Para quem não sabe, o Border Collie leva o título de cachorro mais inteligente do mundo. Segundo o ranking de inteligência canina elaborado pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren, essa é uma raça de cachorro muito esperta em vários aspectos — por isso ele lidera o topo do ranking. Mas, além da enorme sagacidade da raça Border Collie, esse cãozinho também é dotado de muitas curiosidades que poucas pessoas sabem. Pensando nisso, o Patas da Casa resolveu reunir 100 características bem interessantes sobre o cachorro mais inteligente do mundo.
1. A raça Border Collie, originalmente, trabalhava como cachorro de pastoreio.
2. Na função de pastoreio, o cachorro Border se destaca pela incrível capacidade de conduzir o rebanho sem latir nem mordiscar o rebanho; apenas com o olhar.
3. Graças a essa habilidade do cachorro mais inteligente do mundo, um Border Collie chamado Hemp ganhou o primeiro campeonato de pastoreio, que ocorreu em 1873.
4. Existem muitas coisas que o Border Collie é capaz de fazer por causa da inteligência. Uma delas é competir no agility canino, que treina a cognição de animais em percursos com obstáculos.
5. O cachorro da raça se dá muito bem com o adestramento de cães. Ele consegue aprender os comandos com até 5 repetições.
6. Além de ser muito esperto nos treinamentos, esse cãozinho também tem uma grande facilidade de adaptação a diferentes circunstâncias.
7. A raça surgiu na Grã-Bretanha em uma região entre a fronteira da Escócia e Inglaterra que leva o nome de Borders.
8. A tradução do nome Border Collie tem a ver com a função e origem da raça. “Border” significa “fronteira” e “Collie” significa “útil”.
9. Há relatos de que o cachorro Border Collie existe desde o século XVI, mas foi somente em 1925 que o nome da raça foi oficializado.
10. Mesmo oficializado, foi somente em 1995 que a raça de cachorro Border Collie foi reconhecida pelo American Kennel Club.
11. Muitos confundem o Border Collie e o Pastor-de-shetland, mas são raças distintas.
12. O Border Collie tem um porte de médio a grande; enquanto o Pastor-de-shetland tem porque pequeno.
13. A altura na cernelha de um cão Border Collie na fase adulta pode variar de 46 a 56 cm.
14. Já o peso do cãozinho, costuma ficar entre 12 e 20 kg.
15. As fêmeas do cachorro Border Collie são ligeiramente menores do que os machos.
16. Para quem pensa em comprar um cão da raça Border Collie, preço pode depender do sexo do animal: as fêmeas normalmente são mais caras.
17. Graças às habilidades do Border, muitos cães participam de campeonatos. Assim, descendentes de campeões também têm um custo mais elevado.
18. Outra característica que influencia em quanto custa um Border Collie é a cor dos pelos.
19. O padrão de cores do Border Collie inclui a pelagem bicolor, tricolor e merle.
20. O Border Collie preto e branco é a carinha mais popular da raça.
21. Além dele, o Border Collie marrom e branco também faz muito sucesso
22. Outras possibilidades bicolores são o Border Collie vermelho e branco ou cinza e branco.
23. O branco sempre está presente na pelagem do cachorro Border Collie, geralmente como uma faixa branca do focinho até o topo da cabeça.
24. No caso de um cachorro tricolor, o Border pode mesclar tons de branco, marrom, preto, azul ou lilás.
25. O Border Collie merle é muito querido entre os fãs da raça, e também pode ter diferentes variações.
26. É possível ver um cachorro merle da raça Border com a pelagem red merle, red merle tricolor, blue merle ou blue merle tricolor.
27. O que define a pelagem “merle” é um gene que causa manchas sobre a cor sólida ou bicolor.
28. Nem todos os cachorros Border Collie com o gene merle vão apresentar um aspecto manchado dos pelos. Nesses casos, o gene merle é considerado “fantasma”.
29. Se houver qualquer suspeita de que você tem um Border Collie merle “fantasma”, é recomendável fazer um teste de DNA por garantia.
30. A recomendação acima é necessária porque é proibido o cruzamento de dois cachorros Border merles.
31. Quando falamos do Border Collie, cachorro que é “duplo merle” — ou seja, que tanto o pai quanto a mãe carregavam o gene merle — é mais propenso a nascer com surdez, cegueira, microftalmia, e outros problemas de saúde.
32. Além disso, quando é um cão “duplo merle”, as chances de nascer um Border Collie branco são altas. Esse padrão não é reconhecido pelos órgãos de cinofilia.
33. O mesmo gene que deixa o cachorro merle também é responsável pela heterocromia em cães.
34. Um cachorro Border Collie com heterocromia possui um olho de cada cor.
35. Sem a heterocromia, normalmente os cães da raça apresentam olhos marrons.
36. Ainda sobre a pelagem da raça, o Border normalmente tem a pelagem longa e lisa, mas um cão com pelos curtos é uma possibilidade.
37. Independentemente do comprimento dos fios, a raça Border Collie perde bastante pelo e exige cuidados específicos com a região.
38. Lá fora, o cachorro Border Collie solta muito pelo apenas em épocas mais frentes. Mas, no Brasil, isso pode acontecer durante todo o ano.
39. O ideal é escovar os pelos do Border Collie no mínimo duas vezes por semana.
40. Em épocas de troca de pelos, a frequência deve aumentar para três ou quatro vezes.
41. O banho em cachorro Border Collie, por outro lado, não precisa ser tão frequente. A indicação é de que isso aconteça pelo menos a cada três meses ou quando o cão estiver muito sujo.
42. A tosa da raça não deve remover completamente os pelos do animal. A dica é apostar sempre na tosa trimming, que é a mesma do Golden Retriever.
43. O ideal é tosar cachorro da raça Border Collie em um intervalo mínimo de 45 dias.
44. A Rainha Vitória, da Inglaterra, era apaixonada por esse cãozinho, e por isso tinha um exemplar chamado Sharp.
45. Depois de falecer, Sharp foi homenageado em Windsor, na Inglaterra, com uma estátua.
46. Para quem gosta de conhecer cachorros “famosos”, algumas celebridades que têm um cão da raça Border Collie são James Dean, Bon Jovi, Ethan Hawke e James Franco.
47. Quem pensa em adotar um cão filhote ou adulto, algumas sugestões de nomes para Border Collie são Alegria, Pipoca, Capitão, Atena, Hermione, Mafalda, Yoda e Spike.
48. Já para quem é fã de filmes de cachorro ou gosta de ver cães atuando, o longa francês “Anatomia de Uma Queda” (2023) conta com uma atuação impecável de um cão da raça Border Collie.
49. O cãozinho do filme acima se chama Messi e ganhou o prêmio Palm Dog (ou Palma Canina) de 2023. Já o filme está concorrendo ao Oscar em cinco categorias.
50. A raça de cachorro Border Collie é tão inteligente que, além de atuar, esses doguinhos também costumam trabalhar em operações de resgate.
51. Em 2022, inclusive, um cão da raça chamado Blitz salvou a vida de uma mulher que estava desaparecida em Falmouth, na Inglaterra.
52. O faro do cachorro da raça é notável — e foi isso que ajudou Blitz.
53. Além do faro, a audição desse cãozinho é considerada acima da média e eles são super sensíveis a barulhos.
54. E por falar nas habilidades do cachorro mais inteligente do mundo, uma cadela chamada Chaser foi alvo de um estudo que rendeu o livro “Unlocking the Genius of the Dog Who Knows 1000 Words” — ou “Desbloqueando a Genialidade do Cachorro que Conhece Mil Palavras”.
55. Como o próprio nome do livro já revela, Chasie aprendeu o nome de mais de mil objetos diferentes.
56. Dentre esses nomes, foram mais de 800 bichinhos de pelúcia, 116 bolas para cachorro, 26 frisbees e muito mais.
57. Agora sobre recordes mundiais do Border Collie, um cão da raça chamado Jumpy se tornou recordista do Guinness Book entre os cachorros que andam de skate: ele andou 100 metros em menos de 20 segundos.
58. Apesar de muito inteligente, o Border Collie filhote pode apresentar problemas de comportamento se não for adestrado e socializado logo cedo.
59. Justamente por causa da inteligência que eles têm, a falta de treinamento pode fazer com que alguns cães queiram começar a agir por conta própria, ignorando os comandos.
60. Para ter bons resultados, o ideal é sempre apostar no adestramento positivo da raça, com petiscos e elogios.
61. O filhote de Border Collie é muito esperto e carinhoso, mas só pode ir para casa depois de 45 dias de vida.
62. Antes disso, o cãozinho precisa estar perto da mãe por conta da amamentação e socialização com os irmãos.
63. Alguns cuidados importantes com o Border Collie filhote é a aplicação de vacinas logo no início da vida, bem como a vermifugação e check-up junto a um veterinário.
64. O filhote de Border Collie tende a ser mais caro do que um adulto.
65. Ainda assim, quando falamos do Border Collie, preço do cachorro mais caro da raça chegou a R$ 160 mil, e ele já era adulto. Isso aconteceu em Minas Gerais, no Brasil, com o cão chamado Radar.
66. Sobre a expectativa de vida do cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie pode viver de 10 a 17 anos.
67. Algumas doenças comuns na raça Border Collie são a displasia coxofemoral e a hérnia de disco.
68. Doenças oculares em cachorros também podem afetar esse pet, o que é designado como CEA (Collie Eye Anatomy).
69. Mesmo com alguns probleminhas de saúde, o Border Collie é incrivelmente resistente.
70. Uma das provas dessa força é que um cão da raça já chegou a ser considerado o cachorro mais velho do mundo, com 28 anos de idade. O nome dele era Bramble.
71. Para manter um cãozinho da raça saudável, é importante ter em mente que o Border Collie é um cachorro que tem muita energia e precisa de vários estímulos no dia a dia.
72. Por ser um cachorro bem agitado, essa não é a melhor opção de cachorro para apartamento — a não ser que o tutor esteja disposto a levá-lo para passear algumas vezes ao dia.
73. Para completar, o Border Collie é um cachorro que não gosta de passar tanto tempo sozinho. Ele demanda certa atenção.
74. O enriquecimento ambiental para cães é um ótimo aliado da rotina do Border, mas normalmente não supre a ausência dos tutores.
75. O Border Collie é uma das melhores raças para quem tem crianças em casa.
76. Sobre a personalidade do Border Collie, algumas características são a obediência, o companheirismo e a alegria que esses pets trazem.
77. Ao mesmo tempo em que são super apegados com a família, os Borders podem ter um pouco de pé atrás com quem eles não conhecem.
78. O Border Collie não é bravo, mas ele costuma ficar em alerta quando sente que tem algo errado — faz parte do instinto de pastor deles.
79. A relação com outros animais, por outro lado, tende a ser harmoniosa.
80. O cão chamado Old Hemp é considerado o pai desta raça.
81. De Old Hemp, nasceram mais de 200 filhotes de cachorro Border Collie.
82. A personalidade de cada cachorro pode ser diferente, mesmo que ele seja da raça mais inteligente do mundo.
83. Apesar disso, os latidos não costumam ser tão frequentes no dia a dia com esse pet.
84. Em alguns casos, os latidos de cachorro Border podem surgir para sinalizar uma ameaça ou situação de alerta.
85. Cachorros gostam de música, e um Border Collie provou isso ao ter um ataque de felicidade ao ouvir "Who Let the Dogs Out", sua música preferida.
86. Já outro cão da raça mostrou toda a sua inteligência ao orquestrar uma missão para alimentar seu "vício" em máquinas de bichos de pelúcia.
87. Também tem a história de um Border Collie que trabalha no Aeroporto de Brasília espantando pássaros da pista.
88. Além disso, um cachorro Border Collie da Hungria chamado Striker virou recordista depois de conseguir abrir a janela de um carro em apenas 11,34 segundos.
89. O Border Collie marrom pode ter a cor conhecida como "vermelho australiano".
90. Muitas vezes, o olhar do cachorro Border é capaz de refletir o que eles querem dizer.
91. A comunicação de um cão desta raça costuma ser bem eficiente com os tutores.
92. Muito inteligente desde filhote, a raça pode começar os treinamentos já nessa fase.
93. Alguns brinquedos que estimulam ainda mais as habilidades cognitivas do Border são os brinquedos interativos, como quebra-cabeças, bolas recheadas e tapetes interativos.
94. Essa também costuma ser uma raça indicada para esportes.
95. O Border Collie é um cachorro amável e com muitas qualidades que as pessoas procuram em um companheiro de quatro patas.
96. Adotar um cachorro da raça é sempre uma possibilidade, embora seja mais difícil de encontrar.
97. No Border Collie, cores, sexo e linhagem genética são os principais fatores que determinam o preço do animal.
98. O quanto custa um Border Collie normalmente varia de R$ 1.500 a R$ 6.000.
99. Uma dica para adquirir um cachorro Border com segurança é procurar canis de confiança e que sejam registrados na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).
100. Além do mais, para saber que o cãozinho é puro, o futuro tutor deve solicitar o pedigree de cachorro no local da compra. Esse documento serve para comprovar a linhagem genética do animal.