A idade de cachorro diz bastante sobre o comportamento e cuidados que o animal precisa receber em cada fase da vida. Mas, além de ajudar a diferenciar o cachorro filhote do adulto e do idoso, pensar em “anos caninos” gera muita dúvida entre os pais de pet e amantes de cães. Afinal, a idade de cachorro para humano é bem diferente! Para entender melhor como calcular a idade dos cães na escala humana, confira o infográfico abaixo.
Idade de cachorro para humano é tabelada de acordo com o porte
Antigamente, acreditava-se que bastava acrescentar 7 anos para cada ano de vida dos cães para saber qual seria a idade “humana” deles. No entanto, de uns tempos para cá, foi descoberto que não é assim que funciona. Na verdade, o porte de cachorro influencia bastante na idade canina.
Os cachorros pequenos amadurecem mais rapidamente no primeiro ano de vida, mas, por outro lado, levam mais tempo para envelhecer e atingir a terceira idade. Inversamente, os cachorros grandes e gigantes demoram um pouco mais para atingir a maturidade — cerca de 18 meses a 2 anos —, porém envelhecem e se tornam idosos mais depressa.
É por isso que quantos anos vive um cachorro é outro fator que costuma variar bastante. Também é por causa disso que definir a idade de cachorro não segue a mesma lógica para todos os cães, e é preciso levar em consideração o porte do animal em primeiro lugar. Algumas das principais diferenças entre os diferentes portes de cachorro incluem o metabolismo e o tamanho do crânio e coração.
Como calcular idade de cachorro?
Conforme aponta a Associação Americana de Medicina Veterinária (AAMV), 1 ano de cachorro corresponde a 15 anos humanos. Já com dois anos de idade, o cão ganha mais 9 anos humanos, completando 24 anos. Depois disso, basta acrescentar mais 4 ou 5 anos a cada idade de cachorro. Essa lógica, porém, não engloba cachorros gigantes, que têm um amadurecimento diferente. Para entender melhor como funciona a idade de cachorro, tabela acima ajuda bastante!
Como saber a idade de um cachorro?
Para descobrir a idade de cachorro, o primeiro passo é avaliar o porte do animal. Se ainda for filhote, é possível tentar identificar isso por meio das patinhas dele. Patas de cachorro grandes significa que o animal ainda vai crescer bastante.
Outros aspectos que devem ser levados em consideração são o dente de cachorro, cor dos pelos e olhos. Os dentes de filhotes costumam ser bem branquinhos e afiados. Já os de cachorro adulto são mais amarelados e pode haver presença de tártaro. O dente de cachorro velho, por outro lado, tem muito acúmulo de tártaro e já está bem mais desgastado.
A coloração dos pelos também muda conforme a idade avança, adquirindo um aspecto mais esbranquiçado, e os olhos tendem a ficar mais embaçados. Tendo esse pequeno parâmetro da faixa etária do animal, é só consultar a tabela de idade de cachorro de acordo com o porte do pet.