É inegável como os cachorros entendem os humanos! Sensíveis e leais, os cães parecem saber exatamente o que queremos dizer e prontamente têm reações, seja acolhendo durante um choro ou comemorando algum momento feliz. Mas afinal, quais ferramentas eles usam para ler a nossa mente? Para entender mais sobre o assunto, estudamos o comportamento canino e descobrimos como o cachorro entende os humanos. Listamos 5 táticas caninas de interpretação humana. Confira!
1) Os cachorros entendem os humanos pelo tom de voz
O ouvido do cachorro é um dos métodos mais poderosos de interpretação canina. Por mais que eles não tenham a compreensão sobre linguagens, estudos indicam que a audição canina é capaz de interpretar e distinguir sentimentos pela entonação. Uma das explicações para isso é que a comunicação dos humanos com os cães é limitada, pois não há a presença de um diálogo vocal e eles nos respondem com latidos ou gestos e, por isso, usamos frases curtas com os cães sem perceber.
Ou seja, eles fazem a associação das palavras e ficam atentos ao nosso timbre: quando estamos felizes o tom de voz é mais grave e durante o choro emitimos grunhidos semelhantes aos sons de dor dos próprios cães - e é desse modo que os cachorros entendem o que os humanos falam. Eles não sabem exatamente o que pensamos, mas isso não quer dizer que não compreendem o que sentimos.
2) Olfato canino é outra forma do cachorro ler a mente da pessoa
Cães são excelentes farejadores! Para se ter noção, o faro canino tem 100 milhões de células olfativas a mais do que os humanos. Eles conseguem identificar o cheiro das pessoas a uma distância de até 20 km: por esse motivo o cachorro sente o cheiro do dono quando ele está chegando em casa e já corre para a porta!
Pesquisa da Psychological Science também concluiu que o odor humano expressa emoções e sentimentos, mas que não somos capazes de perceber isso - o que é facilmente sentido pelos cães. Outra forma do cachorro entender os humanos com o olfato é identificando o seu perfume. Por exemplo, os cães associam o cheiro de algumas fragrâncias com as saídas do tutor.
3) Cachorros entendem os gestos e expressões humanas
A domesticação canina tem pelo menos 500 milhões de anos e, desde então, os cães são programados para interpretar e atender aos comandos humanos. Esse detalhe também é outra forma do cachorro ler nossa mente, pois eles estão sempre prestando atenção à nossa postura como uma forma de entender a matilha a sua volta, principalmente o tutor, no qual ele enxerga como um líder. Um exemplo disso é quando apontamos para algo e automaticamente ele olha para o objeto. Por essa razão, os gestos são importantes na hora de usar comandos para adestrar cachorro. A expressão facial também é percebida pelo cão e eles associam o sorriso a algo bom e um semblante triste a algo ruim.
4) Memória do cachorro fortalece a compreensão dos humanos
Diversas pesquisas apontam que, assim como os humanos, a memória dos cães é muito útil no dia a dia, porém, ela é mais limitada em comparação aos humanos. As memórias se formam com a lembrança cronológica de experiências. Por isso eles sabem que comer o sofá ou fazer as necessidades fora do lugar não é permitido devido à correção que recebe. Por mais que eles não entendam a punição, eles são capazes de lembrar que essas atitudes não são legais. Mas lembre-se de jamais usar a punição agressiva como forma de educar um cão. O melhor jeito é aproveitar a inteligência deles para incentivar a atitude certa.
Os cachorros entendem os humanos e a memória episódica os recorda do nosso tom de voz alegre como algo bom e que determinada postura ou gesto é um comando a se obedecer. A memória olfativa também auxilia a compreensão canina.
5) Uma boa relação ajuda o cachorro a entender os tutores
Qualquer raça de cachorro entende o que os humanos falam, mas algumas delas, como o Border Collie e Golden Retriever, têm maior capacidade de percepção. Para fortalecer essa leitura canina, é importante ter um bom relacionamento com o cão. Para melhorar a comunicação com o cachorro, o tutor também deve compreender o que ele quer expressar. Assim como eles entendem oque falamos através do tom de voz, a altura e tonalidade do latido também quer dizer algo. Uma boa rotina de trocas faz o cachorro ler a mente da pessoa com mais clareza.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes