Você já percebeu que seu cachorro parece saber exatamente quando você vai chegar em casa, mesmo sem saber contar as horas do relógio? A ciência tem uma explicação surpreendente para esse curioso comportamento canino: os cães podem “cheirar” o tempo. É isso mesmo: o olfato canino é tão poderoso que eles percebem mudanças nas partículas do ar ao longo do dia, o que ajuda a montar uma espécie de “cronograma” olfativo. A seguir, entenda melhor como isso acontece.
O olfato canino é extremamente apurado
Os cães possuem um olfato muito mais aguçado do que o nosso. Para se ter uma ideia, um cachorro comum pode ter cerca de 200 milhões de células olfativas, enquanto os humanos possuem em torno de 5 milhões dessas mesmas células. Já uma raça de cachorro farejador, pode ultrapassar esse valor e chegar até 220 milhões de células olfativas.
Na prática, significa que esses animais têm um olfato até 40 vezes mais apurado do que o olfato humano - e é por isso que, muitas vezes, o cachorro sente o cheiro do dono a quilômetros de distância. Mas você sabia que, além de farejar cheiros no espaço, os cães também têm a incrível capacidade de perceber o passar do tempo por meio do faro? É isso que vamos desvendar abaixo.
Ciência revela que cães percebem o passar do tempo pelo cheiro
Quando saímos de casa, deixamos para trás uma “marca olfativa” — partículas do nosso cheiro que permanecem no ambiente. Com o passar das horas, essas partículas se dissipam e se transformam. Mesmo que pareça algo muito sutil, a pesquisadora Alexandra Horowitz, fundadora do Laboratório de Cognição Canina do Barnard College, de Nova York, e autora do livro “Inside of a Dog: What Dogs See, Smell and Know”, afirmou que os cães são capazes de usar o olfato para determinar as horas do dia.

Esse “envelhecimento” do cheiro é percebido facilmente pelo focinho do cachorro, ajudando os animais a estabelecer uma rotina diária. É assim que um cãozinho percebe, por exemplo, que o tutor está próximo de chegar em casa, ou que é hora de dormir. Essa capacidade sensorial cria, de certa forma, um relógio invisível que orienta o comportamento dos cães. Eles não leem horas, mas “cheiram” o tempo.
Cães se comunicam com o mundo por meio do olfato
O olfato canino realmente é muito poderoso. Além da habilidade de farejar o tempo e de perceber odores muito distantes, o focinho também é responsável por estabelecer a memória olfativa dos animais. Ou seja, esses pets têm a capacidade de reconhecer outros animais, humanos e até locais por meio do cheiro. Esse cheiro fica armazenado no cérebro do cachorro, e a memória é reativada quando o animal entra em contato com aquele aroma novamente.
Além disso, é comum que os cães associem esses odores à sentimentos. É por isso, por exemplo, que quando o animal sente o cheiro do dono, ele fica mais feliz. Também é esse o motivo pelo qual o cachorro cheira o rabo do outro - é a partir desse curioso comportamento que o pet colhe ‘informações’ do outro bichinho, e consegue perceber se eles já se esbarraram por aí ou não. Uma outra curiosidade sobre o olfato canino é que o nariz do cachorro é tão sensível que os cães conseguem, inclusive, decifrar sentimentos humanos só de cheirar uma pessoa.