Gato

5 raças de gatos híbridos que herdaram traços de seus ancestrais selvagens: conheça as misturas mais inusitadas

Publicado - 29 Agosto 2024 - 15h32

Atualizado - 29 Agosto 2024 - 18h07

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os gatos híbridos são aqueles que surgiram do cruzamento entre um felino selvagem e um doméstico. Enquanto algumas raças de gatos surgiram naturalmente, ou seja, sem a intervenção humana, outras são frutos de estudos e modificações genéticas feitas em laboratório. Mas o que mais surpreende nesses cruzamentos é que alguns traços dos ancestrais selvagens acabaram sendo passados adiante para os gatos híbridos, resultando em algumas misturas bem inusitadas, sejam físicas ou comportamentais. O Patas da Casa trouxe 5 raças de gatos híbridos que herdaram alguns traços excêntricos de seus ancestrais. Confira!

1) Gato Bengal

gato Bengal em pé em cima de sofá
O ancestral do gato Bengal é o leopardo

Se você nunca viu um gato que parece onça, precisa conhecer o Bengal. Esse gato híbrido é conhecido por ter manchinhas em formato de roseta espalhadas por todo o corpo, assim como onças e leopardos. E existe uma razão para ele ser tão parecido com esses gatos selvagens: o Bengal surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um leopardo, e por isso herdou essa característica física.

No entanto, nem todo Bengal surge do cruzamento direto com um leopardo. Na verdade, isso é muito difícil de acontecer, pois os leopardos estão ameaçados de extinção. Ainda existe a problemática do leopardo ser um gato selvagem que nem sempre reage bem à aproximação de um felino doméstico para reprodução. É por isso que os gatos Bengal são divididos em linhagens diferentes (F1, F2, F3 e F4), sendo que a geração F1, que surge de um cruzamento direto com o leopardo, quase não é encontrada mais.

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A personalidade desse gato híbrido é definida a partir da proximidade com os selvagens. Isto é, o temperamento e o comportamento do felino vai depender da proximidade genética com o leopardo. Quanto mais próximo do ancestral selvagem, menos domesticado ele é.

2) Gato Savannah 

gato Savannah em pé em cima da mesa
O gato Savannah surgiu do cruzamento entre um felino doméstico e um Serval Africano

É impossível olhar para um gato Savannah e não se surpreender com a aparência do felino. Eles surgiram do cruzamento de um felino doméstico com um Serval Africano, um gato selvagem que chama  atenção pelas características físicas: eles são grandes, mas não tão grandes como leões e leopardos; possuem a cabeça bem pequena, enquanto as orelhas são grandes e semelhantes a de um morcego; e ainda possuem uma pelagem cheia de manchinhas escuras.

As manchinhas, orelhas, tamanho da cabeça e do corpo são características que foram herdadas pelo gato Savannah. Assim como o Bengal, sua linhagem é dividida em diferentes gerações, sendo a F1 a mais próxima do ancestral selvagem. Essa geração pode herdar o grande tamanho da raça e chegar a pesar 25 quilos. É por isso que eles são considerados raças de gatos gigantes.

Além da semelhança física com o Serval, o Savannah herdou alguns comportamentos do seu ancestral. Ele é um gato caçador que possui uma excelente habilidade para capturar presas - tal qual seu ancestral selvagem. Eles também podem ser um pouco ariscos e desconfiados, especialmente os gatos Savannah das primeiras gerações. Também são super ativos e cheios de energia.

Uma semelhança bem curiosa entre o Serval e o Savannah é que ambos conseguem saltar quase 3 metros de altura devido às pernas compridas. Em relação a alimentação, o gato Savannah também herdou o paladar do Serval. Gatos da geração F1 precisam se alimentar exclusivamente de carne, ou seja, não comem a clássica ração. É devido a tudo isso que o Savannah é considerada uma das raças de gatos mais raras do mundo!

3) Caracal

Caracal deitado no sofá
O gato Caracal herdou as orelhas do seu ancestral selvagem

Só de olhar para o gato Caracal doméstico já dá pra perceber que ele é não é um ‘gatinho’ comum. As orelhas pontudas e levemente inclinadas para a frente possuem um pequeno chumaço de cabelos negros na ponta que chama a atenção de qualquer. Esse traço exótico do Caracal foi herdado do seu ancestral, o gato Caracal selvagem.

Essa raça de gato híbrida surgiu de maneira natural, a partir do cruzamento entre um gato doméstico e o Caracal. Acredita-se que um gatinho cruzou acidentalmente com o Caracal após invadir o viveiro de um zoológico em Moscou. Ou seja, ele surgiu de uma forma totalmente inesperada. Eles também são conhecidos por aí como lince doméstico.

Além da orelha, esses felinos também apresentam cores de gato semelhantes ao de um Caracal selvagem.  Os pelos apresentam uma tonalidade de marrom escuro e caramelo. Os olhos desse gato também são muito parecidos com os ancestrais: apresentam um contorno preto que é muito parecido com um delineado. Além de todas essas características físicas, o Caracal doméstico tem um instinto de caça super desenvolvido.

4) Chausie

Chausie deitado em almofada
O Chausie surgiu do cruzamento de um felino doméstico e Gato-da-Selva

O Chausie é uma das raças de gatos híbridos que menos apresenta características físicas exóticas. Eles até possuem sim traços herdados do seu ancestral selvagem, mas eles são bem mais sutis do que os observados no Savannah e no Bengal. O Chausie é um gato híbrido que surgiu do cruzamento entre um felino doméstico e o Gato-da-Selva, também conhecido como lince-do-pântano. Em comparação com outros felinos selvagens, o Gato-da-Selva é bem menor. 

A coloração do pelo desses gatinhos varia em tons de cinza-amarelado a um marrom-avermelhado. Eles possuem a orelha média, com um pequeno tufo preto na ponta semelhante ao gato Serval. Mas o que mais chama a atenção mesmo é o nariz um pouco achatado, característica pouco convencional nos felinos.

O Chausie também pode nascer com uma coloração parecida com a do Gato-da-Selva, um tom de cinza ou bege acinzentado. A orelha dessa raça é muito parecida com a do seu ancestral selvagem, e provavelmente esse é um dos traços mais marcantes. Eles também herdaram a disposição do gato selvagem, pois são cheios de energia e ótimos caçadores.

5) Ashera

Ashera em pé em cima de móvel
O Ashera é uma raça de gato criada em laboratório

Considerado um dos gatos mais caros do mundo, o Ashera não é um gatinho pra qualquer um. Eles podem chegar a custar R$500 mil, um valor incrivelmente alto para a espécie. O alto preço do Ashera está relacionado à origem deles, já que são gatos criados em laboratórios. Sim, é isso mesmo que você leu: o Ashera é uma raça totalmente planejada por humanos. Estima-se que apenas 100 raças de gatos Ashera são criadas anualmente pela Lifestyle Pets, empresa responsável por criar exemplares da raça, o que também explica porque o valor é tão alto.

Mas quem são os ancestrais do Ashera? Eles foram criados em laboratório, a partir da mistura genética entre gatos domésticos com selvagens híbridos, como o Africano Serval e o gato Leopardo Asiático. Esse cruzamento planejado acabou resultando em um gatinho com uma carinha de selvagem.

Devido a grande mistura de genética, o Ashera pode apresentar diferentes tipos de pelagem, mas a mais comum é a creme com manchas marrons, característica que esse gato híbrido herdou do Leopardo. Diferente da grande maioria dos gatos híbridos, especialmente os de primeira geração, o gato Ashera não é nada arisco. Ele é bem tranquilo e se comporta como um gato doméstico. Além disso, ele é um gato gigante, pode ter mais de um metro de comprimento e pesar até 15 quilos. 

Gato

5 truques cat friendly de como dar remédio para gato: especialista em psiquiatria felina ensina o manejo correto

Será que você sabe como dar remédio para gato do jeito certo? Embora existam muitas dicas na internet de como fazer isso, poucas rea...

Alimentação

6 frutas que podem ser servidas como petiscos para gatos: os melhores complementos da ração, segundo especialistas

Apesar de ter o paladar um pouco exigente, nenhum bichano resiste ao delicioso sabor dos petiscos para gatos.  Mesmo que os pet...

Cuidados

Plantas tóxicas para gatos: com a chegada da Primavera, fique atento a essas 6 espécies com flores

Saber diferenciar plantas tóxicas para gatos de plantas seguras para pets é fundamental, principalmente se você convive com um bicha...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Gato

5 truques cat friendly de como dar remédio para gato: especialista em psiquiatria felina ensina o manejo correto

Será que você sabe como dar remédio para gato do jeito certo? Embora existam muitas dicas na internet de como fazer isso, poucas rea...

Cachorro

É assim que você deve calcular a idade dos cachorros para entender as fases de envelhecimento do seu pet

Uma dúvida comum de muitos tutores é sobre como calcular a idade dos cachorros do jeito certo. Antigamente, acreditava-se que bastav...

Alimentação

6 frutas que podem ser servidas como petiscos para gatos: os melhores complementos da ração, segundo especialistas

Apesar de ter o paladar um pouco exigente, nenhum bichano resiste ao delicioso sabor dos petiscos para gatos.  Mesmo que os pet...

Cachorro

Pra assistir na Netflix: o filme mais esperado pelos cachorreiros, ‘Caramelo’, ganha novo teaser

O cachorro caramelo virou um verdadeiro símbolo entre os brasileiros. Ele está presente em vários lares familiares, nas ruas e, agor...

Ver todas