É muito comum tutores tentarem ensinar cachorro a trazer a bolinha. Muitas vezes, esse é um treinamento que não requer muito esforço, já que os cães naturalmente fazem isso quando você lança uma bolinha ou outro objeto para ele buscar. Mas você sabia que esse tipo de comportamento também afeta os gatos?
Por incrível que pareça, o ato de ‘buscar’ pode ser observado em pelo menos 4 a cada 10 gatos domésticos. Pelo menos foi isso que os pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, descobriram. Para entender melhor como a pesquisa foi feita e os resultados, é só continuar lendo!
Comportamento de ‘buscar’ não é exclusivo dos cães
Por muito tempo as pessoas acreditavam que somente os cachorros ‘respondiam’ às brincadeiras de correr atrás de bolinhas e outros objetos. No entanto, um estudo liderado pelo cientista Mike Delgado decidiu ir além, comparando comportamentos caninos e comportamentos felinos nesse contexto.
Na pesquisa, 8224 gatos foram avaliados. Os tutores deveriam responder um formulário classificando os níveis de brincadeira dos pets, e o comportamento de ‘busca’ foi relatado em 40,9% dos gatos (mais do que era esperado). É por isso que pode-se afirmar que 4 a cada 10 gatos gostam desse tipo de brincadeira.
De uma maneira geral, os dados da pesquisa também concluíram que:
- 57,9% dos gatos costumam carregar brinquedos ou pequenos objetos
- 39,3% dos gatos gostam de iniciar brincadeiras interativas trazendo brinquedos
Além disso, em relação especificamente às raças, foi possível descobrir que o gato Bengal, Birmanês, Siamês e Tonquinês têm maior propensão de exercer o comportamento de busca. Já quando o assunto é carregar um objeto, o destaque vai para o gato Abissínio, Bengal, Siamês e Siberiano. Por outro lado, raças de pelo longo, como o gato Persa, são menos propensas a esse tipo de comportamento nas duas situações.
Cientistas têm diferentes hipóteses para esse hábito dos gatos
Embora ainda não tenham 100% de certeza, os pesquisadores desconfiam que existem algumas explicações por trás desse curioso comportamento de gato. As principais hipóteses elaboradas por eles são:
1) Os bichanos enxergam isso como um tipo de brincadeira
O instinto caçador dos gatos sempre fala alto. No entanto, quando os felinos são criados dentro de um ambiente doméstico e sem acesso ao ar livre, pode ser que eles ‘adaptem’ o tipo de brincadeira. Ou seja, nesse caso o típico comportamento da caça poderia ser substituído pelo comportamento da busca, que é o que acontece quando você lança um objeto e o gatinho vai atrás. Seria um tipo de enriquecimento ambiental para os gatos.
2) O comportamento foi reforçado durante a domesticação da espécie
Na natureza selvagem, dificilmente um gato correria atrás de qualquer objeto que fosse lançado como uma forma de entretenimento. No entanto, com o processo de domesticação, pode ser que o animal tenha desenvolvido essa ‘habilidade’ por causa da convivência com humanos.
Segundo dados da pesquisa, três das principais raças que têm esse comportamento de busca - ou seja, Birmanês, Siamês e Tonquinês - compartilham uma origem que vem do Extremo Oriente. Isso significa que a maneira como as raças foram criadas nesta região associada a costumes locais pode ter contribuído para o desenvolvimento desse comportamento felino.
3) Os gatos podem ter passado por algum tipo de treinamento
Adestrar gatos é uma possibilidade, e alguns tutores se empenham em fazer isso. É claro que é algo que exige paciência e persistência, mas pode ser também que um dos fatores que possam influenciar no ato de busca tenha a ver justamente com a treinabilidade do animal. Geralmente, esse tipo de adestramento é feito com reforços positivos como petiscos, carinho e elogios.
Como ensinar o gato a buscar um objeto?
Se você ficou curioso por esse assunto e agora quer saber se seu gatinho pode gostar desse tipo de brincadeira, deve estar se perguntando como ensinar o gato a buscar uma bolinha, né?! Pois saiba que não tem muito mistério.
O primeiro passo é escolher uma bolinha com um tamanho adequado para o seu pet. Ela não deve ser muito grande e nem muito pequena. Em seguida, recheie a bolinha com algum petisco gostoso que seu gatinho gosta. Se ela não tiver compartimento para isso, uma dica é espalhar um pouquinho de patê em uma parte da superfície. Depois que jogar a bola para o gato e ele pegá-la, recompense-o! Faça isso várias vezes até ele aprender.