Dar banho em cachorro é uma tarefa delicada, tanto no aspecto comportamental, para não traumatizar ou estressar o pet, mas também para evitar problemas que afetam a saúde. O ouvido do cachorro é a parte que merece mais atenção. Qualquer corpo estranho, incluindo a água em excesso, pode desencadear um quadro de otite canina. Para evitar isso, é bem comum o uso de algodão para proteger o canal auditivo. Mas você sabia que nem sempre ele é eficaz? Alguns veterinários, inclusive, até recomendam não usar o algodão durante o banho de cachorro. Veja mais a seguir.
Como dar banho em cachorro protegendo o ouvido do pet?
A dúvida sobre usar algodão no ouvido de cachorro ou não é válida. Mas não é qualquer algodão que pode ser utilizado para essa função. Existem dois tipos: o hidrófilo e o hidrófobo. Normalmente o primeiro é o mais utilizado pelos humanos e mais fácil de encontrar. Porém, esse tende a acumular água, em vez de evitar que o líquido entre no canal, e essa umidade é prejudicial. Já o algodão hidrófobo possui fibras que não absorvem líquidos e protege melhor os ouvidos do cachorro. Ele funciona como um algodão impermeável mesmo.
Outra possibilidade disseminada pela internet é aplicar óleo corporal no algodão antes de inserir no ouvido do pet, já que o óleo tende a repelir a umidade. Pode até funcionar nos humanos, mas não é recomendado em pets. Isso porque o produto pode provocar alguma reação alérgica, que pode até mesmo afetar a audição canina.
Além disso, outra atenção é com o formato do algodão. Opte por chumaços grandes, longos e cilíndricos. Não se preocupe em encaixar com perfeição. O volume de água será mínimo e o cachorro tem o impulso de chacoalhar a cabeça após o banho, para remover qualquer resíduo. Mesmo assim, o ideal é evitar ao máximo que entre água no ouvido do pet e ter muito cuidado durante o banho.
Como evitar a entrada de água no ouvido durante o banho em cachorro?
Existem vários cuidados de cachorro durante o banho. É preciso estar atento aos produtos adequados, além do cuidado com a temperatura da água, que deve ser morna. E para não entrar água no ouvido do cachorro, é importante não jogar a água diretamente na cabeça do pet. Não é recomendado, por exemplo, colocar o cachorro debaixo do chuveiro. O ideal é usar uma mangueirinha ou mesmo aparar a água com um pote e jogar no corpo do animal com cuidado.
O começo do banho também pede muita calma e paciência do tutor. Se o pet se assustar ou se sentir incomodado, ele terá o impulso de fugir dali (o que aumenta o risco de entrar água onde não deve). Portanto, prefira começar do pescoço para baixo, até o cão se acostumar. Também é interessante ficar de olho no algodão, que pode sair do lugar ou do ouvido. Para retirar a proteção, use os dedos imitando uma pinça e seque bem a região para evitar qualquer resquício de água.
Água dentro do canal auditivo do cachorro pode causar otite e outras infecções
Para ter certeza de que não entrou água, faça a limpeza da região após o banho com um produto para limpar o ouvido do cachorro. A maioria costuma ser em gotas e a higiene é feita com um algodão comum (hidrófilo) após a aplicação. Tenha muito cuidado em limpar todas as dobras e remover a sujeira em excesso. Se entrar muita água, pegue um algodão absorvente ou um pano bem fino e coloque no ouvido do cão com o auxílio dos dedos, então faça movimentos leves para secar bem a região.
Em caso de água no ouvido, o cachorro pode desenvolver uma otite canina. Os principais sintomas são a cera preta no ouvido do cachorro ou cera em excesso, mau cheiro, vermelhidão, além do cachorro com dor de ouvido. Os sintomas comportamentais são coceira excessiva e balançar de cabeça. Para saber se o cachorro está com dor, observe esses detalhes.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes