Cachorro

6 truques para passear com cachorro que puxa a guia

Publicado - 08 Novembro 2023 - 12h04

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Passear com cachorro é uma atividade fundamental que todo tutor deve realizar diariamente para manter a saúde física e mental dos peludos. Além de ser a hora do dia preferida de muitos doguinhos, o passeio permite que o animal gaste energia e ainda diminui os riscos do cachorro desenvolver depressão e ansiedade. Porém, embora seja um momento de diversão, nem sempre a tarefa é tranquila para os tutores, especialmente no caso de um cachorro que puxa no passeio. Para tornar esse momento prazeroso para você e o peludo, o Patas da Casa vai te mostrar o que fazer com cachorro para ele parar de puxar. 

1) Escolha uma coleira para cachorro adequada

Para um passeio seguro e tranquilo com o peludo, é preciso investir em uma coleira para cachorro adequada. Ela precisa ser confortável, com o tamanho ideal para o porte do cachorro e sem machucar o animal para não deixá-lo estressado.

E qual melhor guia para cachorro que puxa? A melhor coleira para cachorro que puxa muito é conhecida como anti puxão. Ela é bem parecida com a coleira peitoral tradicional, mas a diferença é que a fivela onde a guia fica presa é voltada para o peito do cão, e não para as costas, evitando que o animal controle o passeio.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Faça paradas ao passear com cachorro

Passear com o cachorro exige muita paciência de quem está conduzindo. No caso de um cão que puxa, é muito importante tomar alguma atitude para que o comportamento canino seja corrigido ao invés de reforçado. O primeiro passo é entender o que está por trás da atitude do animal.

Por que o cachorro puxa? A ansiedade e o excesso de energia são as principais causas desse comportamento, porém, o comportamento humano pode reforçar esse hábito. Para que isso não aconteça, o tutor deve manter a coleira sempre ao seu lado e precisa interromper a caminhada assim que o peludo puxar a coleira, esperando até que ele se acalme. Após isso, o tutor deve retomar o passeio, mas parar novamente se ele voltar a puxar. 

Se o tutor forçar a coleira para trás, como se estivesse puxando o cachorro, é inevitável que o peludo puxe o tutor para frente para se equilibrar. Logo, ele conclui que esse tipo de comportamento é o correto - quando não é. O cão deve entender que deve andar ao seu lado. Por isso, sempre que ele puxar, pare completamente e espere até que ele se acalme. 

3) Faça um treino em casa para passear com cachorro

Não é muito difícil encontrar um cachorro ansioso no passeio. Afinal, eles aguardam por esse momento o dia todo, para explorar novos espaços, sentir diferentes odores e fazer aumigos. Uma dica para deixar o peludo menos eufórico e ansioso é com treinamentos. 

como treinar um cachorro para passear na rua? Basta pegar a coleira para cachorro, colocar no animal, posicioná-lo ao seu lado com a guia curta e dar pequenas voltas pela casa ou apartamento com ele, durante cerca de 15 minutos. Se o peludo não puxar, recompense-o com um petisco para cachorro. Porém, se o peludo puxar, repita o processo até ele compreender que não deve fazer isso.

Lembre-se de parar totalmente toda vez que ele não respeitar o comando. O ideal é realizar esse treino após os passeios, pois o animal já vai estar mais tranquilo e menos ansioso. Se você não sabe quanto tempo passear com cachorro para cansá-lo, o recomendado é que seja entre 30 minutos a uma hora, de acordo com o tamanho e a energia do pet.
 

cachorro com coleira
A coleira para cachorro que puxa muito deve conter uma fivela

4) Passear com cachorro: dê recompensas quando ele se comportar 

O princípio do adestramento positivo é recompensar o animal quando ele se comporta da maneira correta. Uma dica para incentivar o peludo durante os passeios é oferecer petiscos quando ele andar certinho, sem puxar a guia. Além disso, você também pode elogiá-lo e fazer carinhos para que ele entenda que está fazendo o correto. Dessa forma, ele vai associar esse comportamento como algo benéfico e positivo, e vai repeti-lo no futuro. 

5) Mantenha o controle na hora de passear com cachorro

Na hora de levar o peludo para passear, ele precisa saber que é você quem manda e que guiará o passeio. Por isso, não deixe ser levado pelo animal, e caso ele puxe, pare para mostrar que é você quem está guiando, e não o contrário. Você também pode presenteá-lo com petisco para cachorro quando ele andar ao seu lado.

Mas como passear com cachorro grande agitado? Pode ser um pouco desafiador controlar um animal maior que você, afinal, raças de cachorro grande, como o Pastor Alemão, costumam ser bem fortes. Uma alternativa para evitar esse tipo de comportamento é descobrir a origem do problema, investindo no adestramento de cães ou até contratando um adestrador profissional.

6) Antes de passear com cachorro, deixe-o cansado 

A euforia do cão pode estar relacionada com um alto nível de energia. Isso é muito comum quando os cães passam o dia todo dormindo, enquanto o tutor passa o dia todo fora de casa. Então eles “guardam” a energia toda para a hora do passeio. Um truque para evitar o entusiasmo do peludo na hora de sair de casa é deixá-lo bastante cansado antes de levá-lo para passear. Você pode fazer isso jogando bolinha para o cachorro buscar ou investindo em algum brinquedo interativo para o cachorro brincar enquanto você estiver fora.
 

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas