Muita gente pensa que a bolinha é um brinquedo só de cachorro, mas a verdade é que as bolinhas para gatos também são sinônimo de diversão. Eles podem não ter a mesma empolgação e o mesmo ímpeto de correr atrás do brinquedo e trazer de volta para os donos, mas acredite: os bichanos podem passar longas horas brincando com isso. Como adestrar gatos é possível, o Patas da Casa preparou um pequeno passo a passo para ensinar os tutores que querem ver o gato buscando bolinha. Dá só uma olhada!
Passo 1: Escolha uma bolinha para gato que não seja muito grande nem muito pequena
A bolinha de gato deve ter um tamanho apropriado para o gato conseguir pegar sem se engasgar com ela. Por isso, não deve ser muito grande a ponto de não caber na boca, como também não pode ser muito pequena, a ponto de ele conseguir engolir. Também é importante evitar modelos de bolinha com guizo. Apesar de parecerem fofas, elas podem incomodar bastante a audição felina, que é naturalmente mais sensível e desenvolvida do que a nossa.
Passo 2: Recheie a bolinha de gato com um petisco dentro e jogue na direção do pet
Brinquedos interativos para gatos sempre são bem-vindos, e um deles é a bolinha recheada com petiscos. Inclusive, esse tipo de acessório é ideal para despertar a curiosidade dos pets em relação às bolinhas em um primeiro momento. Por isso, primeiro recheie o brinquedo e depois jogue na direção do pet. Por instinto, ele vai sentir o cheiro do petisco dentro da bolinha e deve correr para tentar acessar a recompensa. Faça essa brincadeira algumas vezes antes de mudar o tipo de bolinha de gato.
Passo 3: Faça a troca da bolinha de gato recheada por uma "normal" e sempre que o gatinho segurá-la com a boca, dê uma recompensa para ele
Essa é a hora de experimentar outras bolinhas para gatos, além da recheada. Mas, neste momento, o bichano ainda vai precisar de um “incentivo”. Por isso, jogue a bolinha e sempre que o gato fizer o movimento de segurar o brinquedo com a boca, você deve recompensá-lo com um snack. A única atenção é que você deve esperar até que ele esteja, de fato, segurando a bola, pois alguns gatinhos podem simular o movimento somente para receber o petisco para gatos.
Passo 4: Com o tempo, ofereça as recompensas somente quando o bichano trouxer a bolinha de gato de volta
Para ter um gato buscando bolinha, em algum momento você deve parar de oferecer o petisco quando o pet botar o brinquedo na boca, e passar a fazer isso somente quando ele levá-lo de volta a você. A boa notícia é que isso normalmente acontece de forma automática. A partir do momento em que o pet percebe que não está sendo mais recompensado por simplesmente segurar a bola com a boca, ele vai carregar o brinquedo até você. Esse é o momento de recompensá-lo, treinando-o para repetir isso mais vezes.
Passo 5: Faça isso em sessões curtas durante a semana até ter um gato buscando bolinha espontaneamente
O processo de adestrar gatos não é igual ao de adestrar um cachorro. Os felinos se entendiam facilmente, e por isso o ideal é que os treinos não aconteçam por um tempo muito prolongado. Sessões de até 5 minutos por dia costumam ser as mais indicadas para prender a atenção do pet, e ao mesmo tempo ensiná-lo a buscar a bolinha de gato. Aos poucos, é possível ver o resultado.
Redação: Juliana Melo