O miado de gato não é um simples barulhinho feito pelo bichano. Assim como os humanos se comunicam através da fala, os felinos usam a vocalização para expressar seus sentimentos. Por isso, existem vários tipos de miados de gato, cada um emitido em determinada situação. Muita gente acha que os barulhos são todos iguais, mas basta uma atenção especial para entender exatamente qual é o humor do animal apenas pelo som. O Patas da Casa te explica a seguir como o gatinho miando pode ajudar a adivinhar como um bichano está se sentindo!
Comunicação felina: miado de gato ajuda a entender as emoções do bichano
O miado de gato pode ter um som mais agudo, grave, prolongado, alto, baixinho e até mesmo parecer um choro. São muitas variedades que surgem em momentos específicos. É comum ver o gatinho miando de forma isolada em alguns momentos do dia, mas ao notar que houve alguma diferença no tom, é bom ficar atento. Pode ser algo positivo, como um gritinho de alegria, ou um indicativo de fome, por exemplo.
Vale ressaltar que até mesmo a ausência do gato miando é um sinal de mudança de humor. Se o seu pet tem o costume de miar bastante e, do nada, para com a vocalização, é bom ligar o alerta.
Miado de gato pode ajudar a entender se o gato está feliz
Nem sempre o gato feliz vai ficar miando (até porque às vezes ele está relaxado demais para isso). Porém, quando mia, costuma ser um som mais calminho e bem suave. Para muitas pessoas, parece até que o pet está conversando com você, de tão carinhoso que é o tom. O miado de gato feliz costuma aparecer acompanhado de outros comportamentos, como o ronronar e o 'amassar pãozinho'.
Miado de gato bravo é comum quando o pet se sente atacado e intimidado
Na contramão, temos o miado de gato bravo, que é o oposto do feliz. Quando o pet está mal-humorado, existem duas opções de vocalização. A primeira são os grunhidos ou rosnados, que podem ser mais longos ou mais curtos. Esse som de gato deixa claro que ele está irritado com alguma coisa e, dependendo do caso, pode até se tornar agressivo.
Por outro lado, temos o miado de gatos bravos que é mais estridente. Nesse caso, o som é agudo, intenso e longo, já que o pet quer deixar claro seu mau humor.
Quando quer chamar atenção, temos o gato miando muito alto
Não é raro ver o gato miando muito alto do nada dentro de casa. O barulho super estridente e contínuo pode até dar um susto e se tornar um grande incômodo. Quando isso acontece, o bichano está querendo chamar atenção para alguma necessidade. Pode ser fome, vontade de fazer xixi ou até mesmo o interesse em ganhar um carinho. É um tipo comum de miado de gato filhote, uma vez que nos primeiros meses de vida eles são mais dependentes e, assim, precisam de mais atenção.
Ao ouvir o som de gato chorando, é bom ficar alerta
Quando vemos gatos miando de forma incessante e com um tom mais agudo, é sinal de que o pet está chorando. Existem muitas causas para esse comportamento, desde fome até medo de fogos de artifício. Por mais que o barulho possa ser irritante, é importante entender que o humor do animal está sensibilizado naquele momento. Portanto, nada de gritos!
O ideal é entender o que está acontecendo e resolver a causa do problema. Vale ressaltar que esse também é um tipo bem comum de miado de gato filhote, pois os bichanos costumam chorar mais nessa fase da vida.
Miado de gato no cio tem um tom diferente
O miado de gato no cio é um dos mais fáceis de identificar. Se você tem uma fêmea não castrada e ela está emitindo um som agudo e bem melancólico (às vezes até chorando), ela está no cio. O som de gato macho não castrado no cio também é estridente e costuma ser uma resposta ao barulho da fêmea. Nesses casos, é importante ter cautela. O humor que vem atrelado ao miado de gato no cio costuma ser bem instável, principalmente nas fêmeas. Por isso, promova conforto e evite estresse ao animal.