A areia sílica para gatos é uma das várias alternativas de areia para cuidar das necessidades do seu amigo de quatro patas. Os gatos são animais naturalmente higiênicos e que prezam muito pela limpeza - e isso inclui na hora de fazer xixi ou cocô na caixa de areia. Por isso, limpar a caixinha e usar um tipo de areia apropriado para o pet faz toda a diferença nessas horas. Mas como saber se a areia de sílica para gatos é a opção certa para o seu amigo?
Para te ajudar a fazer a melhor escolha, o Patas da Casa reuniu as principais vantagens e desvantagens sobre o produto, além da melhor forma de usar a areia para gato sílica. Vem com a gente e descubra tudo sobre o que é areia de sílica!
Conheça 5 vantagens da areia para gato sílica
Se você está pensando em investir na areia sílica para gatos, não vai se arrepender. Esse é um dos materiais preferidos dos bichanos, e ainda por cima tem várias vantagens que facilitam não apenas a vida do seu amigo, mas a sua também! Veja abaixo porque esse tipo de areia é tão popular:
1) É uma areia com alto poder de absorção. Os cristais ou bolinhas de sílica são formados por um gel que tem uma rápida e potente absorção. Ou seja, assim que seu gatinho faz xixi, a areia para gato sílica é capaz de absorver o líquido todinho sem deixar rastros, e é como se a caixinha do pet estivesse limpa de novo.
2) A durabilidade da areia de sílica para gatos é bem alta. Por conta do seu alto poder absorvente, é possível utilizar os mesmos grãos de sílica por mais de duas semanas sem necessitar de substituição. O melhor de tudo é que seu pet consegue continuar usando a caixa de areia sem problemas!
3) O material é capaz de neutralizar os maus odores. Um dos maiores incômodos para os felinos é quando a caixa de areia está suja e com aquele cheirinho ruim de urina, mas isso não ocorre quando se trata da areia sílica para gatos, pois ela segura bem os odores.
4) É muito prático para quem tem a vida mais corrida. Se você não tem tempo hábil para limpar e efetuar a troca da areia de gato, essa é uma das melhores opções para você e para o seu amigo. Como a areia para gato sílica dura bastante tempo, o ideal é verificar as condições da caixinha a cada 2 ou 3 semanas.
5) Apesar de ser mais cara, vale o custo-benefício. Como você não precisará trocar a areia da caixa toda semana, acaba sendo um ótimo investimento. Mesmo que seja um pouquinho mais cara, a areia de sílica para gatos rende muito mais tempo do que as areias comuns.
Ponto negativo: a areia de sílica para gatos é prejudicial se for ingerida
Mesmo com todas as vantagens da areia sílica para gatos, nem tudo são flores. Ainda que seja muito útil e prático no dia a dia, o custo elevado do material é uma desvantagem para muitos tutores. Além disso, outro ponto importante que exige atenção é que a areia de sílica para gatos não pode, em hipótese alguma, ser ingerida pelos animais.
As substâncias presentes nesse tipo de areia são consideradas tóxicas para pets, por isso o tutor deve ficar de olho para que seu amiguinho não coma acidentalmente nenhum grãozinho. Ao sinal de um gato intoxicado, não deixe de levá-lo ao veterinário para uma avaliação.
O que é melhor sílica ou areia para gatos?
A sílica para gatos é a melhor opção de areia disponível porque, além de prática, ela tem maior durabilidade. Por isso, o custo-benefício acaba valendo muito mais a pena do que uma areia tradicional. Os cristais de sílica para gatos funcionam como um tipo de gel que absorve a urina e inibe o mau cheiro. Já outros tipos de areia de gato até podem neutralizar os odores e serem absorventes, mas exigem maior frequência de troca.
Saiba como usar a areia sílica para gatos
Utilizar a areia de sílica para gatos é muito simples: basta colocá-la na caixinha de areia do seu pet e verificar a cada 2 ou 3 semanas como anda a situação. Alguns tipos de areia costumam durar até 30 dias sem precisar de troca, ou seja, o mês inteiro! Mas atenção: mesmo que a areia sílica para gatos absorva bem o xixi dos felinos, é bom ter um cuidado especial com as fezes do seu amigo. O ideal é manter a limpeza da caixa e retirar os dejetos com uma pá com frequência para evitar o acúmulo na caixinha, que pode acabar desagradando o seu amigo.
Existem várias opções de grãos para você escolher, mas um dos preferidos dos tutores é a areia sílica fina para gatos, que também é chamada de areia micro sílica para gatos. O material é o mesmo, a diferença é que esse é um grão muito mais fino do que o tradicional, facilitando a limpeza do acessório.
Quanto tempo dura a sílica para gatos?
A areia de sílica para gatos pode durar cerca de 20 dias sem necessidade de troca. Em alguns casos, a duração do produto pode chegar até mesmo a um mês. No entanto, é bom observar o estado da caixinha regularmente para saber o momento certo da troca.
Quando trocar a areia de sílica?
O que indica a necessidade de troca da areia sílica é a coloração dos cristais. Se eles ficarem amarelados, é porque chegou a hora de substituir a sílica para gato por um novo pacote, renovando toda a caixinha.
Outras dúvidas frequentes sobre os tipos de areia para gatos
Qual é a melhor areia para gatos?
Com a areia sílica, gatos desfrutam de muitos benefícios e por isso essa costuma ser a melhor escolha de areia para gato. Ela tem um ótimo custo-benefício e os felinos costumam se adaptar muito bem. Também existem outras opções que costumam ser recomendadas além da sílica: gato pode usar granulados de madeira ou areias biodegradáveis.
Já as areias de argila não são as mais indicadas, embora sejam as mais econômicas. Por isso, na hora de decidir o que comprar antes de adotar um gato, não esqueça de pesquisar muito bem sobre os prós e contras de todas as opções!
Qual a areia de gato que não fede?
A areia para gato sílica é a que melhor neutraliza o mau cheiro do xixi de gato. Ela costuma ser, inclusive, a opção mais indicada para locais com pouca ventilação. Então para quem tem gatos em apartamento, a areia de sílica é a sugestão mais indicada de areia que não fede.
Publicado originalmente em: 06/12/2021
Atualizado em: 17/11/2023