Quando falamos em raças de gato, a pelagem exuberante e fofinha dos bichanos é com certeza uma das primeiras coisas que vem à cabeça. Afinal, os pelos sedosos, macios e bonitos são uma das principais características dos bichanos. Mas apesar de ser um traço muito valorizado, esse também é um dos grandes problemas na vida dos gateiros: pelos espalhados por todos os cantinhos de casa.
Se você não quer passar por isso, a melhor solução é procurar por raças de gato que não soltam muito pelo. É lógico que sempre haverá pelos pela casa, não importa o gato que você escolha, mas o problema pode ser amenizado dependendo da raça. Esses bichanos são perfeitos para tutores que, assim como você, preferem manter o ambiente e as roupas com menos pelos de gatos.
1) Sphynx
Se você está em busca de um felino que não solte pelos por toda a casa, o Sphynx é perfeito para você. Essa é uma das raças de gato sem pelo mais conhecidas, mas surpreendentemente, eles não são completamente pelados. O Sphynx possui uma fina penugem que passa despercebido por olhares desatentos. Mas ao toque, é possível sentir a textura. Esses fios não caem com tanta frequência, e por isso eles são ótimos companheiros para quem quer manter a casa livre de pelos.
2) Devon Rex
O Devon Rex é uma das raças de gato que apresenta uma característica diferenciada: pelos encaracolados. Esse não é um traço muito comum na espécie, por isso é natural o estranhamento. Além de diferentes, a pelagem do Devon Rex é curta, bem fininha e suave. Algumas partes do corpo, como as costas e o ouvido do gato, possuem mais pelos do que o restante. E a boa notícia é que essa pelagem quase não cai justamente por ficar presa entre os cachos. É importante, porém, que o Devon Rex seja escovado com frequência para retirada dos pelos mortos.
3) LaPerm
O LaPerm é outro gatinho de pelos encaracolados que esbanja elegância. A diferença é que os pelos do LaPerm são maiores do que do Devon Rex e por isso são mais evidentes. Os pelos são mais densos e encaracolados, cobrem todo o corpo do animal e podem ser mais exuberantes em regiões como pescoço, orelha e cauda. O bigode de gato e as sobrancelhas desse bichano também podem ser enrolados. Apesar de serem mais densos, o LaPerm é um gato que não solta muito pelo. A escovação é mais importante ainda!
4) Siamês
Queridinhos e populares no Brasil, o Siamês é uma das raças de gato que quase não solta pelo. A pelagem é curta, bem fininha e assentada no corpo. Por falar em pelagem, o gato Siamês é conhecido por ter uma pelagem de uma cor e as extremidades (rosto, orelhas, patas e cauda) mais escuras do que o resto do corpo. Para cuidar dos pelos do Siamês e evitar queda, basta escovar a pelagem no mínimo três vezes na semana .
5) Bengal
Considerado um gato híbrido, o Bengal é dono de uma pelagem que chama a atenção em qualquer lugar. A aparência do pelo do gato Bengal é muito semelhante a de um leopardo, o ancestral selvagem da raça. Ou seja, os pelos são cheios de manchinhas escuras em formato redondo. A pelagem do gato-de-bengala é curtinha, fina e brilhante, e tende a cair pouco se comparado com outras raças de gato.
6) Siberiano
Você pode não acreditar, mas o gato Siberiano é uma raça que quase não solta pelo - apesar de serem extremamente peludos. Isso acontece porque os pelos do Siberiano são densos e a pele oleosa, características que dificultam a queda do pelo. Eles também são considerados gatos hipoalergênicos, ou seja, produzem menos alérgenos que causam alergias em pessoas mais sensíveis.
7) Angorá
O gato Angorá é um felino que chama a atenção devido aos pelos longos, sedosos e branquinhos. Mas você sabia que eles são uma das raças de gato que soltam menos pelos? Isso porque eles não possuem a camada de subpelo, o que faz com que os cuidados com a pelagem desses bichanos seja mais fácil. Basta uma escovação diária para ajudar a retirar os pelos mortos e estimular a oleosidade natural da pele, deixando o pelo de gato com aspecto bonito e saudável.
8) Tonquinês
Chamado carinhosamente de Tonks, o Tonquinês é uma mistura de duas raças de gato: Burmês e Siamês. Eles têm a pelagem curta, pelos claros na maior parte do corpo e escuros nas extremidades. Os pelos são tão fininhos que quase não caem, e acredita-se que eles herdaram essa característica dos Siameses durante o cruzamento. Para cuidar do pelo do Tonks, basta uma escovação semanal.
9) Peterbald
Quem olha rápido para o Peterbald pode pensar que esse gatinho não tem pelo espalhado pelo corpo, mas isso não é verdade. Na verdade, esses bichanos têm um pelo bem baixo e ralinho, por isso dizem por aí que ele é uma das raças de gato que não tem pelo. Mas essa pelagem é tão curtinha que não passa nem de 5 milímetros de comprimento. E ainda tem mais: além de ser um gato de pelo super curto, esse pelo quase não cai.
10) Azul Russo
Os pelos cinzas do gato Azul Russo são, com certeza, o ponto que mais chama a atenção na raça. Mas você sabia que esses pelos quase não caem? Por incrível que pareça, o Azul Russo possui uma pelagem dupla que é bastante densa, mas que não se desprende facilmente do corpo do animal. Para manter os pelos dessa raça bonitos, o Azul russo precisa ser escovado pelo menos uma vez na semana.