhos com latidos e travessuras enquanto você estiver fora.
10) Pequinês
Considerado uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, o Pequinês é um companheiro perfeito para tutores que precisam sair para trabalhar. Ele é amoroso, dócil, brincalhão e valoriza momentos ao lado da família. Por outro lado, ele não tem nenhum problema em ficar sozinho por algumas horas. Essa é uma raça independente e bastante tranquila, que não costuma sofrer com a ausência do tutor durante essas horas. Afinal, eles sabem se entreter sozinhos e preferem um ambiente calmo para descansar.