A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o apego que sentem pelos donos. Eles gostam de ficar na presença do tutor a maior parte do dia, segue ele por toda a casa e, se deixar, dorme coladinho na cama ao lado dele. No entanto, devido ao forte apego que sentem em relação aos tutores, essas raças de cachorro apresentam chances maiores de desenvolver a ansiedade de separação, um problema que pode trazer consequências para a saúde e o bem-estar do animal, especialmente quando o tutor precisa se ausentar. Confira a seguir quais são as 7 raças de cachorro que normalmente são mais apegadas aos seus donos:
1) Golden Retriever
O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais adoradas e amadas no mundo todo. Quem já conviveu com esse cãozinho de pelos dourados e de sorriso cativante sabe que não faltam motivos para isso. Afinal, eles são gentis, dóceis, amigáveis e extremamente fiéis aos donos. Eles gostam de passar o tempo ao lado de humanos e é aquele cãozinho que faz de tudo para agradar o tutor.
A grande questão do Golden Retriever é que se o tutor não tomar alguns cuidados em relação à socialização do pet, eles podem se apegar tanto aos donos a ponto de desenvolver a ansiedade de separação. Quando isso acontece, esses peludos tendem a apresentar comportamentos indesejados na ausência do tutor, como roer móveis, latir excessivamente e fazer xixi e cocô fora do lugar. Uma maneira de evitar que isso aconteça é gastando a energia inesgotável desse grandão antes de sair de casa, além de investir em muitos brinquedos para entreter o peludo em sua ausência.
2) Pug
No Brasil, uma das raças de cachorro mais populares é o Pug. Esse cachorro braquicefálico de focinho achatado é uma excelente companhia para tutores que buscam pets carinhosos. Ele tem um jeitinho dócil, calmo, amoroso e costuma ser bem apegado aos tutores. Ou seja, a convivência costuma ser bem agradável e tranquila. No entanto, como todas as raças de cachorro que são apegadas, o Pug também pode desenvolver a ansiedade de separação, especialmente se o tutor não tomar cuidado com práticas que podem desencadear esse transtorno. Para evitar que esse peludo sofra com a ansiedade, é importante que a família proporcione momentos divertidos e estimulantes para o peludo em sua ausência. Isso pode ser feito com brinquedos interativos para cachorro.
3) Beagle
Conhecido por ser uma das raças de cachorro mais bagunceiras, não é nada fácil controlar a energia do Beagle no dia a dia. Eles são brincalhões, extrovertidos, carinhosos e adoram curtir um tempo na companhia da família. O único ponto negativo da raça é que eles podem sofrer com a ansiedade de separação, especialmente se ele não for devidamente socializado na infância. O forte apego pelo tutor aliado ao excesso de energia do Beagle é um combo que tem tudo para dar um trabalho: na ausência do tutor, esses cães podem latir excessivamente e ser bastante destrutivos como forma de reivindicar a solidão canina. Por isso, se você tem o hábito de ficar muito tempo fora de casa, talvez o Beagle não faça parte das raças de cachorro indicadas para você.
4) Yorkshire
O Yorkshire é uma das raças de cachorro que consegue ganhar o coração de qualquer um. Eles são pequenos, espertos, brincalhões e super confiantes, e a relação com um cãozinho dessa raça tende a ser bem tranquila. Por outro lado, o Yorkshire é um cão que se apega facilmente à família humana. Eles gostam de estar sempre em companhia e não medem esforços para proteger as pessoas que amam. Devido essa lealdade e apego, os tutores de cães dessa raça precisam ficar atentos aos períodos em que o pet fica sozinho, pois o Yorkshire tende a desenvolver ansiedade de separação quando ficam muito tempo sem companhia humana.
5) Maltês
De pelos branquinhos e porte pequeno, o Maltês encanta todos por onde passa. Essa é uma das raças de cachorro mais divertidas que você vai encontrar por aí. Eles adoram ser o centro das atenções, gostam de receber carinho, brincar e curtir a companhia do tutor. No entanto, diferente de outras raças de cachorro mais independentes, o Maltês apresenta uma necessidade maior em interagir com os humanos no dia a dia. Quando eles não recebem essa atenção que precisam, eles podem desenvolver a ansiedade de separação de cachorro.
6) Cavalier King Charles Spaniel
O Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças de cachorro mais encantadoras que existem. Esses pequenos de rostinho simpático são ótimos cães de companhia e são capazes de criar uma relação fortíssima com o tutor. Eles são curiosos, brincalhões, inteligentes, dóceis, gentis e cheios de energia, então pode ter certeza que não vai faltar diversão na sua casa. Porém, uma atenção que os tutores do Cavalier King Charles Spaniel precisam tomar é em relação à ansiedade. Como eles se apegam muito fácil aos donos, eles podem sofrer mais do que outras raças de cachorro na ausência da família. Para evitar que isso aconteça, uma dica é passear com cachorro antes de deixá-lo sozinho em casa. Dessa forma, ele vai ficar mais cansado e tende a sofrer menos com a ‘solidão’.
7) Bichon Frisé
O Bichon Frisé faz parte das raças de cachorro com a pelagem toda branquinha que é um verdadeiro charme. Se você olhar bem, esse peludo parece até uma bolinha de algodão devido a textura macia da pelagem. Quanto ao temperamento da raça, o Bichon Frisé é cheio de qualidades: ele é um cãozinho tranquilo, dócil e bem alegre no dia a dia. Mas esse peludo se joga de cabeça nas relações com a família, então tende a criar um forte apego emocional pelos humanos. Isso pode acabar desencadeando a ansiedade de separação no pet e todas as consequências relacionadas a esse transtorno.