Manter a saúde do gato em dia pode ser uma tarefa desafiadora e algumas raças demandam mais cuidados que outras devido a inúmeros fatores, principalmente o genético, pois várias delas têm predisposição a doenças hereditárias. Mas nem todas sofrem com isso e muita esbanjam saúde por aí, até porque, ao longo da evolução felina, alguns bichanos foram ganhando resistência contra diversos males. Quer saber mais? Continue a leitura, pois reunimos as raças de gato mais saudáveis e você pode conferir a lista logo abaixo.
Afinal, qual a raça de gato mais saudável?
Se você acha que o Vira-Lata é o gato com mais saúde, você acertou! Acontece que muitos desses bichanos sobreviveram por décadas nas ruas e só isso já foi o suficiente para que ganhassem resistência contra as doenças genéticas dos seus ancestrais. No entanto, a seleção natural não previne algumas doenças contagiosas, como a FIV e FeLV e, mesmo sem pedigree, é importante manter os cuidados contra esses males. Além deles, as raças de gato mais saudáveis que existem são:
- Gato Pelo Curto Inglês
- Pelo Curto Brasileiro
- Gato Nebelung
- Chausie
- Gato Siamês
- Maine Coon
Raças de Pelo Curto são os gatos mais fáceis de cuidar
O gato de Pelo Curto Europeu (famoso British Shorthair) e o gato de Pelo Curto Brasileiro (principalmente aquele gato rajado) são as raças com menos propensão a doenças e os motivos são os mesmos dos Vira-Latas: a seleção natural. Como os gatos de Pelo Curto são mestiços e descendem dos gatos de rua, eles adquiriram força contra doenças genéticas.
O Nebelung (também conhecido como Azul Russo), é uma raça recente em comparação às demais e especula-se que são originários dos Siameses e Pelo Curto Russo (ambas resistentes), por esse motivo, não sofrem com muitos problemas hereditários. E a origem do Chausie (raça de gatos Híbrida) descende de felinos domésticos e gatos selvagens, fato que resultou num bichano cheio de energia e saúde.
Já o Siamês e o Maine Coon, ambos gatos gigantes, são cheios de pedigree e infelizmente sofrem com diversos problemas, porém são as que mais apresentam disposição para driblar elas e possuem uma boa expectativa de vida.
Persa é a raça de gato com mais predisposição a doenças
Quem vê foto de gato Persa nem imagina a quantidade de cuidados que ele precisa, porque quando o assunto é gato com mais doenças, o gato peludo Ragdoll e o Persa são os que lideram a lista de felinos com menos saúde. Ambos herdaram muitas doenças genéticas, como problemas cardíacos e obesidade, sendo que o Persa também é uma raça braquicefálica e tende a adquirir condições respiratórias e oculares, além da propensão à doença renal policística. Já o Sphynx, conhecido como gato sem pelo também não fica muito atrás e precisa de muita atenção contra as doenças de pele, como a urticária pigmentosa, câncer de pele, dermatites, entre outras. Mas não é só isso, a cardiomiopatia hipertrófica e displasia coxofemoral também são comuns na raça e é importante cuidar do gato Sphynx filhote para evitá-las.
Manter a saúde do gato evita as principais doenças que acometem os felinos
Não pense que porque o Vira-Lata não herdou doenças que ele não vai precisar de atenção. Quanto tempo vive um gato Vira-Lata, por exemplo, vai depender (e muito) da sua qualidade de vida e todo o tratamento que recebe. Mantendo os cuidados clássicos, ele vive até vinte anos e o mesmo vale para todos os felinos. Então, fazer o mínimo, como:
- Castração de gato
- Respeitar a tabela de vacinas
- Investir em um bom banheiro de gato
- Fazer muitas brincadeiras para gato
- Cortar unha, limpar ouvido, higienizar patinhas
- Manter alimentação com uma boa ração para gatos
- Aplicar vermífugo para gatos ocasionalmente
- Levar no veterinário periodicamente
São cuidados essenciais para evitar as doenças de gato mais perigosas.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes