Cachorro

7 passos para identificar a febre em cachorro

Publicado - 18 Dezembro 2023 - 11h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Isabela Pires - Médica Veterinária

Isabela Pires / Médica Veterinária

14999-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Farmacologia pela USP Ribeirão Preto (SP).

Foto da Juliana Melo - Repórter

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

A febre em cachorro nem sempre é fácil de ser identificada porque os cães não costumam demonstrar quando estão sentindo dor, mas mudanças no comportamento do animal podem ser notadas e devem servir como um alerta para os tutores. Sempre que observar que seu pet está mais quieto que o normal e evitando se movimentar, desconfie de que algo está errado - pode ser um sinal de febre em cachorro. Sintomas são, principalmente, comportamentais, mas também há sinais físicos.

Tem dúvidas de como saber se o cachorro está com febre? A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar a identificar o quadro febril no seu amigo e outras informações sobre o cão com febre: como saber e o que fazer de imediato. Veja só!

1) Um dos sinais de febre em cachorro é o focinho e orelhas mais quentes

Como saber se o cachorro está com febre pelo focinho? A febre pode se manifestar de diferentes formas no corpo do cachorro, e uma delas tem a ver com a temperatura do focinho e das orelhas do animal. “Os cães ficam com o focinho seco e mais quente que o normal e, se você chegar perto, vai sentir que a respiração dele também está quente”, alerta a médica veterinária Isabela Pires.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Por isso, se você tocar nessas regiões e sentir que elas estão mais quentes do que o normal, vale a pena conferir como está a temperatura corporal do peludo. Embora nem sempre esse seja um sinal de febre de cachorro especificamente, é um parâmetro que vale a pena ficar de olho.

2) Cachorro com febre: sintomas incluem apatia e sonolência excessiva

Ao suspeitar de um cachorro com febre, fique atento a outros possíveis sinais de que o cachorro não está bem. Geralmente, os cães doentes tendem a ficar mais apáticos e demonstram menos interesse por coisas que eles gostam, como o seu brinquedo preferido ou um petisco saboroso.

Além disso, o excesso de sono também pode ser um indicativo de febre de cachorro, assim quando o cachorro não quer comer e apresenta falta de apetite. Ou seja, uma das melhores formas de como saber se um cachorro está com febre é observando o comportamento geral do animal, que acaba mudando em virtude do quadro febril.

 

3) Quadros mais severos de febre de cachorro podem vir acompanhados de vômitos e diarreia

 

Em quadros febris mais graves e com uma temperatura muito acima do normal, o animal ainda pode apresentar vômitos e diarreia como parte dos sintomas. Como saber se o cachorro tá com febre nem sempre é fácil, o tutor deve ficar de olho em qualquer alteração no comportamento canino. Caso a febre seja de fato detectada, é fundamental levar o animal ao veterinário o quanto antes.

Febre em cachorro que está debaixo das cobertas
O cachorro com febre fica mais apático e desanimado

4) Febre: cachorro é considerado febril se a temperatura for acima de 39,3°C

Antes de saber como identificar febre em cachorro, é importante saber qual a temperatura normal de um cão saudável. Diferente dos humanos, que a temperatura deve variar entre 36°C e 36,5°C, os cães têm um corpo naturalmente mais quente, o que pode ser confundido com um estado febril.

Então qual a temperatura de um cachorro com febre? No geral, um cachorro sem febre tem a temperatura entre  37,5°C e 39,3°C. Se passar disso é necessário procurar ajuda de um veterinário, pois é um forte indício de febre em cachorro.

5) Como medir a temperatura de um cachorro? 

Se você desconfia que o seu cachorro está com febre, a melhor maneira de ter certeza do que está acontecendo é medir a temperatura dele. Para fazer isso em casa, o termômetro retal e o auricular podem ser utilizados, desde que o tutor saiba exatamente como aferir a temperatura sem incomodar o animal.

Se não, outra forma como ver se o cachorro tá com febre é usar um simples termômetro digital de humanos no cachorrinho da mesma forma que o retal: basta introduzir delicadamente o acessório no ânus do animal até encostar na parede anal. Depois, é só aguardar o sinal sonoro que indica que a temperatura já foi medida.

6) Não sabe ver a temperatura de cachorro com febre? Leve-o ao veterinário!

Se você tem dúvidas no processo de como saber se meu cachorro está com febre, talvez seja melhor evitar aferir a temperatura do animal em casa. Em questão de temperatura, cachorro com 37,5º até 39,3º está saudável; e acima disso com febre. No entanto, a medição pode ser um pouco complicada para quem não tem experiência, podendo machucar ou até não identificar corretamente a febre em cachorro. Como saber, então?

Nesses casos, o mais recomendado a se fazer é ir em uma emergência veterinária. Lá, existirão profissionais qualificados para aferir a temperatura do animal e descobrir a origem do problema.

7) Febre em cães: somente um profissional pode indicar o melhor tratamento

Se suspeitar da febre em cachorro, temperatura for aferida e a febre se confirmar, saiba que a automedicação não deve ser uma opção, pois pode piorar o quadro do pet. Muitos tutores se perguntam se pode dar dipirona para cachorro, e apesar de a resposta ser positiva, somente um médico veterinário pode prescrever o medicamento, bem como a dosagem correta e frequência.

Dependendo da causa, outros remédios podem ser necessários. Então além de como saber se o cão está com febre, o tutor deve entender que o tratamento não deve ser feito de qualquer maneira e sem a devida orientação médica.

Publicado originalmente em: 22/02/2021
Atualizado em: 18/12/2023

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas