Adoção animal

Bobtail Americano: conheça a raça de gato com cauda curta

Publicado - 22 Março 2022 - 17h33

Atualizado - 15 Janeiro 2025 - 15h46

O Bobtail Americano é uma raça relativamente recente parecida com o Bobtail Japonês, principalmente porque ambos têm uma característica bem peculiar em comum: eles são gatos com rabo curto. Porém, mesmo com uma aparência parecida, cada raça carrega traços físicos e comportamentais distintos. O American Bobtail é uma raça de gato com personalidade inteligente, brincalhona e muito gentil. Além do mais, ele é um daqueles gatos que amam carinho!

Logo, não é uma grande surpresa que tantos gateiros sejam apaixonados por essa raça. Para quem procura um gato dócil, afetuoso e que seja um grande companheiro para todos os momentos, o Bobtail Americano é a escolha certa! Saiba tudo sobre o bichano a seguir.

Raio-X do gato Bobtail Americano

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: curta ou semi-longa, dupla e densa
  • Cores: todas as cores são aceitas
  • Personalidade: dócil, carinhoso, sociável, inteligente e brincalhão
  • Nível de energia: moderado
  • Expectativa de vida: de 13 a 15 anos

Conheça a origem do Bobtail Americano

Como o próprio nome já sugere, essa é uma versão do Bobtail que surgiu nos Estados Unidos e que muitos acreditam que seja descendente direta do Japonês. Mas, apesar da semelhança física com o Bobtail Japonês, não se engane: não há nenhuma evidência de que o American Bobtail tenha relação genética com o animal de origem asiática (embora muitos desconfiem disso).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A história da raça é a seguinte: um casal americano - John e Brenda Sanders - adotou um gato de rabo curto enquanto visitava o Arizona que aparentava estar perdido. O bichano foi apelidado de Yodie, e se mudou com o casal para o estado de Iowa. 

Lá, o animal acabou cruzando com uma gatinha siamesa chamada Mishi que já morava com John e Brenda. O resultado desse cruzamento foi um filhote de gato com cauda curta, e foi aí que eles perceberam que o tamanho compacto do rabo era de origem genética, e não algo causado por um acidente.

Logo depois, cruzamentos com o gato Himalaia e o Birmanês aconteceram, possibilitando novas cores e pelagens. Em 1989, a associação americana TICA - The International Cat Association - reconheceu o Bobtail Americano como uma raça oficial

American Bobtail: gato de rabo curto tem características físicas variadas

Quando pensamos nessa raça de gato, rabo curto é a primeira coisa que passa pela nossa cabeça. Mas acredite: o Bobtail Americano não é só isso. Na verdade, esse é um gatinho com características bem diversificadas, mas que não deixam de ser marcantes. 

Ele tem um corpo musculoso e robusto em formato longo e retangular, com um porte que pode variar entre médio e grande. Dessa forma, o peso do gato também é variado: o Bobtail Americano pesa entre 3 e 9 kg (dependendo do seu tamanho).

A pelagem é outro aspecto que chama atenção, mas não segue um padrão único. A raça pode ter pelos mais curtos (American Bobtail Shorthair) ou semi-longos (American Bobtail Longhair). Nesse segundo caso, os pelos costumam ser duplos e densos, sendo mais compridos no pescoço e na cauda. Independentemente da versão escolhida, é importante ter em mente que é necessário ter uma rotina de cuidados com a pelagem do pet. Todas as cores do gato são aceitas nessa raça.

Apesar de alguns chamarem o Bobtail de “gato sem rabo”, é bom frisar que o bichano tem sim um pequeno rabinho, ainda que seu tamanho seja reduzido. No geral, a vértebra costuma ter, no mínimo, 3 cm.

Gato sem rabo: o American Bobtail tem uma pequena extensão de cauda, mas que às vezes passa despercebidaO Bobtail Americano de pelagem semi-longa é um dos mais popularesOutra possibilidade é o Bobtail com pelos curtos e densosBobtail Americano é uma raça em que todas as cores são aceitasO gato com rabo curto é cheio de energia, muito sociável e dá aulas de gentileza

Como é a personalidade do gato com cauda curta?

Doçura, fidelidade, inteligência e apego são as palavras que melhor descrevem o Bobtail Americano. A raça contraria todo aquele estereótipo de que felinos são indiferentes, frios e distantes, e mostra que esses animais têm muito para nos oferecer. O Bobtail, em particular, é uma raça de fácil convivência, sendo sempre muito bem-humorado, brincalhão e sociável.

Ele se dá bem com todo tipo de gente, até mesmo com crianças e outros pets. Além do mais, tem uma inteligência que se destaca, principalmente na questão de adaptabilidade. Todos sabem que os gatos gostam de ter uma rotina estabelecida e têm certa dificuldade em encarar mudanças, mas o American Bobtail consegue se adaptar muito bem às adversidades do dia a dia. A raça, inclusive, é uma ótima companheira para viagens.

Apegado com os humanos, o Bobtail Americano gosta de estar sempre perto de quem ele ama, e por isso o gato segue os donos pela casa o tempo todo. Além disso, essa é uma raça super carinhosa e meiguinha que não dispensa uma boa carícia. Por outro lado, o Bobtail também ama brincar e se diverte caçando presas, então é importante estimulá-lo com brincadeiras que afloram seus instintos felinos

4 curiosidades sobre o Bobtail Americano

1) Essa é uma das poucas raças de gato de rabo curto, mas não a única. Além do American Bobtail, também existe o Bobtail Japonês.

2) Por ter uma personalidade extremamente dócil, essa é uma das raças preferidas para atuar como terapeuta na TAA (terapia assistida por animais).

3) O gato Bobtail Americano se adapta muito bem a diferentes situações e adora acompanhar a família em viagens e outros passeios. Sim, viajar com gato dessa raça é possível!

4) Por ser muito sociável e meigo, o American Bobtail foi apelidado como o “Golden Retriever do universo felino”.

Bobtail Americano bebê: como cuidar e o que esperar do bichano?

Quando filhote, o Bobtail Americano consegue ser ainda mais fofo! Ele exala gentileza e calmaria, mas também é muito espertinho e mostra o quanto é inteligente desde cedo. Para aproveitar esse lado sagaz da raça, essa fase inicial é um bom momento para tentar ensinar alguns truques e comandos para o bichano (e ele vai adorar!). É isso mesmo: é possível adestrar gato, e algumas raças - como o Bobtail - são ótimas para aprender.

Antes de levar um Bobtail Americano bebê na sua casa, não esqueça de adaptar o ambiente para a chegada do novo hóspede. Uma das primeiras coisas a se fazer é colocar telas de proteção na janela para evitar fugas e acidentes. Também é importante comprar tudo aquilo que é importante para cuidar do gatinho: ração, pote de ração, uma cama para ele dormir, brinquedos de gato, fonte de água e produtos de higiene pet.

bobtail americano deitado
O Bobtail pode ter duas variações de pelagem: o American Bobtail Longhair e o Shorthair

Saiba quais são os principais cuidados com a rotina Bobtail

  • Escovação dos pelos: o recomendado é escovar os pelos do gato Bobtail Americano pelo menos duas vezes por semana. No caso do American Bobtail Longhair, essa frequência é maior. Também é importante se atentar ao período de troca de pelos, que exige mais cuidado.

  • Dentes: escovar os dentes do gato é uma questão de higiene e também previne problemas bucais como o tártaro. O ideal é que o dente do Bobtail seja escovado pelo menos três vezes por semana.

  • Orelhas: para evitar infecções, como a otite em gatos, é importante higienizar o ouvido do American Bobtail com produtos específicos de uso veterinário regularmente.

  • Unhas: deixe arranhadores sempre à disposição do animal, mas também acostume-o a cortar as unhas de vez em quando. É importante que as garras estejam aparadas para evitar machucados (nele mesmo, e em outras pessoas).

O que você precisa saber sobre a saúde do American Bobtail?

Por conta da mistura de outras raças, o Bobtail Americano não costuma apresentar doenças de origem genética. Isso não quer dizer que ele esteja imune a outros problemas de saúde, então não deve ser encarado como uma forma de “relaxar” nos cuidados com o animal. Alguns quadros comuns no Bobtail Americano são a displasia de quadril e luxação de patela, além de ter outros inconvenientes causados por ter o rabo curto. 

Fora isso, o American Bobtail também pode sofrer com outras doenças que afetam qualquer outro bichinho de estimação, como otite, tártaro, sobrepeso, entre outros. Portanto, é importante ter sempre um acompanhamento veterinário e manter o cartão de vacinação do gato atualizado. A aplicação de vermífugos, bem como administração de remédios antiparasitários (especialmente se ele convive com animais de outras espécies), também deve fazer parte da rotina de cuidados.

Bobtail Americano: preço é caro por causa da sua raridade

O American Bobtail está longe de ser uma das raças mais populares aqui no Brasil (e até mesmo lá fora), por isso é considerado um gato raro - e se é raro, acaba sendo caro. Para se ter uma ideia de preço, o Bobtail Americano filhote costuma custar entre US$ 600 e US$ 1.200 nos Estados Unidos. Essa estimativa é calculada com base nos criadores mais conceituados do país, mas pode sofrer variações. Vale lembrar que, convertendo o valor do dólar para real, o preço do American Bobtail aumenta ainda mais!

Também é importante destacar que a escolha do gatil é super importante para adquirir um gato de raça com segurança (seja ele um Bobtail ou não). Procure sempre locais com boas referências e que sejam bem avaliados por outros clientes para não financiar estabelecimentos que maltratam os animais.

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Comportamento

Como fazer um gato se adaptar a outro pet? Esses são os 7 passos indicados por especialistas

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Cachorro

Cachorro espirrando pode ser sinal de alerta? Veterinária explica as causas e quando você deve se preocupar

Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos esp...

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Cachorro

Como alimentar cachorro com doença do carrapato? Aprenda como driblar a falta de apetite (checado por veterinários)

Uma das maiores preocupações na vida dos tutores é a doença do carrapato em cachorro. Trata-se de um problema relativamente comum, m...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?