Adoção animal

Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!

Publicado - 28 Outubro 2019 - 20h01

Atualizado - 21 Janeiro 2025 - 12h09

A raça de gato LaPerm é consequência de uma mutação genética dominante e leva esse nome graças a um famoso penteado muito usado na década de 1980. Basta dar uma olhada no visual do gatinho cacheado para entender o porquê! Esse gato pequeno é meigo e extrovertido e tem tudo para conquistar o seu coração. Saiba mais detalhes a respeito da raça abaixo!

LaPerm: qual é a origem da raça?

Tudo começou em 1982, nos Estados Unidos, quando uma gata do estado de Oregon teve uma ninhada de seis gatinhos. Entre os recém-nascidos, um filhote em especial chamou a atenção da tutora Linda Koehl. O animal apresentava algumas características incomuns, como as orelhas maiores e a ausência de pelo (que, com o passar das semanas, foi substituída pelo aparecimento de fios encaracolados).

Nesse primeiro momento, o bichinho, que recebeu o nome de Curly (encaracolado, em inglês), não recebeu nenhum tratamento especial. Mas, após dez anos, a dona decidiu investir no desenvolvimento da raça através do cruzamento apenas entre gatos com essas características. Os gatos LaPerm foram apresentados em exposições e, com a ajuda de especialistas, tiveram sua raça aprimorada até chegar ao resultado atual.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Quais são as características físicas dos gatos LaPerm? A cor e o comprimento da pelagem podem variar!

Uma das características mais marcantes da raça é a sua pelagem incomum, que pode ser de todas as cores e padrões. Os pelos desse felino normalmente apresentam uma aparência densa e encaracolada, que cobre todo o corpo do animal e pode se acentuar em regiões como pescoço, orelha e cauda. A cabeça do gatinho também conta com alguns aspectos bem particulares: contornos suaves e focinho arredondado. Às vezes, os bigodes e as sobrancelhas do pet podem ser cacheados, assim como o resto da pelagem. Além disso, as patas traseiras dos gatos LaPerm são um pouco maiores que as dianteiras.

Em resumo, confira algumas das principais características físicas da raça:

  • Musculatura bem desenvolvida
  • Quadris mais elevados que os ombros
  • Orelhas medianas e pontudas, com pelos encaracolados
  • Pescoço ereto e de tamanho médio
  • Pernas finas e longas
  • Cauda fina e peluda


Um outro ponto interessante a respeito desses pets é a troca de pelagem, que acontece pelo menos uma vez na vida. Esse processo deixa os gatos carecas e costuma acontecer enquanto os bichinhos ainda são filhotes ou, no caso das fêmeas, durante o cio. A boa notícia é que os fios crescem ainda mais fortes e brilhantes do que antes!

Gato da raça LaPerm posa para foto
Os gatos da raça LaPerm possuem a pelagem encaracolada e podem ser de qualquer cor

Personalidade dos gatos LaPerm: os felinos são ativos e convivem bem com outros animais

Os gatos da raça LaPerm podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Meigo e extrovertido, o bichinho dessa raça adora ficar por dentro de tudo que está rolando na casa. Esses felinos desenvolvem uma relação de muito apego com os donos. Ainda assim, caso não recebam a devida atenção dos tutores, não são do tipo que guarda rancor. Muito pelo contrário! O pet provavelmente vai se interessar por outra atividade rapidinho.

Mais um ponto positivo do LaPerm é que o gato convive super bem com a presença de crianças e outros animais no mesmo ambiente. É comum que o gatinho escolha uma ou duas pessoas para depositar toda a sua lealdade, mas, no geral, são uma ótima companhia para a família toda!

LaPerm e os seus cuidados especiais

Os cuidados dedicados a um gato LaPerm são relativamente comuns na maioria das raças. Confira os principais a seguir:

  • Exercite o felino: por ser um animal muito inteligente, o LaPerm requer atividades que trabalhem o seu corpo, tanto física quanto mentalmente.
  • Atenção com o pelo: a escovação merece uma atenção especial do(a) dono(a). Os gatos de pelo curto podem ser penteados apenas uma vez na semana, enquanto aqueles que possuem a pelagem mais longa exigem que essa frequência aumente para até três vezes. Você também pode usar um pente com dentes rotativos para manter os cachos definidos.
  • Mantenha a higiene em dia: apare as unhas do pet regularmente e use um pano macio e úmido para limpar os olhos e as orelhas, se necessário. Nunca utilize um cotonete!
  • Faça um acompanhamento médico normal: como em qualquer raça, é preciso manter todas as vacinas e a vermifugação atualizadas.

Gatos de raça LePerm: quais são os problemas de saúde mais comuns?

Felizmente, os gatinhos dessa raça costumam ter a saúde muito boa. Se você mantiver todos os cuidados mencionados acima, é bem provável que o seu pet tenha uma vida longa e feliz. Porém, nenhum animal está livre de desenvolver algumas complicações. No caso dos LePerm, problemas intestinais e renais podem acabar se tornando um transtorno. Esteja sempre atento(a) ao possível desenvolvimento de algum quadro do tipo e, caso note algum sintoma, converse com um veterinário.

Redação: Dóris Marinho

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Comportamento

Como fazer um gato se adaptar a outro pet? Esses são os 7 passos indicados por especialistas

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Cachorro

Cachorro espirrando pode ser sinal de alerta? Veterinária explica as causas e quando você deve se preocupar

Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos esp...

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Cachorro

Como alimentar cachorro com doença do carrapato? Aprenda como driblar a falta de apetite (checado por veterinários)

Uma das maiores preocupações na vida dos tutores é a doença do carrapato em cachorro. Trata-se de um problema relativamente comum, m...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?