Aprender como cortar unha de cachorro é um dos vários cuidados que todo tutor deve ter com seu pet. As garras do cãozinho quando ficam compridas demais podem causar muito incômodo e até provocar machucados no próprio cão, como também em quem convive com ele. Por isso, saber como cortar unha de cachorro filhote e adulto é fundamental por uma questão de saúde e bem-estar. Mas quando o animal tem a unha mais escura, qual é a forma certa de fazer isso? Separamos algumas dicas de como cortar unha preta de cachorro que fazem toda a diferença nessas horas. Dá só uma olhada!
1) Como cortar a unha de cachorro: tudo começa com a preparação do pet
É importante saber escolher o momento certo para cortar a unha do cão. O ideal é que ele esteja bem calmo e tranquilo, como após acordar de um cochilo à tarde. Assim ele não vai oferecer muita resistência, e será mais fácil segurá-lo. Também é importante fazer uma associação positiva com esse momento, com petiscos, carinho ou deixando um brinquedo preferido por perto. Além disso, antes de aprender como cortar unha de cachorro em casa, é importante montar um kit completo com tudo que você precisa: um cortador de unha ou alicate específico para cães, junto de uma lixa para finalizar.
2) Cães com a unha mais escura precisam de cuidado redobrado na hora do corte
Muitos tutores não sabem como cortar unha de cachorro preta, e preferem deixar para fazer isso com um profissional no pet shop. Mas sabia que, apesar de ser um pouco mais difícil, essa não é uma missão impossível? Tudo que você precisa é de cautela e atenção com a pata do cachorro. No caso de cães com unhas claras, é mais fácil localizar o sabugo, isto é, aquela parte da unha mais rosada que se for cortada pode sangrar e causar muito incômodo ao animal. No entanto, quando se trata de um cachorro com unha preta, não é possível identificar o sabugo, por isso o tutor deve cortar a unha aos poucos para saber a hora de parar. Normalmente quando começa a aparecer um círculo cinzento na região do corte, que é a curvatura da própria unha, é porque já está começando a chegar perto do sabugo.
3) Como cortar a unha preta de cachorro: observe o crescimento das unhas para determinar a frequência certa
Uma coisa que poucas pessoas sabem é que, conforme a unha do cachorro cresce, o sabugo tende a crescer junto. Por isso, é fundamental manter uma regularidade para aparar as garras do seu pet - sejam elas brancas ou pretas. Para saber quando e como cortar unha preta de cachorro, uma boa dica é observar o seu crescimento sem deixá-la ficar comprida demais. O crescimento pode variar de acordo com a raça e os costumes do animal, mas no geral o recomendado é aparar as unhas do cachorro a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês.
4) Criar o hábito de aparar as unhas do pet é fundamental para que ele se acostume
Não basta apenas aprender como cortar unha de cachorro em casa, mas estabelecer uma certa frequência para que isso se torne um hábito na rotina do animal. Os cães costumam ser bem agitados, mas se você ensiná-lo desde cedo a se comportar na hora de aparar as garras, tudo será bem mais tranquilo. Para facilitar ainda mais esse processo, a nossa dica é tentar acostumar o cachorro a aparar as unhas quando ele ainda for filhote. Use e abuse dos petiscos para recompensá-lo pelo bom comportamento (isso vale também para cães adultos que não estão acostumados ainda).
5) Paciência e calma são importantes para aprender como cortar unha preta de cachorro
É importante fazer tudo sempre com muita paciência e carinho para que o cãozinho relacione esse momento com coisas boas. O nervosismo é um grande mal que pode atrapalhar na hora de cortar a unha do cachorro, já que você pode acabar cortando a unha mais do que deveria e o animal vai acabar sentindo dor. Se chegar no sabugo e começar a sangrar, também é importante não se desesperar. Para tentar aliviar o desconforto do pet, você deve fazer uma pressão em cima da região com um algodão e um pouquinho de pó hemostático ou amido de milho. Isso ajuda a estancar o sangue. Caso o ferimento tenha sido mais grave, não deixe de consultar um médico veterinário.
Redação: Juliana Melo