Cuidar da saúde de um bichano pode ser um desafio e tanto, principalmente quando falamos de raças de gato com predisposição a desenvolver doenças hereditárias. Mas você sabia que existem algumas raças de gato consideradas mais saudáveis que outras? Isso acaba fazendo com que os tutores desses gatinhos gastem menos com as despesas médicas que podem surgir ao longo da vida.
Só que embora essas raças de gato sejam mais saudáveis do que outras, isso não significa que não precisam de cuidados. Assim como todos os gatinhos, eles precisam tomar vacinas, vermífugos, se alimentar com rações de qualidade e fazer check-ups regulares com o médico veterinário. Se esses cuidados não forem tomados, as chances do bichano desenvolver doenças aumentam consideravelmente, assim como os gastos associados ao tratamento. A seguir, confira quais são as raças de gato mais saudáveis que existem:
1) Gato Pelo Curto Inglês
O gato de Pelo Curto Inglês, também conhecido como British Shorthair, é uma das raças de gato que surgiu naturalmente (ou seja, sem a intervenção de criadores). Por essa razão, eles tendem a ter uma saúde mais forte, já que na seleção natural, esses gatinhos têm uma maior variedade genética, o que pode aumentar sua resistência a doenças. A expectativa de vida do British Shorthair é de 13 anos, mas apesar de não apresentarem muitos problemas de saúde, precisam de uma alimentação de qualidade e de consultas regulares ao veterinário para a realização de check-ups.
2) Gato de Pelo Curto Brasileiro
Assim como o British Shorthair, o Gato de Pelo Curto Brasileiro surgiu sem a intervenção de humanos na criação da raça. Especula-se que esse gatinho tenha surgido na época da conquista do Brasil pelos portugueses, lá em 1500. Eles são descendentes de gatos que foram trazidos nas embarcações portuguesas. A expectativa de vida da raça é o que mais surpreende: podem viver entre 14 a 20 anos.
3) Gato Nebelung
O Nebelung é um felino que surgiu do cruzamento entre um gato Azul Russo e um vira-lata. Parece que essa combinação deu super certo, porque o Nebelung não apresenta predisposição a doenças hereditárias decorrente desse cruzamento. Eles podem viver muito bem entre 15 e 18 anos. No entanto, como são gatos gulosos, precisam de um cuidado extra com a alimentação. É importante controlar a ração para gatos dessa raça para que eles não desenvolvam doenças como a obesidade felina e a diabetes.
4) Gato Chausie
O Chausie é um gato gigante que pode viver muito bem até os 15 anos. Ele é um gato híbrido, ou seja, surgiu do cruzamento entre um gatinho doméstico e outro selvagem, assim como o Bengal e o Savannah. No caso do Chausie, ele surgiu do cruzamento entre um gato-da-selva e o Domestic Shorthair. Como consequência, herdaram o corpo forte e musculoso do gato-da-selva e o temperamento do Domestic Shorthair. São gatinhos considerados super saudáveis, pois não possuem predisposição genética para doenças.
5) Gato Havana Brown
Uma das raças de gato mais encantadoras que existe, Havana Brown chama a atenção de qualquer um devido à pelagem marrom. Mas não são só os pelos que se destacam na raça não. A saúde do Havana Brown é outro ponto que surpreende. Eles são resistentes e não apresentam muita predisposição ao desenvolvimento de doenças genéticas. Contudo, alguns estudos indicam que esse bichano apresenta uma maior chance de desenvolver o cálculo renal em gatos, mas qualquer gatinho corre risco de apresentar esse problema se não se hidratar adequadamente. A expectativa de vida do gato Havana Brown, contudo, é menor que outros: vive entre 8 a 13 anos.
6) Maine Coon
O Maine Coon é uma das raças de gato gigantes mais populares e queridas no Brasil e no mundo inteiro. Em relação a saúde do Maine Coon, esses felinos costumam ser bastante saudáveis. Ele tem uma baixa propensão a desenvolver doenças genéticas, o que contribui para uma vida sem muitos problemas de saúde. A única grande questão do Maine Coon é que ele pode desenvolver a displasia coxofemoral em gatos, uma doença muito comum em bichanos de porte grande. A expectativa de vida desses bichanos gira em torno de 9 a 15 anos.