Você conhece o Bobtail Japonês? Apesar do nome sugerir que essa é uma raça japonesa, o gatinho, na verdade, é originário da China e foi dado de presente a um imperador japonês no século XII. De lá para cá, o gato com rabo curto passou a ser visto como símbolo de sorte e prosperidade e passou a carregar o nome de Bobtail Japonês. A raça de porte médio desperta muita curiosidade e é repleta de atributos que todos buscam em um felino: são leais, inteligentes e muito comunicativos.
Para quem nunca ouviu falar do gato Bobtail, o Patas da Casa ajuda! Preparamos um infográfico com todas as principais informações sobre os bichanos desta raça. Veja a seguir e se apaixone!
Bobtail Japonês é conhecido por ser um gato de rabo curto
Uma das características mais peculiares no Bobtail é a ausência de uma cauda comprida, típica dos felinos domésticos. Ou seja, ele é um gato com rabo curto, assim como o gato Manx e o Bobtail Americano. Fora isso, o que você precisa saber é que esses bichanos têm um porte médio e tamanho bem compacto: medem em torno de 23 centímetros e pesam até 5 kg.
A pelagem dos pets é outro ponto que chama a atenção: o Bobtail Japonês pode apresentar dois tipos de pelos, longos ou curtos. Apesar disso, a raça não costuma soltar tanto pelo. A variedade de cor do gato é bem ampla: branco, preto, vermelho, marrom, azul, creme, mi-kê e gato escaminha são as possibilidades. O padrão mi-kê se refere a um gato tricolor com uma mistura de preto, vermelho e branco.
O gato Bobtail é muito inteligente, brincalhão e ativo
Inteligência é uma ótima palavra para definir o comportamento de um Bobtail Japonês. Esses bichanos são super curiosos, exploradores e amam ser desafiados. Além disso, têm uma incrível capacidade de adaptação. Isso quer dizer que, ao contrário da maioria dos felinos que não suporta mudanças e se apega a rotina, o Bobtail Japonês consegue lidar melhor com as adversidades do dia a dia.
Esses felinos também são muito brincalhões e ativos. Eles são cheios de energia, gostam de caçar como ninguém e a gatificação do ambiente ajuda a estimular esse lado deles, incentivando-os a se exercitarem. Algumas brincadeiras ao lado do tutor também são bem-vindas. A varinha para gatos, bem como algumas sessões de adestramento felino, estreitam ainda mais os laços entre o pet e a família.
Para completar, o gato Bobtail é muito sociável. Ele se dá bem com todos e não é aquele animal que tem um comportamento mais reservado na frente das visitas. Pelo contrário, ele é muito comunicativo e adora fazer novas amizades, por isso se prepare para os miados de gato sempre que ele quiser conversar e interagir com você.
Cuidados com a saúde, higiene e rotina do Bobtail Japonês
Para quem pensa em ter um gato Bobtail Japonês, uma boa notícia: a raça costuma ser bem saudável e não apresenta predisposição genética para nenhuma doença específica. No entanto, são felinos que têm certa tendência à obesidade, principalmente se não houver cuidado com a quantidade de ração oferecida e com a qualidade da ração. O ideal é sempre optar por uma ração para gatos do tipo premium ou super premium e que seja adequada à faixa etária do animal.
Em relação à higiene, o Bobtail Japonês não precisa tomar banho. Ele é capaz de cuidar da própria limpeza. No entanto, escovações semanais dos pelos são necessárias para remover o acúmulo de pelos mortos e evitar a formação do tricobezoar. Além disso, escovar os dentes, limpar os ouvidos e aparar as garras do pet também são cuidados bem-vindos.
Quanto custa um gato Bobtail?
Para quem deseja adquirir um gato de raça com segurança e está se perguntando o preço do gato de rabo curto, a resposta é bem variada. É possível encontrar exemplares de Bobtail Japonês a partir de R$ 1.000, sendo que o valor máximo costuma ser em torno de R$ 7.000. O sexo do animal, bem como as cores dos pelos e linhagem genética, são fatores que influenciam no valor final. Na hora da compra, não esqueça de verificar se o gatil escolhido é de confiança.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes