A raça de cachorro Border Collie é conhecida por ser inteligente, mas também pelas características físicas marcantes, como as manchas pelo corpo, as orelhas sempre atentas e o focinho alongado. Aliás, sabia que o Border Collie pode ter várias cores? E todas elas precisam de cuidados! Algumas raças de cachorro têm queda natural de pelos conforme a estação do ano: no inverno ficam mais peludos e nos meses mais quentes soltam pelos pela casa. E aí fica a dúvida: Border Collie solta muito pelo? Saiba mais sobre a pelagem desta raça e quais os cuidados com os pelos do cachorro mais inteligente do mundo. Confira!
Afinal, o cachorro da raça Border Collie solta pelo?
A resposta para essa pergunta é: depende. Geralmente o Border Collie não solta muitos pelos no dia a dia, mas a raça passa por um troca natural de pelagem conforme a estação do ano. No inverno, os pelos tendem a cair menos para manter a pele protegida do frio. Nessa época também a pelagem costuma ficar mais grossa e espessa. Já em períodos mais quentes, acontece o contrário e o cachorro soltando muito pelo durante o verão é uma forma de se refrescar contra as altas temperaturas.
O Border Collie não é uma raça que precisa passar pela tosa de cachorro com frequência. No entanto pode ser necessário levar o Border Collie para um banho e tosa para tirar o excesso de pelos das orelhas e patas.
Border Collie: cachorro precisa de cuidados de acordo com a estação do ano
Para manter os pelos alinhados e com o brilho natural, o Border Collie precisa receber alguns cuidados. O ideal é escovar os pelos do cachorro pelo menos três vezes por semana com luva removedora de pelos ou uma escova rasqueadeira. Os banhos devem ser mensais, com produtos específicos para esse tipo de pelagem para evitar alergias. Pode acontecer do Border Collie ser um cachorro que solta muito pelo durante o verão, incômodo que pode ser amenizado com o uso de um aspirador de pó, rolos adesivos e capas para colchão, sofá e almofadas.
Os cuidados do Border Collie no inverno devem ser redobrados, pois a frequência do banho diminui e a tendência é do cachorro ficar mais peludo, o que pode resultar em nós. E se a dúvida é se durante o inverno o Border Collie sente frio, geralmente não, pois a densa camada de pelos o mantém protegido. Mas ainda assim ele pode demonstrar sinais de desconforto com o clima gelado, e a dica de como saber se o cachorro está com frio é observar seu comportamento: ele estará mais quieto e sonolento. Então o mantenha aquecido com cobertores e a casinha do pet quentinha.
Queda de pelo em excesso do Border Collie indica doenças
Naturalmente, o Border Collie perde pouca quantidade de pelos. Por isso, a queda de pelagem em excesso aponta doenças como alopecia canina ou algum tipo de dermatite. Isso também indica ausência de nutrientes na dieta canina ou presença de parasitas, como pulgas ou carrapatos. Para saber se a queda de pelo em cachorro está além do normal, se atente aos comportamentos do pet: muita lambedura e coceira, desconforto, apatia e falta de apetite, são sinais de que algo não vai bem. Os sintomas físicos vão além da queda excessiva e o cão apresenta falhas na pelagem que são acompanhadas de manchas e feridas na pele.
Além do Border Collie, existem outras raças de cachorro que soltam muito pelo pela casa, como o Chow Chow, Labrador, Pastor Alemão e Golden Retriever. Mas independente da raça, todos os cães merecem cuidados com a pelagem, com uma boa alimentação, banhos, visitas periódicas ao veterinário e vacinas em dia. Tudo isso vai colaborar para que o pet tenha uma pelagem saudável.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes