Quem pensa que antipulgas para gatos só é preciso para aqueles que têm acesso à rua está muito enganado. Não é porque o felino fica o tempo inteiro dentro de casa que as pulgas não conseguem alcançá-lo. Existem diversas maneiras da contaminação ocorrer, então não descuide. Produtos como coleira antipulgas para gatos, pipetas, comprimidos, entre tantos outros, são necessários mesmo que seu bichinho não seja criado livre para dar voltinhas. Além disso, a limpeza do ambiente é fundamental para evitar pulgas no seu lar.
É possível que seu gato pegue pulga mesmo dentro de casa
As pulgas não voam, mas conseguem saltar até 30cm de altura e se aderem facilmente em várias superfícies. Além disso, após apenas 24h que ela se alimenta, pode colocar até 50 ovos de uma vez. Ou seja, basta uma única pulga dentro de casa que o estrago seja feito. Como seu ciclo de reprodução é extremamente rápido, em algumas semanas uma infestação gigante pode atingir o ambiente que o seu pet vive
Pulga em gatos: parasita pode entrar na sua casa pelas roupas e calçados
A forma mais fácil da pulga atingir seu gato dentro de casa é por meio da roupa e calçados do próprio tutor. Ela pode agarrar no tecido ou no sapato de alguém que, ao chegar, traz a pulga junto mesmo sem saber. Além disso, muitos gatinhos ficam próximos do cesto de roupas sujas, facilitando a aderência. Se o bichinho tem o costume de ficar perto da janela, ainda mais naquelas que possuem algum tipo de planta em volta, a chance de uma pulga pular no seu pelo também é grande. A própria ida rápida do pet ao veterinário já pode ser suficiente para uma pulguinha se aderir ao gato. Por isso, a prevenção é prevenção é fundamental!
Antipulgas para gatos: manter o ambiente limpo é fundamental
As pulgas são tão pequenas que é quase impossível perceber a presença delas no ambiente e alguns materiais de limpeza que usamos no dia a dia não conseguem eliminá-las 100%. Por isso, dê preferência a produtos específicos. É possível encontrar pesticidas e sprays antipulgas que ajudam a manter a limpeza em lojas pet shop - e que não são tóxicos para animais de estimação. Limpe principalmente os cantos em que seu gato costuma ficar mais, como tapetes e sofá. Além disso, evite entrar em casa com sapatos sujos da rua. Afinal, não adianta aplicar remédio no seu gato se o ambiente estiver contaminado.
Existem vários modelos diferentes de antipulgas para gatos
O melhor antipulgas para gatos vai depender do seu bichinho. Tem diversas opções no mercado e cada um se adequa e gosta mais de um tipo. O antipulgas em forma de comprimido é o mais comum. Bastante eficaz tanto para remover pulgas como para inibir sua reprodução, a maioria tem ação que dura por volta de 30 dias, mas pode variar de acordo com modelo e marca. Outro produto prático é a pipeta, que é aplicada no dorso da pele do pet e possui uma substância que mata as pulgas. Alguns modelos, inclusive, servem para eliminar as pulgas presentes no ambiente. O modelo em spray também é uma boa solução, além de shampoos e sabonetes específicos.
A coleira antipulga para gatos tem se tornado cada vez mais popular e é um ótimo investimento, além de durar por mais tempo - no mínimo dois meses. É colocada no pescoço do animal e possui uma substância que é liberada pelo corpo do bichinho aos poucos. Essa substância não causa nenhum mal ao gato, mas é tóxica para as pulgas e carrapatos. A coleira é mais cara, mas vale a pena por ser a mais duradoura dos modelos de antipulgas para gatos. Filhotes podem usar a partir dos seis meses e ela precisa ficar confortável no bichinho.
Vale lembrar que antes de escolher um antipulgas para gatos, converse com o veterinário, pois ele saberá indicar o melhor modelo para seu pet, de acordo com as características e histórico do animal.
Redação: Maria Luisa Pimenta