A ansiedade canina é um transtorno que pode atingir cães de qualquer raça ou idade. Sendo geradas por motivos como mudanças de rotina ou casa e situações de estresse, a ansiedade em cães é algo que preocupa muito os pais de pets, principalmente os de primeira viagem. Existem muitas formas de lidar com o quadro com a ajuda de veterinários e comportamentalistas, mas uma coisa é certa: a ansiedade canina nunca deve ser ignorada. Assim como os tratamentos humanos, os cães também podem se beneficiar de alternativas naturais, como alimentos e ervas, para combater os episódios de ansiedade. Veja abaixo 5 formas naturais de como tratar ansiedade em cães.
1. Cachorro ansioso pode se beneficiar do consumo de aveia
Alguns ingredientes da dispensa podem ajudar a aliviar os efeitos da ansiedade canina. É o caso da aveia. Podendo ser encontrada na forma de flocos, farelo ou farinha, o alimento funciona como um excelente relaxante para os cães ansiosos e ainda ajuda a fortalecer os pelos. Ela pode ser ingerida cozida ou crua com frutas. Uma dica é preparar biscoitos caseiros e assados com o ingrediente. Seu cãozinho vai adorar!
2. Camomila é um bom tranquilizante quando o cachorro tem ansiedade
A camomila já é muito conhecida pelos humanos para relaxar e o organismo dos cães também podem se beneficiar dos efeitos da erva. Esse calmante natural para cães ajuda nos quadros de ansiedade canina e insônia, já que estimula o sono. Além de tudo isso, a camomila possui poderosos efeitos antiespasmódicos, ajudando animais que sofrem com problemas intestinais por consequência da ansiedade em cachorro. Você pode oferecer a camomila em forma de chá para seu pet ou mesmo na receita de petiscos naturais.
3. Erva-de-são-joão age contra a ansiedade em cães
Por muito tempo a erva-de-são-joão é usada para ajudar tratamentos de ansiedade e depressão. Ela pode funcionar muito bem para os cãezinhos que estão passando por esse problema. Geralmente a erva de São João é encontrada em tinturas e cápsulas. Seja qual for a forma do remédio natural, o recomendado é que se misture o componente da comida do pet. A dosagem correta para tratamento vai depender da idade, tamanho e peso do cãozinho. Por isso, antes de utilizar a erva-de-são-joão é preciso conversar com o médico veterinário especializado em tratamentos naturais.
4. Equinacea tem potentes efeitos para controlar ansiedade canina
O cachorro estressado pode ser ajudado com a equinacea, uma flor medicinal conhecida por estimular o sistema imunológico e ajudar a diminuir patologias virais como as gripes. No entanto, a equinacea também é ótima para tranquilizar os cães. Para esse objetivo, serão necessárias apenas algumas gotinhas nas refeições do cachorro para ajudar a controlar a ansiedade. Falar com o veterinário é muito importante para não exagerar na dose.
5. Uso de florais para cachorro também ajudam na ansiedade canina
Os florais são uma alternativa natural para controlar o emocional de humanos e animais. Existem fórmulas específicas para cada situação emocional do pet, como medo, ansiedade, adaptação de um novo membro da família e por aí vai. Os florais para cachorro precisam ser prescritos por um veterinário que entenda do assunto, pois o profissional saberá qual a composição correta para tratar o problema.
*Antes de iniciar qualquer tratamento com o seu pet, mesmo com alternativas naturais, consulte um médico veterinário.
Redação: Hyago Bandeira