Adoção animal

10 raças de gato que não soltam muito pelo: os melhores pets para quem quer manter a casa limpa

Publicado - 27 Agosto 2024 - 16h55

Atualizado - 27 Agosto 2024 - 18h16

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Quando falamos em raças de gato, a pelagem exuberante e fofinha dos bichanos é com certeza uma das primeiras coisas que vem à cabeça. Afinal, os pelos sedosos, macios e bonitos são uma das principais características dos bichanos. Mas apesar de ser um traço muito valorizado, esse também é um dos grandes problemas na vida dos gateiros: pelos espalhados por todos os cantinhos de casa. 

Se você não quer passar por isso, a melhor solução é procurar por raças de gato que não soltam muito pelo. É lógico que sempre haverá pelos pela casa, não importa o gato que você escolha, mas o problema pode ser amenizado dependendo da raça. Esses bichanos são perfeitos para tutores que, assim como você, preferem manter o ambiente e as roupas com menos pelos de gatos.

1) Sphynx

Sphynx deitado na cama
O Sphynx é um gato sem pelo

Se você está em busca de um felino que não solte pelos por toda a casa, o Sphynx é perfeito para você. Essa é uma das raças de gato sem pelo mais conhecidas, mas surpreendentemente, eles não são completamente pelados. O Sphynx possui uma fina penugem que passa despercebido por olhares desatentos. Mas ao toque, é possível sentir a textura. Esses fios não caem com tanta frequência, e por isso eles são ótimos companheiros para quem quer manter a casa livre de pelos.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Devon Rex

devon rex filhote deitado
O Devon Rex é uma raça que não sofre com a queda de pelos

O Devon Rex é uma das raças de gato que apresenta uma característica diferenciada: pelos encaracolados. Esse não é um traço muito comum na espécie, por isso é natural o estranhamento. Além de diferentes, a pelagem do Devon Rex é curta, bem fininha e suave. Algumas partes do corpo, como as costas e o ouvido do gato, possuem mais pelos do que o restante. E a boa notícia é que essa pelagem quase não cai justamente por ficar presa entre os cachos. É importante, porém, que o Devon Rex seja escovado com frequência para retirada dos pelos mortos. 

3) LaPerm

dois gatos LaPerm deitados
Pelos longos e encaracolados é uma característica marcante do LaPerm

O LaPerm é outro gatinho de pelos encaracolados que esbanja elegância. A diferença é que os pelos do LaPerm são maiores do que do Devon Rex e por isso são mais evidentes. Os pelos são mais densos e encaracolados, cobrem todo o corpo do animal e podem ser mais exuberantes em regiões como pescoço, orelha e cauda. O bigode de gato e as sobrancelhas desse bichano também podem ser enrolados. Apesar de serem mais densos, o LaPerm é um gato que não solta muito pelo. A escovação é mais importante ainda!

4) Siamês

gato siamês sentado
O gato Siamês é conhecido pela cor marcante dos pelos

Queridinhos e populares no Brasil, o Siamês é uma das raças de gato que quase não solta pelo. A pelagem é curta, bem fininha e assentada no corpo. Por falar em pelagem, o gato Siamês é conhecido por ter uma pelagem de uma cor e as extremidades (rosto, orelhas, patas e cauda) mais escuras do que o resto do corpo. Para cuidar dos pelos do Siamês  e evitar queda, basta escovar a pelagem no mínimo três vezes na semana .

5) Bengal

bengla deitado no sofá
Os pelos do Bengal são chamativos, mas quase não caem

Considerado um gato híbrido, o Bengal é dono de uma pelagem que chama a atenção em qualquer lugar. A aparência do pelo do gato Bengal é muito semelhante a de um leopardo, o ancestral selvagem da raça. Ou seja, os pelos são cheios de manchinhas escuras em formato redondo. A pelagem do gato-de-bengala é curtinha, fina e brilhante, e tende a cair pouco se comparado com outras raças de gato.

6) Siberiano

gato siberiano deitado no sofá
Apesar de peludo, o gato Siberiano quase não solta pelo

Você pode não acreditar, mas o gato Siberiano é uma raça que quase não solta pelo - apesar de serem extremamente peludos. Isso acontece porque os pelos do Siberiano são densos e a pele oleosa, características que dificultam a queda do pelo. Eles também são considerados gatos hipoalergênicos, ou seja, produzem menos alérgenos que causam alergias em pessoas mais sensíveis.

7) Angorá

gato angorá deitado
Apesar da pelagem densa e exuberante, o Angorá não solta muito pelo

O gato Angorá é um felino que chama a atenção devido aos pelos longos, sedosos e branquinhos. Mas você sabia que eles são uma das raças de gato que soltam menos pelos? Isso porque eles não possuem a camada de subpelo, o que faz com que os cuidados com a pelagem desses bichanos seja mais fácil. Basta uma escovação diária para ajudar a retirar os pelos mortos e estimular a oleosidade natural da pele, deixando o pelo de gato com aspecto bonito e saudável.

8) Tonquinês

Tonquinês deitado em cama
O Tonquinês não solta muitos pelos e herdou essa característica dos Siameses

Chamado carinhosamente de Tonks, o Tonquinês é uma mistura de duas raças de gato: Burmês e Siamês. Eles têm a pelagem curta, pelos claros na maior parte do corpo e escuros nas extremidades. Os pelos são tão fininhos que quase não caem, e acredita-se que eles herdaram essa característica dos Siameses durante o cruzamento. Para cuidar do pelo do Tonks, basta uma escovação semanal.

9) Peterbald

rosto de peterbald
O Peterbald tem pelos bem baixinhos e ralos

Quem olha rápido para o Peterbald pode pensar que esse gatinho não tem pelo espalhado pelo corpo, mas isso não é verdade. Na verdade, esses bichanos têm um pelo bem baixo e ralinho, por isso dizem por aí que ele é uma das raças de gato que não tem pelo. Mas essa pelagem é tão curtinha que não passa nem de 5 milímetros de comprimento. E ainda tem mais: além de ser um gato de pelo super curto, esse pelo quase não cai.

10) Azul Russo

gato azul russo deitado em cama
O pelo do gato Azul russo é denso, mas não se desprende fácil da pele do animal

Os pelos cinzas do gato Azul Russo são, com certeza, o ponto que mais chama a atenção na raça. Mas você sabia que esses pelos quase não caem? Por incrível que pareça, o Azul Russo possui uma pelagem dupla que é bastante densa, mas que não se desprende facilmente do corpo do animal. Para manter os pelos dessa raça bonitos, o Azul russo precisa ser escovado pelo menos uma vez na semana. 

Cuidados

Como escolher o cat sitter ideal? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de contratar alguém

Cat sitter é um termo que se refere ao profissional especializado em cuidar de gatinhos, que são contratados normalmente quando os t...

Cuidados

Qual a melhor cama para gatos? Gatinhos reais elegem suas opções favoritas

Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinho...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Gato

7 sinais que os gatos dão quando estão precisando de ajuda

Por mais que sejam mestres em mascarar o que sentem, os gatos costumam dar alguns sinais quando algo não vai bem com a saúde deles. ...

Cuidados

Como escolher o cat sitter ideal? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de contratar alguém

Cat sitter é um termo que se refere ao profissional especializado em cuidar de gatinhos, que são contratados normalmente quando os t...

Cachorro

8 alimentos humanos que podem ser servidos para o seu cachorro como complemento da ração

As frutas, vegetais e os legumes para cachorro são alimentos que podem ser incluídos na dieta canina com moderação. Embora não sejam...

Cuidados

Qual a melhor cama para gatos? Gatinhos reais elegem suas opções favoritas

Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinho...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Ver todas