O gato Ashera não é uma das raças mais conhecidas do mundo, mas sem dúvidas é uma das que mais chamam atenção. Sua aparência lembra a de um animal selvagem, como o leopardo, e o motivo é simples. A raça de gato Ashera foi criada em laboratório a partir da união entre um gato doméstico com um gato selvagem. O objetivo era criar um bichano de aparência selvagem com a personalidade dócil de um gatinho doméstico. A raça de gato Ashera é muito recente, tendo surgido apenas no início do século XXI. Hoje em dia é considerado o gato mais caro do mundo e um dos mais raros que existem. Quer conhecer mais sobre o gato Ashera, confira o infográfico que o Patas da Casa preparou a seguir!
O gato Ashera tem porte gigante e pelagem que lembra um leopardo
A raça de gato Ashera é um tipo de gato híbrido, ou seja, surgiu a partir do cruzamento entre um gato selvagem e um gato doméstico. Por isso, suas características físicas são tão diferentes quando comparadas às raças que estamos acostumados. O gato Ashera tem um corpo longo, bem musculoso e esguio. Esse gato gigante pode chegar a 60 cm e pesar entre 12 Kg e 15 Kg. É muito comum que as pessoas confundam os gatos Savannah e Ashera, pois ambos têm o físico muito parecido, já que são híbridos e foram criados em laboratórios através da união de gatos domésticos e selvagens.
Quanto às cores do Ashera, gato pode apresentar diferentes padrões, cada um com um nome. São eles: Ashera comum (pelo creme com manchas marrons), Ashera da neve (pelo branco com manchas âmbar) e Ashera royal (pelo creme com manchas ou listras laranjas e pretas). Por ser feito em laboratório, cientistas conseguiram criar um tipo de gato hipoalergênico, que possui uma concentração muito pequena da proteína presente na saliva que causa a maioria das alergias à gato em humanos.
A raça de gato Ashera é dócil e adora brincar
A aparência de selvagem que o gato Ashera apresenta não condiz em nada com sua personalidade dócil. A raça é super amorosa e amigável. Além disso, o gato Ashera é super brincalhão. Então, se você quer ter um gatinho dessa raça, se prepare para lidar com o estilo de vida super ativo do pet. Promover o enriquecimento ambiental para gatos dessa raça é fundamental, utilizando itens como nichos, prateleiras e arranhadores. O gato Ashera deve ter sempre brinquedos interativos à disposição para brincar sozinho e com seu tutor.
O gato Ashera é muito fácil de conviver e se dá bem com outros animais
Como a raça de gato Ashera é muito sociável, a convivência com esse pet costuma ser super tranquila. Muito fácil de lidar, se apega facilmente com sua família e dá todo seu amor. O gato Ashera costuma se dar muito bem com crianças por conta de seu estilo brincalhão. Por outro lado, pode ser um pouco desconfiado no início com pessoas desconhecidas. Mas como a raça não é nada agressiva, ele opta por apenas ficar mais quieto na presença de estranhos. A raça de gato Ashera se dá bem tanto com outros bichanos como animais de outras espécies. Mesmo que seja um pouco desconfiado de início, com a socialização adequada logo vira melhor amigo de qualquer outro animal.
Pouco se sabe sobre a saúde da raça de gato Ashera
Um fato interessante sobre a raça de gato Ashera é que todos eles são inférteis. Como são criados em laboratórios, não são capazes de procriar. Por conta disso, doenças hereditárias não são um problema para esse animal. Porém, por ser uma raça recente, não existem muitos estudos sobre a saúde do gato Ashera ou se há predisposição a alguma condição médica. O que se sabe, porém, é que o gato Ashera precisa dos mesmos cuidados com a saúde que qualquer outro bichano: vermifugação e vacinação do gato em dia, além de consultas regulares ao veterinário.
Não é porque o gato Ashera não tem (ou não se sabe se tem) predisposição a determinadas doenças que ele não pode ficar doente. Pelo contrário: sem os cuidados, ele tem altas chances de adoecer. Mas tendo essa atenção especial à saúde, a raça de gato Ashera pode chegar facilmente a uma expectativa de vida de 16 anos.
A alimentação do gato Ashera deve ser balanceada. Por ser um gato gigante, pode comer bastante, então é importante controlar aquantidade de ração de gato para evitar o excesso de peso. Escovar os pelos do gato para garantir a saúde dos fios deve fazer parte da rotina.
Gato Ashera: preço é considerado o mais alto do mundo felino
O título de gato mais caro do mundo pertence ao gato Ashera. Preço da raça é super elevado pelo fato de ser criada em laboratório. Além disso, não é qualquer laboratório que consegue “criar” um gato Ashera, tornando a raça ainda mais rara. Por fim, esse gatinho ainda costuma ser vendido em dólar, sofrendo variações de valor dependendo de cada país. Normalmente, quando falamos de gato Ashera, preço costuma ultrapassar os R$ 500 mil.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes