Mesmo que o cachorro não siga uma alimentação completamente natural, muitos vegetais podem complementar a dieta quando oferecidos como petiscos casuais. Mas você já se perguntou quais legumes pode dar para cachorro? Sim, não é porque é "saudável" que está liberado: existem alguns legumes e verduras que cachorro não pode comer. Eles podem causar desconforto e, muitas vezes, são até tóxicos. Para que os legumes ajudam na nutrição, é preciso que sejam oferecidos da forma correta: por isso, tutor, sempre vá atrás de informações sobre quais alimentos podem ser incluídos e quais estão proibidos. Veja abaixo 8 vegetais que cachorro não pode comer!
1) Cebola para cachorro? Em hipótese alguma
A cebola possui elementos que não fazem mal ao ser humano, mas que podem ser extremamente tóxicos para os pets. Uma dessas substâncias é o N-Propil, um dissulfato capaz de inibir algumas enzimas essenciais para o funcionamento do organismo e atacar os glóbulos vermelhos. O N-Propil transforma a hemoglobina em metaglobina. Em alta concentração, significa que pode levar à destruição dos glóbulos vermelhos, resultando em um caso grave de anemia hemolítica nos cães. Vale lembrar que a hemoglobina é a proteína responsável por transportar nutrientes e oxigênio pelo organismo. Por isso, sua perda impacta o funcionamento do corpo inteiro. Os sintomas mais comuns da intoxicação por cebola são vômito, urina avermelhada, diarreia, aumento do ritmo cardíaco e apatia.
2) O alho é da família da cebola e também é um alimento que não pode dar para cachorro
O alho é outro alimento que deve ser evitado. Em pequenas quantidades e com pouca frequência pode até trazer alguns benefícios, como redução do colesterol e desintoxicar o fígado, mas em grandes quantidades pode causar o mesmo problema da cebola. Os dois alimentos fazem parte da família Allium, assim como o alho poró e a cebolinha, e possuem alicina, uma outra substância que também causa a destruição da hemoglobina e facilita o desenvolvimento da anemia hemolítica. Os sintomas da intoxicação por alho são semelhantes aos causados pela cebola.
3) Não pode dar batata crua para cachorro por causa de substância tóxica
A batata crua para cachorro é proibida da dieta. O legume possui uma substância chamada solanina, que é eficaz principalmente para afastar insetos e parasitas. Para o cachorro, pode ser tóxica. Presente principalmente na batata-inglesa, afeta o sistema nervoso central e pode causar problemas gastrointestinais. Alguns sintomas são diarreia, náusea, vômito e até mesmo dificuldade para respirar. Porém, a batata é um dos legumes que pode dar para cachorro se for cozida ou assada! A batata-doce cozida, por exemplo, pode ser um ótimo petisco para o seu pet.
4) O feijão pode causar dores no estômago do cachorro
O feijão é uma das leguminosas que os cachorros podem comer quando bem preparado, mas é preciso ter bastante cuidado. O alimento tem uma substância chamada lectina que, se ingerida em grandes quantidades, causa náusea, vômito e dores no estômago. Além disso, o preparo do feijão não leve levar nenhum tipo de tempero. Portanto, se quiser dar feijão ao seu cachorro, prepare especialmente para ele, bem cozido, sem temperos e em quantidades pequenas.
5) A mandioca tem muito carboidrato e pode contribuir para obesidade canina
A mandioca em excesso leva a uma alta ingestão de carboidratos. Para seu cãozinho, isso pode resultar em problemas intestinais, como gases, diarreia e vômito. Além disso, contribui para a obesidade canina. Se cozida e em poucas quantidades, está permitido, mas jamais dê o alimento cru, pois é extremamente tóxico (a mandioca possui Ácido Cianídrico, que só perde seu efeito após o cozimento).
6) O milho enlatado ou na espiga afeta o intestino do cachorro
O milho é um dos legumes que cachorro pode comer se for bem preparado - cozido apenas em água, - mas jamais o dê na espiga. Os grãos podem fazer o cachorro engasgar, além de causar uma obstrução no intestino. Também não ofereça milho enlatado, pois possui muitos conservantes que fazem mal ao bichinho.
7) As folhas e caules de vegetais devem ser removidos antes de incluir na alimentação do cachorro
Ao oferecer legumes e verduras para cachorro, sempre tire as folhas e os caules. É o caso das folhas de cenoura ou brócolis, por exemplo. A ingestão dessas partes dos vegetais pode ser bastante prejudicial ao cachorro e causar danos no organismo.
8) Tomate para cachorro é proibido por causa da alta acidez
É melhor evitar dar tomate para cachorro. O alimento possui solanina - que é mais presente em tomates verdes -, por isso está totalmente proibido na dieta dos cães. O tomate também tem uma acidez que pode afetar o estômago do bichinho. A intoxicação por tomate pode levar o cachorro a ter problemas gastrointestinais, fraqueza e tremores. Além disso, as sementes podem fazer o cão engasgar e também causar dores intestinais.
Redação: Maria Luísa Pimenta