Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma função importantíssima na comunicação desses pets. Por isso, analisar o tom do miado, assim como a frequência e outros detalhes, são pontos fundamentais para tentar desvendar exatamente o que o bichano quer dizer com essa vocalização. Veja abaixo algumas dicas para entender melhor o seu amigo de quatro patas!
O miado de gato feliz é diferente dos miados de gato bravo
O miado de gato adulto pode ter diferentes sonoridades. No caso de um gato feliz que quer te cumprimentar ou até mesmo ‘conversar’ com você, o som é mais suave e carinhoso. É comum que essa vocalização venha acompanhada de uma postura relaxada e tranquila. Em alguns casos, o gato pode até se aproximar lentamente da pessoa, se esfregar nas suas pernas e amassar pãozinho.
Por outro lado, o miado de gato bravo é fácil de ser reconhecido. É um som alto, agudo e muito mais longo do que o normal. Muitas vezes o miado mistura rosnados e grunhidos, e pode vir acompanhado de uma postura de ataque.
Miados de gatinhos filhotes podem ter diferentes significados
O som de miado de gato pode mudar conforme a fase de vida do animal. Os filhotinhos, por exemplo, costumam ter um miado bem sutil e como ainda estão aprendendo a melhor forma de se comunicar, os miados podem significar várias coisas diferentes. Pode ser um miado de gato com fome, com frio, com saudades da mãe ou só de um gatinho que quer atenção. Em alguns casos, o barulho pode lembrar um choro. Sempre que ouvir o miado de gato filhote, é importante tentar identificar o motivo.
Os miados de gato no cio são estridentes e fáceis de reconhecer
Se você ainda não castrou seu gatinho, saiba que o miado de gato no cio é um som que pode ser bastante incômodo. Quando está no cio, a fêmea mia sem parar. É um tom bastante melancólico e estridente, que pode vir acompanhado de choro. O som é facilmente reconhecido tanto pelos tutores, quanto pelos gatos machos, que tentam ir em busca da gatinha. Durante o acasalamento de gatos, o barulho é ainda pior e pode ser ensurdecedor.
Miado de um gato triste ou com dor é alto e repetitivo
Ninguém gosta de ver um gato triste, com dor ou doente. Porém, às vezes acontece — e nessas horas os miados de gato são bem característicos. É um barulho alto, demorado e super repetitivo, totalmente diferente de um miado feliz e tranquilo do bichano. Por isso, se perceber que você tem um gato miando muito, é importante investigar: pode ser que ele esteja com algum problema de saúde (físico ou emocional).
Além do miado de gato, você deve prestar atenção na postura do pet
O miado de um gato realmente pode dizer muito sobre como o seu amigo de quatro patas se sente. Mas não basta somente ouvir o seu gatinho miando: é necessário que você também observe o comportamento geral do animal para ter uma comunicação mais eficiente com ele. O movimento das orelhas de gato, do rabo e até mesmo o olhar felino podem ajudar bastante a entender o que o seu amigo quer dizer.