Esqueça a história de que os felinos são desapegados e distantes! O amor de gato é muito real, só que existe de uma maneira bem sutil. Tudo depende, principalmente, da maneira como o bichano se comunica, se relaciona com os donos e também de como ele é tratado. Então como conquistar o amor de gato? A seguir, o Patas da Casa te conta 6 dicas de como estreitar os laços com um felino. Vem com a gente!
1) Evite movimentos bruscos que possam assustar o gato
Assim como aprendemos a interpretar a linguagem corporal felina, os gatos também têm a habilidade de “ler” os nossos movimentos. A questão é que, por conta dos instintos naturais da espécie, qualquer movimento muito brusco pode assustar e afastar esses animais.
Por isso, uma recomendação para se aproximar de gatos, conquistar a confiança desses peludos e estreitar os laços com eles é por meio de uma linguagem corporal mais delicada e sutil. Aproxime-se gradualmente e demonstre que você é confiável.
2) Aposte em brincadeiras interativas com o pet
Os gatos são animais movidos por instintos. Eles gostam de brincar, principalmente quando a brincadeira em questão envolve subir em lugares muito altos ou perseguir presas. Para estimular esse lado do “gato caçador” e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo com o pet, a dica é investir em brinquedos interativos! A varinha de gato, brinquedos com corda, bolinhas com guizo, circuitos e até jogos em tablets podem ser usados nessas horas.
3) Faça o gato se acostumar com seu cheiro
O olfato felino é extremamente poderoso. É por meio dele que os bichanos se comunicam e é por isso que muitos pets têm mania de deixar sua “marquinha” nos lugares. Significa que o gatinho tem que se familiarizar com o seu cheiro para começar a confiar em você. Uma maneira de fazer isso é deixando algumas peças de roupa com o seu aroma perto da cama do pet.
Com o tempo, o felino se acostumará e poderá procurá-lo para interagir por meio da "troca de cheiros". O gato marcando território costuma se esfregar nas pessoas, fazer movimentos de amassar com as patas (conhecido como 'amassar pãozinho') e até dar cabeçadas. É um ótimo sinal de que o gato te ama!
4) Use o tom de voz correto para falar com o gato
Uma dúvida comum a muitos tutores é sobre como falar com gatos. Algumas pessoas podem duvidar que esses animais compreendam o que dizemos, mas a verdade é que os gatos atendem pelo nome — quando eles querem, claro — e o tom de voz influencia muito na relação que é criada com os pets. Utilize sempre um tom de voz suave ao se referir ao pet (inclusive na hora de chamá-lo pelo nome).
5) Respeitar o espaço do seu gato é fundamental
Mesmo que você sinta um enorme amor por gatos e queira demonstrar isso o tempo todo paparicando o seu amigo, é importante saber qual é o limite das coisas. Os gatos, diferente dos cachorros, não gostam de receber atenção o tempo todo e prezam bastante pela privacidade. Portanto, saber respeitar o espaço do animal é um ponto que, com certeza, fará toda a diferença na hora de estreitar os laços com um bichano.
6) Petiscos e sachês são uma ótima maneira de conquistar o amor de gato
Ganhar a confiança de um gato pela “boca” é outra estratégia que costuma funcionar muito bem. É como se você trouxesse uma associação positiva para a relação de vocês, deixando o pet mais confortável e feliz de estar ao seu lado. No geral, os felinos amam ser mimados com petiscos e sachês de gato, então é bom aproveitar momentos mais descontraídos para conquistar o amor do peludo com esses snacks.
Como os gatos demonstram amor?
Quem convive com felinos sabe: o amor por gatos sempre fala alto e é difícil resistir à tentação de agarrá-lo o tempo todo. Mas, se por um lado os humanos são ótimos com demonstrações de afeto e carinho, por outro, pode ser difícil identificar quando o gato te ama de volta. Alguns sinais típicos do amor de gato são:
- Seguir o dono pela casa;
- Amassar pãozinho;
- Ronronar quando recebe carinho;
- Dormir na cama com o dono;
- Se esfregar nas pernas do dono;
- Deitar de barriga para cima;
- Lamber o nariz do dono.