Já percebeu que a maioria dos gatos laranjas são machos? Pois saiba que isso não é apenas uma coincidência. A cor da pelagem dos felinos está diretamente ligada à genética, o que faz com que algumas cores sejam predominantes entre gatos machos; e outras sejam mais comuns entre gatos fêmeas. Para entender melhor a explicação disso, reunimos uma série de informações sobre a cor do gato laranja e como ela é formada abaixo. Confira!
A relação entre a genética e a cor dos gatos
A cor da pelagem dos gatos é determinada melanina, que é dividida em feomelanina e eumelanina. A feomelanina produz tons de vermelho e laranja; enquanto a eumelanina, tons de preto e castanho. Essas informações, por sua vez, ficam contidas nos genes localizados no cromossomo X.
Como os machos possuem apenas um cromossomo X e um Y (XY), basta herdarem um único gene para terem a pelagem laranja. Já as fêmeas, que possuem dois cromossomos X (XX), precisam herdar o gene da cor laranja de ambos os pais para nascerem com essa tonalidade. Esse fator reduz significativamente a quantidade de gatas laranjas, tornando-as muito menos comuns do que os machos dessa cor.
Essa diferença também acontece quando falamos de filhotes. Se você encontrar um gato laranja filhote, a probabilidade de que ele seja macho é bastante alta, seguindo essa mesma lógica da genética. No entanto, não é totalmente impossível encontrar um gato laranja fêmea.

Como saber se o gato é macho ou fêmea?
Há algumas maneiras simples de saber se o gato é macho ou fêmea. Observar algumas características físicas já é algo que ajuda bastante, principalmente porque existe uma diferença da distância entre o ânus e a genitália dos machos e fêmeas. Nos machos, essa distância é maior, enquanto nas fêmeas, é menor e mais próxima. Além disso, os machos têm o órgão genital com um formato mais arredondado, enquanto as fêmeas apresentam um formato mais vertical.
Outra forma de identificar o sexo de um gato é analisando o comportamento dele. Em geral, gatos machos são mais territorialistas e podem demonstrar tentar demonstrar isso com jatos de urina fora da caixinha de areia, especialmente se não forem castrados. Já as fêmeas não castradas entram no cio, um período marcado por miados altos e prolongados, além de um comportamento manhoso e típico de acasalamento.
O que esperar da convivência com um gato laranja?
Independentemente do sexo, os gatos laranjas são conhecidos por terem uma personalidade cativante e brincalhona. Muitas pessoas que convivem com esses felinos afirmam que eles são sociáveis e afetuosos em comparação com gatos de outras cores. E isso é comprovado cientificamente: de acordo com um estudo da Universidade da Flórida e Califórnia, a cor dos gatos pode dizer muito sobre a personalidade desses animais.
No caso do gato laranja, acredita-se que esses bichanos sejam extrovertidos, amigáveis e carinhosos. Eles gostam de receber atenção, se dão bem com todo tipo de gente e não resistem a uma sessão de carinho. Isso justifica bastante a popularidade dos laranjinhas mundo afora! Seja um gato macho ou uma rara gata laranja, esses felinos se destacam e conquistam o coração de qualquer pessoa.