Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, essa atividade pode ser suficiente para o gasto de energia diário, dependendo do cachorro. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a isso, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de muuitos exercícios para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada! 

1) O Pitbull precisa gastar energia para não ficar agressivo


O Pitbull precisa gastar energia com exercícios que ajudam na sua força física
O Pitbull precisa gastar energia com exercícios que ajudam na sua força física

Uma das raças com mais fama de bravo que existe, o Pitbull pode, sim, ser um animal perigoso, mas tudo vai depender da forma como é criado. Além da socialização e do adestramento positivo, sem nenhum tipo de violência, serem necessários, ele também pode contar com a ajuda de exercícios físicos para canalizar o excesso de energia em algo bom e desenvolver sua força. 

2) O Golden Retriever é um cachorro feito para a prática de esportes


O Golden Retriever ama esportes aquáticos
O Golden Retriever ama esportes aquáticos

A disposição e o pique do Golden Retriever são algumas das principais características desse cachorro, que também é muito dócil e amável. Além dos altos níveis de energia, ele ama praticar esportes — principalmente os que envolvem água. Investir nessa área da vida do animal é unir o útil ao agradável: você evita o acúmulo de tédio e ainda deixa seu amigo bem feliz! 

3) Border Collie: inteligência e muita energia no mesmo pacote


O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, mas também tem muito pique
O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, mas também tem muito pique

Considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é um animal que não vai te dar o menor trabalho na hora do treinamento, mas que pode ficar arredio e estranhar pessoas desconhecidas se não tiver para onde direcionar a energia. Além de brincadeiras que exercitam seu cérebro com frequência, ele também precisa de atividades físicas de alta intensidade: aproveite para se movimentar junto com ele!

4) O Pastor Alemão foi feito para se movimentar


O Pastor Alemão tem a energia de sobra no sangue
O Pastor Alemão tem a energia de sobra no sangue

Dois lugares abaixo do Border Collie na escala de inteligência, o Pastor Alemão é o pacote completo em um animal: apegado ao dono, defensor, carinhoso, amigo e um ótimo cão de companhia. Como foi desenvolvido para o pastoreio de ovelhas, as atividades físicas fazem parte do DNA do Pastor Alemão: ele precisa se movimentar para manter a saúde em dia. 

5) O Labrador tem bastante energia para ser brincalhão e agitado


O Labrador não perde a oportunidade de uma boa brincadeira
O Labrador não perde a oportunidade de uma boa brincadeira

Uma das raças mais inteligentes e dóceis que você pode encontrar, o Labrador Retriever é brincalhão, carinhoso e um amigo incrível. Os altos níveis de energia que ele tem podem fazer com que tenha dificuldade de ficar quieto. Ou seja: ele precisa gastar essa energia. Além disso, por ser um animal de porte grande, tem a probabilidade de desenvolver doenças como a displasia coxofemoral: uma vida atlética e não sedentária ajuda evitar essa e outras condições, como a obesidade

6) Jack Russell Terrier: raça pequena e com bastante energia para gastar 


O Jack Russell Terrier tem muita energia para um corpinho pequeno
O Jack Russell Terrier tem muita energia para um corpinho pequeno

Perfeito para casas com crianças ou para famílias que são agitadas, o Jack Russell Terrier é um pequenininho que vale por um furacão sempre que está acordado. Ele é leal e companheiro, não gosta de ficar sozinho e provavelmente vai ser sua sombra sempre que conseguir, mas também precisa de atividades para dar uma “canseira” de vez em quando — se não for assim, pode ser que seus móveis sofram as represálias. 

7) O Pastor Australiano não se cansa


O Pastor Australiando tem uma disposição quase infinita
O Pastor Australiando tem uma disposição quase infinita

Assim como o Alemão, o Pastor Australiano foi desenvolvido como raça de pastoreio e, por isso, tem a energia e a vitalidade como atributos básicos. Ele é atlético e vigoroso, dificilmente demonstra cansaço físico e não para. Tudo isso é fruto dos altos níveis de energia no corpo do animal de porte grande. Depois de domesticado, se essa disposição não for canalizada, ele pode ficar dominante demais e tentar “pastorear” as pessoas da casa. Corridas e caminhadas frequentes resolvem o problema.  

Bônus: o nível de energia do cachorro sem raça definida é imprevisível


O cachorro sem raça definida também precisa se exercitar para gastar energia
O cachorro sem raça definida também precisa se exercitar para gastar energia

Com raças em que se conhece o histórico e os pais acaba sendo simples prever se o animal vai ser um poço de pique sem fim ou não. Agora, se você teve seu coração conquistado por um Vira-Lata, a situação fica um pouquinho mais complicada. Por via das dúvidas, tente sempre oferecer opções de gasto de energia para o animal: mantenha a frequência de caminhadas diárias até descobrir se elas são suficientes ou se precisam ser complementadas ou substituídas por atividades mais pesadas. Com o tempo, você e seu SRD conseguem entrar em sintonia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.