Comportamento animal

5 brinquedos com garrafa pet para enriquecer o ambiente e deixar seu cachorro entretido

Publicado - 19 Novembro 2021 - 15h50

Atualizado - 15 Maio 2024 - 14h47

Os brinquedos para cachorro com garrafa pet são baratos, sustentáveis e fáceis de fazer, mas não é somente isso: é uma ótima ideia de enriquecimento ambiental para cães. Mas não pense que é apenas entregar a garrafa para o animal e pronto. Existem algumas técnicas para transformar a garrafa pet em um brinquedo que ajude a estimular a cognição do seu cachorro. Para isso, é preciso fazer com que a garrafa se torne um desafio para o pet, uma mecânica que ele consiga decifrar para alcançar sua recompensa. Além de deixar o momento da refeição mais divertida, os brinquedos de garrafa pet ajuda o seu pet a se movimentar, relaxar e gastar energia. 

Você pode fazer um brinquedo com garrafa pet pequena, grande, recheada de alimentos… o que não faltam são opções de brinquedos reciclados criativos! Como fazer esses brinquedos é muito fácil e barato, você pode tentar agora mesmo seguindo as nossas ideias! Separamos uma lista de como fazer brinquedos para cachorro com garrafa pet com dicas bem legais e criativas para você fazer em casa e presentear o seu amigo!

Brinquedos com garrafa pet: versáteis, sustentáveis e divertidos

Existem centenas de brinquedos para seu pet, mas isso não quer dizer que eles não gostem de uma caixa velha ou outra alternativa criativa para brincar (alguns até preferem, heim?!). Uma opção acessível e que quase todo mundo tem em casa é a garrafa pet. Brinquedos dos mais variados tipos podem ser feitos com esse simples objeto reciclado. Elas são versáteis e não poderia ser diferente na hora de entreter esses animais. É possível aprender como fazer brinquedo para cachorro com garrafa pet que vai estimular e desafiar o seu cãozinho. Confira nossas ideias de brinquedos para cachorro, como fazer e como eles ajudam no desenvolvimento do animal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

1) Brinquedo com ração dentro: alternativa às bolinhas recheadas

Os tutores de cachorro já estão familiarizados com aquelas bolinhas que possuem furos para serem recheadas com alimentos - por sinal, o brinquedo inteligente mais famoso. Ele funciona da seguinte forma: o acessório é oco e permite ser preenchido com ração ou petiscos para o cão. Com esses brinquedos, enriquecimento ambiental é garantido, já que seu objetivo é estimular a habilidade cognitiva do cachorro, pois ele precisa descobrir como “liberar” os pequenos pedaços de comida que ficam dentro do brinquedo. É super fácil fazer uma reprodução barata desse brinquedo de petisco para cachorro e nós vamos te ensinar como fazer um brinquedo de garrafa pet para cachorro fácil desse tipo: basta pegar a garrafa e fazer pequenos furinhos nela, que é por onde o alimento será “liberado”. Depois disso, coloca o alimento dentro e oferece ao cachorro. O brinquedo com ração dentro vai deixar seu pet um bom tempo entretido. Viu como fazer brinquedo com garrafa pet para cachorro é fácil, prático e rápido?

2) Como fazer brinquedo para cachorro com meia: o objeto é um ótimo mordedor

Você deve estar se perguntando como fazer brinquedos de garrafa pet além da primeira opção que mostramos, que é a mais clássica. Pois saiba que existem outras maneiras de colocar isso em prática. A maioria dos cachorros adoram morder as coisas e não perdem a oportunidade de fazer isso - às vezes sobra até mesmo para os móveis de casa. Logo, uma boa forma de entreter seu amigo de quatro patas é criando um brinquedo especificamente para isso. Siga as dicas de como fazer brinquedo para cachorro morder: você só vai precisar de uma meia, barbante, tesoura e, claro, uma garrafa. Basta envolver toda a garrafa pet com a meia, e depois amarrar nas laterais com o barbante. Por fim, picote as laterais da meia para deixá-la com um aspecto mais atraente. Depois é só oferecer o novo brinquedo ao cachorro. Viu como fazer brinquedo para cachorro com meia é super fácil? Além de divertido, é ótimo para filhotes que estão passando pelo período de troca da dentição.

3) Brinquedos com garrafa pet pendurada e recheada estimulam a cognição animal

Essa outra dica de enriquecimento ambiental para cães diy que vai deixar seu cachorro fascinado. Primeiro, ele vai tentar descobrir como aquela "engrenagem" funciona para, então, se divertir bastante. O brinquedo caseiro para cachorro é semelhante a primeira opção que ensinamos, mas a diferença é que, em vez de entregar a garrafa para cachorro diretamente nas suas patas, o tutor precisa prendê-la no teto ou em algum lugar alto com um pedaço grande de barbante, como se fosse um pendente mesmo. O objetivo dessa brincadeira é fazer com que o seu cachorrinho descubra o que ele deve fazer para fazer os grãos de ração ou petisco caírem da garrafa. Por isso não se esqueça de fazer dois ou três furinhos no brinquedo de petisco para cachorro antes de pendurá-lo. O ideal é fazer esse brinquedo para cachorro com garrafa pet de 2 litros.

 

Cachorro grande, amarelo e peludo mordendo garrafa plástica
Brinquedos com garrafa pet deixam o pet alegre e ajudam a estimular sua cognição

 

4) Brinquedos de garrafa pet pendurados em cabo de vassoura são ideais para casas com mais de um pet

Esse é um dos brinquedos para cachorro caseiro mais diferentes, mas também é muito legal para entreter o seu amigo. Antes de saber como fazer um brinquedo para cachorro desse tipo, você precisa de duas garrafas tipo galão cheias de água (ou qualquer outra coisa que sirva como suporte), fita adesiva, tesoura, um cabo de vassoura e três garrafas pet vazias. Basta fazer dois buracos nas laterais de cada garrafa pet para que o cabo da vassoura possa atravessá-las. Depois disso, prenda as laterais do cabo com fita adesiva em cima dos galões de água - isso vai ajudar a deixar o brinquedo para cachorro de garrafa pet bem fixado ao chão. Por fim, coloque petiscos dentro das garrafas vazias. O objetivo é fazer com que seu cachorro gire as garrafas para conquistar a recompensa. É uma ótima opção de brinquedos com garrafas pets para quem tem mais de um cão em casa.

5) Tampinhas de garrafa para pet podem ser usadas para fazer brinquedos para cachorro caseiro

Nada de jogar as tampas da garrafa fora. Outro exemplo de brinquedos criativos e fáceis de fazer é a uma corda feita com as tampinhas de garrafa pet. Brinquedos reciclados podem ser feitos não só com o corpo da garrafa mas com sua tampa. Ou seja, você pode fazer dois brinquedos caseiro para cães com uma única garrafa pet! Além disso, saber como fazer brinquedo interativo para cachorro desse tipo é muito fácil: Basta juntar uma quantidade razoável de tampinhas (de 10 a 15 é um bom número) e fazer um furinho bem no centro delas. Depois, passe o barbante no meio deles. Para deixar as tampinhas sem risco de cair quando o cão puxar, vale fazer um nózinho antes e depois. Prontinho! O barulho do brinquedo de corda é atrativo e vai deixar o seu amigo bem entretido. É um dos melhores brinquedos de enriquecimento ambiental que o cãozinho vai ter, já que ele vai passar horas correndo e puxando a corda de tampinhas, contribuindo para sua diversão e estimulando sua cognição. Além disso, é um dos melhores brinquedos para gatos com garrafa pet também, pois eles amam correr atrás de cordinha. Se você tiver os dois pets, vai entreter todo mundo! Mas atenção: a brincadeira precisa ser supervisionada pra não correr o risco dele engolir alguma tampinha, ok?!

A segurança dos brinquedos com garrafa pet deve ser sempre avaliada  

Para seguir as dicas de como fazer um brinquedo para cachorro com garrafa pet é preciso tomar alguns cuidados. Criar coisas com garrafa pet requer atenção, pois algumas pontas podem ficar com a superfície cortante caso não sejam bem protegidas. Ao fazer um brinquedo de garrafa pet para cachorro, preste bastante atenção se não tem nada afiado que possa cortar o animal. Além disso, verifique se o brinquedo de cachorro caseiro não possui nenhuma parte solta que possa ser engolida pelo pet.

Enquanto o cão estiver se divertindo com os brinquedos de garrafa pet, supervisione para ter certeza de que não tem perigo. Para colocar em prática os tutoriais de como fazer coisas com garrafa pet é preciso sempre lavar bem o objeto para evitar que o animal tenha contato com resquícios de produtos em seu interior. Por fim, fique sempre de olho na integridade dos brinquedos com garrafa pet reciclável, jogando fora assim que ela estiver velha. Quando a garrafa para pet está muito gasta pode trazer riscos à saúde animal. Nesse momento, é hora de olhar novos tutoriais de diy brinquedos para cachorro e fazer outros presentes para seu pet!

Brinquedos com garrafa pet para filhotes servem como mordedores na troca de dente 

Saber como fazer brinquedos para cachorro filhote vai muito além de proporcionar diversão. Durante essa fase da vida, os cãezinhos passam pela troca de dentes. Isso normalmente ocorre entre os 4 e 7 meses de vida e o principal sinal é o cachorro mordendo tudo pela frente. Ele faz isso para aliviar a coceira e até mesmo dores que pode sentir na gengiva por conta da troca de dentição. Criar brinquedos para cachorro que ajudam o pet a aliviar esse desconforto, além de estimular seus dentes que estão nascendo, é uma ótima maneira de auxiliar no desenvolvimento do animal.

Os brinquedos para cachorro filhote caseiro feitos de garrafa pet são opções práticas e baratas. Basta seguir as dicas de como fazer brinquedos inteligentes para cachorro que apresentamos que rapidinho você verá seu cachorrinho se divertindo e, ao mesmo tempo, se desenvolvendo. Brinquedos com garrafa são sempre sinônimos de diversão, seja para filhotes ou para adultos. Ah, e uma última dica: a garrafa para pet pode servir para muito mais que brinquedos. Existem até mesmo tutoriais de como fazer casinha de cachorro com garrafa pet! Basta ter criatividade que dá para criar de tudo com o material!

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 16/04/2020

Atualizada em: 10/11/2021

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas