Ninguém gosta de ver o próprio gato triste, mas às vezes isso pode acontecer pelos mais diferentes motivos. Será que você sabe reconhecer a situação? Na internet é muito comum ver fotos e figurinhas de gatos tristes — meme é o que não falta, inclusive —, mas a verdade é que a tristeza felina não vem acompanhada de lágrimas nem expressões desoladas, como essas imagens sugerem. Então como saber se o gato está triste? É o que o Patas da Casa vai desvendar a seguir!
Como saber se o gato está feliz ou triste?
Um gato feliz costuma estar sempre relaxado, gosta de brincar, se alimenta bem e tem uma boa rotina de sono. Ele também tem comportamentos típicos, como amassar pãozinho e ronronar ao ganhar carinho. Já um gato triste costuma ter uma mudança de humor que afeta o sono, apetite e o comportamento geral, mostrando-se apático e até agressivo.
Confira 8 sinais que indicam um gato triste!
1) Um gato triste costuma perder o apetite
Quando o gato não quer comer e passa a se alimentar mal, provavelmente é porque ele não está bem. Geralmente, o gato triste não demonstra o menor interesse pela ração, e também pode rejeitar sachês e petiscos. Se isso acontecer com o seu amigo de quatro patas, é bom redobrar a atenção com ele: pode ser que algo esteja afetando o humor ou até a saúde dele.
2) Miados muito frequentes também podem ser sinal de um gato triste
O miado de gato pode ser mais frequente em algumas raças ou bichanos que têm personalidade falante. No entanto, se o seu pet não tem o hábito de miar tanto, mas começou a desenvolver isso de uma hora para outra, é bom ficar de olho! Gatos tristes se tornam mais vocais. É a forma que eles encontram de alertar o tutor que não estão bem.
3) O gato triste pode deixar de tomar banho ou se limpar em excesso
Como saber se o gato não está bem? Para isso, é indicado observar a rotina de higiene dele. Quando o animal deixa de se limpar, ou então passa a tomar muitos banhos no dia a dia, é um claro sinal de que algo não está certo. O excesso ou falta de higiene costuma ser comum em gatos tristes.
4) Gatos tristes gostam de se esconder o tempo todo
Não é mistério que a maioria dos gatos gosta de se esconder e ter um “cantinho” privado e longe dos olhares curiosos. Mas quando você passa muitas horas sem ter nenhuma notícia ou aparição do felino, não é um bom sinal. Um gato triste costuma se isolar, e esse isolamento não é nem um pouco saudável para ele. Por isso, fique de olho em “gatos perdidos” em casa por muito tempo.
5) Prostração é um comportamento comum no gato triste
Os gatos tristes geralmente ficam com uma aparência abatida e sem ânimo. Eles costumam passar boa parte do dia — se não o dia todo — parados no mesmo lugar, geralmente deitados. Eles não ficam andando pela casa e parecem até gatos preguiçosos, mas na verdade só estão tristes ou mesmo doentes.
6) O gato triste perde o interesse por brincadeiras
Outra forma de saber se o gato está triste é observando se ele continua brincando normalmente, ou perdeu o interesse pelas atividades no geral. É até normal que um gato adulto brinque menos do que um filhote, por exemplo. Mas se o animal simplesmente parar de brincar por completo, é porque tem algo errado.
7) Ter sono o tempo todo é outro sinal de gatos tristes
O gato triste tem uma mudança sutil na rotina de sono. Os gatos dormem bastante, em torno de 12 a 16 horas por dia. Por isso, às vezes pode ser difícil perceber quando o felino está dormindo mais do que o normal. O ideal é reparar como tem sido a movimentação dele no dia a dia, se ele continua ativo ou se ele passa o dia todo deitado e dormindo — e isso se repete à noite.
8) Agressividade também pode ser um indício de gato triste
A tristeza ou depressão em gatos também pode se manifestar por meio de comportamentos agressivos. Isto é, o tutor tenta se aproximar do bichano para fazer carinho ou interagir, e o animal reage negativamente a isso. Parece que qualquer coisa irrita o gato, e ele se torna bastante hostil durante as interações.
Quando o gato fica triste, o que pode ser?
Ao perceber seu gato triste, o que pode ser que esteja causando essa tristeza é qualquer mudança mínima na rotina do animal: desde uma mudança de residência até a troca da ração ou de algum móvel da casa. Além disso, a ausência de algum membro da família — inclusive de outro pet — costuma deixar o gato triste e com saudade. Em alguns casos, os gatos sentem quando estamos tristes e também ficam tristes por isso.
O que fazer quando o gato está triste e não quer comer?
Quando a tristeza afeta o apetite do animal, o ideal é tentar identificar a causa do gato triste para, então, tentar resolver o problema. Por exemplo, mudanças repentinas precisam ser feitas gradualmente para acostumar o pet com a nova situação. Em alguns casos, é bom consultar um veterinário especialista em gatos para diagnosticar o pet e indicar a melhor maneira de recuperar o bom humor do pet.