Adoção animal

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

Publicado - 30 Outubro 2024 - 17h35

Atualizado - 30 Outubro 2024 - 18h07

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o apego que sentem pelos donos. Eles gostam de ficar na presença do tutor a maior parte do dia, segue ele por toda a casa e, se deixar, dorme coladinho na cama ao lado dele. No entanto, devido ao forte apego que sentem em relação aos tutores, essas raças de cachorro apresentam chances maiores de desenvolver a ansiedade de separação, um problema que pode trazer consequências para a saúde e o bem-estar do animal,  especialmente quando o tutor precisa se ausentar. Confira a seguir quais são as 7 raças de cachorro que normalmente são mais apegadas aos seus donos:

1) Golden Retriever

Golden Retriever deitado na poltrona
O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais populares no mundo

O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais adoradas e amadas no mundo todo. Quem já conviveu com esse cãozinho de pelos dourados e de sorriso cativante sabe que não faltam motivos para isso. Afinal, eles são gentis, dóceis, amigáveis e extremamente fiéis aos donos. Eles gostam de passar o tempo ao lado de humanos e é aquele cãozinho que faz de tudo para agradar o tutor. 

A grande questão do Golden Retriever é que se o tutor não tomar alguns cuidados em relação à socialização do pet, eles podem se apegar tanto aos donos a ponto de desenvolver a ansiedade de separação. Quando isso acontece, esses peludos tendem a apresentar comportamentos indesejados na ausência do tutor, como roer móveis, latir excessivamente e fazer xixi e cocô fora do lugar. Uma maneira de evitar que isso aconteça é gastando a energia inesgotável desse grandão antes de sair de casa, além de investir em muitos brinquedos para entreter o peludo em sua ausência.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Pug

Pug deitado embaixo de coberta
O Pug é uma das raças de cachorro mais carinhosas

No Brasil, uma das raças de cachorro mais populares é o Pug. Esse cachorro braquicefálico de focinho achatado é uma excelente companhia para tutores que buscam pets carinhosos. Ele tem um jeitinho dócil, calmo, amoroso e costuma ser bem apegado aos tutores. Ou seja, a convivência costuma ser bem agradável e tranquila. No entanto, como todas as raças de cachorro que são apegadas, o Pug também pode desenvolver a ansiedade de separação, especialmente se o tutor não tomar cuidado com práticas que podem desencadear esse transtorno. Para evitar que esse peludo sofra com a ansiedade, é importante que a família proporcione momentos divertidos e estimulantes para o peludo em sua ausência. Isso pode ser feito com brinquedos interativos para cachorro.

3) Beagle

Beagle deitado no chão de casa
Uma das raças de cachorro mais bagunceiras é o Beagle

Conhecido por ser uma das raças de cachorro mais bagunceiras, não é nada fácil controlar a energia do Beagle no dia a dia. Eles são brincalhões, extrovertidos, carinhosos e adoram curtir um tempo na companhia da família. O único ponto negativo da raça é que eles podem sofrer com a ansiedade de separação, especialmente se ele não for devidamente socializado na infância. O forte apego pelo tutor aliado ao excesso de energia do Beagle é um combo que tem tudo para dar um trabalho: na ausência do tutor, esses cães podem latir excessivamente e ser bastante destrutivos como forma de reivindicar a solidão canina. Por isso, se você tem o hábito de ficar muito tempo fora de casa, talvez o Beagle não faça parte das raças de cachorro indicadas para você.

4) Yorkshire

Yorkshire deitado no sofá
O Yorkshire é uma das raças de cachorro mais populares no Brasil

O Yorkshire é uma das raças de cachorro que consegue ganhar o coração de qualquer um. Eles são pequenos, espertos, brincalhões e super confiantes, e a relação com um cãozinho dessa raça tende a ser bem tranquila. Por outro lado, o Yorkshire é um cão que se apega facilmente à família humana. Eles gostam de estar sempre em companhia e não medem esforços para proteger as pessoas que amam. Devido essa lealdade e apego, os tutores de cães dessa raça precisam ficar atentos aos períodos em que o pet fica sozinho, pois o Yorkshire tende a desenvolver ansiedade de separação quando ficam muito tempo sem companhia humana.

5) Maltês

Maltês sentado no chão de casa
O Maltês é uma das raças de cachorro mais divertidas e brincalhonas

De pelos branquinhos e porte pequeno, o Maltês encanta todos por onde passa. Essa é uma das raças de cachorro mais divertidas que você vai encontrar por aí. Eles adoram ser o centro das atenções, gostam de receber carinho, brincar e curtir a companhia do tutor. No entanto, diferente de outras raças de cachorro mais independentes, o Maltês apresenta uma necessidade maior em interagir com os humanos no dia a dia. Quando eles não recebem essa atenção que precisam, eles podem desenvolver a ansiedade de separação de cachorro.

6) Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel brincando em cima de tapete
O Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças de cachorro que sofrem com a solidão

O Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças de cachorro mais encantadoras que existem. Esses pequenos de rostinho simpático são ótimos cães de companhia e são capazes de criar uma relação fortíssima com o tutor. Eles são curiosos, brincalhões, inteligentes, dóceis, gentis e cheios de energia, então pode ter certeza que não vai faltar diversão na sua casa. Porém, uma atenção que os tutores do Cavalier King Charles Spaniel precisam tomar é em relação à ansiedade. Como eles se apegam muito fácil aos donos, eles podem sofrer mais do que outras raças de cachorro na ausência da família. Para evitar que isso aconteça, uma dica é passear com cachorro antes de deixá-lo sozinho em casa. Dessa forma, ele vai ficar mais cansado e tende a sofrer menos com a ‘solidão’.

7) Bichon Frisé

Bichon Frisé deitado no sofá
Uma das raças de cachorro mais fofas que você vai encontrar é o Bichon Frisé

O Bichon Frisé faz parte das raças de cachorro com a pelagem toda branquinha que é um verdadeiro charme. Se você olhar bem, esse peludo parece até uma bolinha de algodão devido a textura macia da pelagem. Quanto ao temperamento da raça, o Bichon Frisé é cheio de qualidades: ele é um cãozinho tranquilo, dócil e bem alegre no dia a dia. Mas esse peludo se joga de cabeça nas relações com a família, então tende a criar um forte apego emocional pelos humanos. Isso pode acabar desencadeando a ansiedade de separação no pet e todas as consequências relacionadas a esse transtorno. 

Cachorro

Esse é o maior erro que as pessoas cometem na hora de ensinar o cachorro a usar o tapetinho, mas é fácil de resolver

Uma das situações mais frustrantes é gastar tempo e esforço tentando ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo, e do...

Cachorro

Nem banana, nem maçã: a fruta que mais oferece benefícios nutricionais pro seu cachorro é uma queridinha dos brasileiros

Apesar da ração ser o principal alimento e fonte de nutrição da dieta canina, as frutas para cachorro também oferecem uma série de b...

Cachorro

Mãe escuta seu bebê dando gargalhadas, corre pra ver e se depara com a cena mais linda do mundo

A relação entre cachorros e crianças é cheia de surpresas, com momentos simples se transformando em momentos inesquecíveis na vida d...

Cachorro

Seu cachorro se comunica com várias partes do corpo e às vezes você nem percebe: 5 segredos da linguagem corporal canina

Entender os cães pode parecer uma tarefa desafiadora, mas é muito mais simples do que você imagina. Inclusive, sabia que o seu cacho...

Cachorro

Esse é o maior erro que as pessoas cometem na hora de ensinar o cachorro a usar o tapetinho, mas é fácil de resolver

Uma das situações mais frustrantes é gastar tempo e esforço tentando ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo, e do...

Cachorro

Nem banana, nem maçã: a fruta que mais oferece benefícios nutricionais pro seu cachorro é uma queridinha dos brasileiros

Apesar da ração ser o principal alimento e fonte de nutrição da dieta canina, as frutas para cachorro também oferecem uma série de b...

Cuidados

Aprenda como montar uma árvore de Natal à prova de gatos com esse passo a passo de especialistas

A época de montar a árvore de Natal chegou, e esse é um período que sempre traz um grande desafio para os gateiros de plantão: saber...

Cachorro

Mãe escuta seu bebê dando gargalhadas, corre pra ver e se depara com a cena mais linda do mundo

A relação entre cachorros e crianças é cheia de surpresas, com momentos simples se transformando em momentos inesquecíveis na vida d...

Ver todas