Cachorro

As 8 raças de cachorro mais medrosas: eles precisam de um pouco mais de cuidado na socialização

Publicado - 01 Novembro 2024 - 13h14

Atualizado - 01 Novembro 2024 - 15h57

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Assim como alguns seres humanos podem ser mais corajosos, existem raças de cachorro que são naturalmente mais sensíveis e medrosas do que outras. Sons altos, pessoas estranhas, mudanças drásticas e até objetos desconhecidos podem ser o suficiente para deixar o cachorro com medo e assustado. Esse traço, apesar de algumas pessoas acharem ‘fofo’, não é nada saudável para o pet, pois pode trazer consequências negativas para a saúde emocional e física dele. Por isso, esses cães precisam de uma atenção especial durante o processo de socialização.

Cães mais medrosos, quando bem socializados, tendem a ganhar confiança. Para essas raças, a socialização é imprescindível, pois ajuda a reduzir o medo e permite que o pet fique mais relaxado nas mais diferentes situações, Com isso, eles acabam vivendo com mais tranquilidade e se sentem mais felizes. Curioso para saber que raças são essas? Confira quais são as 8 raças de cachorro mais medrosas e veja como a socialização pode ajudar esses peludos a ganharem mais confiança.

1) Chihuahua

Chihuahua em cima da cama
O Chihuahua é uma das raças de cachorro mais medrosas

Considerado o menor cachorro do mundo, o Chihuahua é conhecido pela valentia e pelo forte instinto de proteção. Ou seja, eles não vão medir esforços para proteger aqueles que amam, e podem até partir para cima de cães muito maiores do que eles. Contudo, apesar da coragem, o Chihuahua pode se assustar facilmente quando escuta barulhos muito altos ou toma bronca dos tutores. E para piorar, eles tendem a ser um pouco agressivos quando isso acontece, como forma de proteger a si mesmo. Para que eles saibam lidar melhor com os sons que os cachorros odeiam, é importante que eles sejam socializados desde cedo. Assim, eles vão se acostumar com as mais diversas situações que possam envolver barulhos altos.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Galgo Inglês

galgo inglês ao ar livre
O cachorro mais rápido do mundo também é medroso

Considerado o cachorro mais rápido do mundo, o Galgo Inglês também é um cãozinho bem medroso. Ou seja, parece que nem essa velocidade toda é capaz de fazer o Galgo fugir dos seus próprios medos. Mas por que será que ele faz parte das raças de cachorro que são medrosas? O Galgo Inglês foi criado originalmente para caçar lebres e ser velocista, mas parece que a raça não conseguiu se adaptar muito bem à vida doméstica, o que torna a socialização fundamental. É esse processo que vai permitir que o Galgo desenvolva confiança e saiba lidar com diferentes pessoas e situações.

3) Shar Pei

Shar pei deitado
O Shar Pei é um cão naturalmente desconfiado

Com o corpo cheio de dobrinhas, o Shar Pei é uma verdadeira fofura. Ele faz parte das raças de cachorro que foram criadas para proteger propriedades, então é natural que ele seja um pouco mais desconfiado com pessoas estranhas. No entanto, essa desconfiança muitas vezes acaba se transformando em medo. Por isso, quando se sentem ameaçados, eles podem reagir agressivamente. Para evitar esse sentimento, a socialização com pessoas de fora do círculo familiar é fundamental. É isso que vai equilibrar essa desconfiança que o Shar pei sente e vai permitir que ele se sinta mais confortável em novos ambientes.

4) Dálmata

Dálmatas dentro de caçamba
O Dálmata é uma das raças de cachorro que não se dá bem com desconhecidos

Apesar de fazer parte das raças de cachorro de porte grande, o Dálmata só tem tamanho. Ele geralmente é um cão sociável e energético, mas pode se mostrar cauteloso em locais com muito movimento ou perto de pessoas e crianças desconhecidas. Para que eles se sintam mais confiantes ao lado de pessoas desconhecidas, a socialização é fundamental. É importante que ele seja apresentado ainda quando filhote a diferentes pessoas, para que se sinta mais relaxado e aprenda a interagir de forma mais amigável.

5) Pastor-de-shetland

Pastor-de-shetland deitado em cima de pedra ao ar livre
Pastor-de-shetland é um cachorro parecido com o Collie, mas menor

O Pastor-de-shetland é uma das raças de cachorro muito confundidas com outros cães, como o Collie. O Pastor-de-shetland é um cãozinho bem sensível que aprecia ambientes calmos e silenciosos. Ele é dócil, amoroso e apesar de parecer se dar bem com todo mundo, ele se sente um pouco inseguro ao lado de pessoas desconhecidas e situações novas. Para que não sinta medo diante dessas situações, ele precisa ser socializado e apresentado a diferentes contextos. Dessa forma, ele vai se sentir menos retraído e mais confiante para se relacionar com outras pessoas.

6) Collie 

Collie ao a rlivre
O Collie é uma das raças de cachorro comparadas com o Border Collie

O Collie é uma das raças de cachorro que é confundida com o Border Collie, além do Pastor-de-shetland mencionado anteriormente. Esse belo cão de pelagem fofinha pode parecer ser corajoso, mas ele é bastante sensível a sons altos. Eles detestam fogos de artifício e todo tipo de barulho. Para acostumá-lo a situações como essa, é importante que ele seja apresentado gradualmente a diferentes barulhos, como o aspirador de pó, ainda filhotes.

7) Whippet

Whippet deitado no sofá
O Whippet possui a audição muito sensível

O Whippet é como se fosse o primo distante do Galgo Inglês, e assim como seus ‘primos’ caninos, a velocidade não faz dele um cão corajoso. Na verdade, ele faz parte das raças de cachorro mais medrosas de todas, principalmente com barulhos altos. A audição canina desse peludo é extremamente sensível, então eles se assustam facilmente com qualquer barulhinho mais alto. Para evitar esse medo na vida do Whippet, é importante que ele seja inserido em ambientes com sons variados de maneira gradual.

8) Corgi

Corgi ao ar livre
O Corgi se assusta facilmente

Considerada uma das raças de cachorro mais populares do mundo por já ter pertencido à Rainha Elizabeth, o Corgi também pode ser bem medrosinho. Apesar de serem cães alertas e espertos, o Corgi pode se assustar facilmente nas mais diversas situações: seja um barulho alto, a aproximação inesperada de alguém ou situações que não estejam acostumados. Essa sensibilidade exige uma socialização contínua, que deve incluir contato com pessoas e com ambientes diversificados. Se a socialização for feita adequadamente, esses cães vão se sentir muito mais à vontade em situações que deixariam eles ansiosos. 

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Cachorro

O que passa na cabeça do seu cachorro quando ele te dá lambeijos?

O cachorro lambendo o dono é uma cena muito comum na vida de quem tem um pet desses em casa. Mas você já se perguntou o que sig...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas