Muitas pessoas estão buscando novas atividades para fazer com seus animais de estimação na quarentena, seja para passar o tempo ou para gastar a energia dos pets. Entre os tutores de gatos, um dos passatempos que mais tem feito sucesso é o jogo da velha. Recentemente, alguns vídeos de gatos brincando de jogo da velha com humanos começaram a viralizar na internet e a brincadeira rapidamente se espalhou pelo mundo. Afinal, a atividade é fácil de fazer e o resultado pode ser muito divertido. Se você está buscando opções de jogos para gatos e não sabe o que fazer, essa pode ser uma boa alternativa às cordas e arranhadores para manter o bichano entretido. Quer saber como fazer isso? O Patas da Casa conta o passo a passo para ensinar seu gato a jogar jogo da velha, confira.
Brincadeiras para gatos: jogo da velha ajuda a estreitar os laços com seu felino
Nesse período de quarentena, é preciso ficar atento às suas próprias emoções: pesquisas já mostraram que os gatos são capazes de absorver o estresse de seus humanos. As brincadeiras para gatos são super eficientes para passar o tempo e ainda gasta a energia do animal. Uma vantagem do jogo da velha é que a brincadeira testa a paciência e treina as habilidades do gatinho - afinal, ele precisa esperar a vez dele para conquistar uma recompensa. Além disso, é uma ótima forma de estreitar os laços com seu bichano. No final, você vai ter que contar com a sorte para ganhar o jogo ou não.
Passo a passo para ensinar seu gato a jogar jogo da velha
Para jogar o jogo da velha com seu gatinho você vai precisar de poucos materiais - a principal coisa é a atenção dele mesmo. Confira o passo a passo para ensinar esse jogo para o felino:
1º passo: Pegue uma folha de papel A4 ou em outro tamanho similar, que permita desenhar um tabuleiro de jogo da velha grande o bastante para o seu gato brincar com as patas ou focinho.
2º passo: Separe 9 biscoitos pequenos, no sabor favorito do seu bichano, ou quebre um petisco grande em 9 pedaços menores.
3º passo: Desenhe o tabuleiro de jogo da velha na folha de papel e posicione um petisco em cada casa.
4º passo: Chame seu gato e peça para ele escolher uma casa. O petisco que ele pegar será a primeira casa escolhida. Certifique-se de deixar que ele pegue apenas um petisco por vez.
5º passo: Quando ele fizer a primeira jogada, marque com um X e jogue também. Continue a brincadeira, deixando-o escolher uma nova casa. Repita o processo até que um dos dois vença.
O petisco para gatos é fundamental na hora do jogo
Na hora de adestrar o seu felino ou fazer jogos mais interativos, a ração ou outro petisco para gato é uma peça indispensável para atrair o animal para a atividade. O alimento ajuda a chamar a atenção do bichano para o jogo e pode ser usado para fazer ele interagir durante a brincadeira ou como forma de reforçar o comportamento positivo. Se o gato gosta de alguma fruta ou vegetal, vale usar também. Só fique atento com a quantidade: corte pedaços bem pequenos e não repita a brincadeira muitas vezes, combinado?
Redação: Gabrielle Nunes