Ninguém pode negar: as brincadeiras e jogos para gatos são uma importante ferramenta para garantir o bem-estar dos felinos. Durante a quarentena, as brincadeiras interativas ganham um papel ainda mais importante. Afinal, com o isolamento social e a mudança repentina na rotina, as distrações são bem-vindas para tranquilizar o animal e cuidar da saúde física e mental do animal (e do tutor também) durante o período. Pensando nisso, listamos 6 formas de brincar com o seu bigodudo durante a quarentena. Chega mais!
1) Aplicativo para gatos brincarem é uma boa aposta para a quarentena
Você pode até não acreditar, mas os smartphones e os tablets podem servir como brinquedos interativos para os gatos. Isso porque existem vários aplicativos desenvolvidos especialmente para divertir e estimular os bichanos - a maioria consiste na captura de algum animal que aparece na tela, como peixes e insetos. É muito importante que você acompanhe a brincadeira e recompense o gatinho sempre que ele "pegar" uma presa, já que os instintos de caça dele serão estimulados. Antes de deixar o seu pet brincar com os aparelhos, não esqueça de proteger a tela para evitar arranhões e, principalmente, ficar atento para o que celular ou tablet não seja derrubado e a brincadeira termine em prejuízo.
2) Brinquedos interativos para gatos: jogo da velha pode ajudar a distrair o seu bichano
Nos últimos dias, alguns vídeos de gatos brincando de jogo da velha com humanos viralizaram na internet e a brincadeira virou uma boa opção de jogos para gatos durante o período de quarentena. Além de ser um bom passatempo, a dinâmica ajuda a treinar as habilidades do seu bichano, já que ele precisa “pensar” nas jogadas para conquistar a recompensa. Mas, você deve estar se perguntando como faz para jogar o jogo da velha com o seu gatinho, certo? A resposta é bem simples: basta desenhar o tabuleiro do jogo, colocar um petisco em cada casa e deixar que o animal vá escolhendo aleatoriamente os quadradinhos. Após a primeira jogada, marque com um X e jogue também. Continue a brincadeira e repita o processo até que um dos dois vença.
3) Jogos para gatos: use materiais recicláveis para manter seu amigo entretido
Fáceis de fazer e baratas, as brincadeiras feitas com materiais recicláveis rendem muita diversão para o gatinho. Uma dica é pegar uma garrafa de plástico pequena, colocar os petiscos para gatos dentro e fazer dois ou três buracos na parte de baixo para o animal conseguir pegar as recompensas. Em seguida, amarre um barbante na ponta e pendure a garrafa em algum lugar alto, como a maçaneta da porta. Assim, o seu amigo “quebrará a cabeça” para descobrir como pegar as comidinhas que estão dentro da garrafa. Vale a pena testar!
4) Adestramento para gatos: aproveite o tempo livre para ensinar truques ao bichano
Você pode até achar que os felinos demoram mais tempo para serem treinados, mas isso não significa que seja uma missão impossível. A chave para o adestramento de gatos é encontrar maneiras de motivá-lo, e nada melhor do que um bom petisco para isso, certo? Aproveite a quarentena para entreter e educar o seu bichano. Ensine alguns comandos básicos e recompense o gatinho cada vez que ele fizer algo que você mandar. Além de gastar o tempo, isso ajuda a melhorar a comunicação entre vocês!
5) Brincadeiras para gatos: caixa de papelão é o brinquedo dos sonhos
Se você tem um bichano em casa, certamente já deve ter percebido a paixão dele por caixas de papelão. Para tornar esse brinquedo mais divertido, que tal transformá-lo em um jogo de caça? É bem fácil: arrume uma caixa de papelão, faça algumas aberturas circulares, coloque uma bolinha dentro e está pronto! Nesse caso, é importante que o furo não seja maior do que a bolinha, já que a graça é justamente a dificuldade em retirá-la da caixa.
6) Sem ideias para brincar com gato? Invista na gatificação da casa!
Uma casa mais “gatificada” é sinônimo de gatos brincando. Afinal, os felinos amam explorar, escalar e se esconder, o que pode ser estimulado ainda mais com enriquecimento ambiental para gatos. Por isso, vale a pena investir em arranhadores, redes, nichos e fontes de água para gatos. Outra boa ideia é criar circuitos com caixas de papelão pela casa e guiar o animal com petiscos. Assim, você leva a diversão para a rotina do seu bichano e faz com que os momentos dentro de casa sejam mais aproveitados.
Redação: Úrsula Gomes