Quando não estão dormindo, eles adoram brincar! Os brinquedos interativos para gatos são um jeito de gastar a energia ao mesmo tempo que exercita a cognição dele. Só que não são todos os bichanos que curtem uma brincadeira. Se você é dono de um gato preguiçoso, é bom ficar atento: ele pode desenvolver obesidade felina e outras condições, como diabetes e problemas no trato urinário. Para evitar isso, o estimule com diversas brincadeiras, como o circuito para gatos. Agora, se você quer conhecer novas formas de diversão, confira a matéria a seguir.
Brincadeiras para gatos sedentários fazem bem para a saúde mental e física
Os gatos têm fama de dorminhocos e é verdade! Os felinos dormem de 16 a 20 horas por dia e, quando estão acordados, passam esse tempo comendo ou brincando. Aproveitar quando eles estão ativos para estimular os exercícios com brincadeiras evita o sedentarismo e melhora a cognição.
O peixe de brinquedo para gato é só umas das formas de tirar ele do tédio! Porém, se o gato brinca sozinho, com o tempo esse passatempo se torna tedioso e ele perde o interesse. Para que isso não ocorra, o tutor deve pensar em formas de divertir o bichano e interagir com ele, estimulando a caça do brinquedo e o escondendo pela casa para o pet procurar: brincar de caça melhora o raciocínio e fortalece o instinto de sobrevivência do gato.
Quebra-cabeça é um ótimo brinquedo para gato preguiçoso
Alguns gatos podem ser mais preguiçosos que outros. Não caia na crença de que ele não gosta de brincar e prefere ficar quieto, pois todo felino adora uma interação, desde que desperte o seu interesse.
Para incentivar o gato a brincar, é essencial sempre inovar para que o felino não caia na rotina! Existem diversas opções de brinquedos que estimulam a cognição do pet e ainda exige que ele faça um exercício para alcançar algo. Os brinquedos interativos para gatos é uma ótima solução para quem busca novidades e não quer deixar o gato na mesmice, são alguns deles:
- Quebra- cabeça para gatos: esse brinquedo exige que o gato tenha raciocínio lógico, memória e muita persistência! Funciona assim: você coloca uma quantidade de ração dentro de uma das entradas e monta uma série para o gato desvendar e conseguir comer. Afasta o estresse e estimula o gato a comer pequenas quantidades de comida.
- Soco de brinquedo para gatos: feito para aquele felino que adora colocar a pata em tudo! Com as patinhas dessa caixa subindo e descendo, esse brinquedo atiça a curiosidade do gato que vai estar atento à próxima pata. O controle desse brinquedo é feito pelo tutor. Ou seja, é uma ótima forma de entreter tutor e pet!
- Bolsos para esconder brinquedo de gato: esse é super fácil e simples de usar e dá autonomia para o gato brincar sozinho. Esconda o máximo de brinquedos possíveis dentro dos bolsos e o estimule a caçar cada um.
- Esconda petiscos e comida pela casa: não é um brinquedo, mas é uma ótima forma de entreter o felino. Mostre o brinquedo ou o petisco e em seguida tire o da vista do gato para que ele comece a caçada. O melhor dessa brincadeira é que você sempre pode esconder os petiscos em lugares diferentes ou investir em brinquedos novos.
Circuito para gatos: parede com nichos e prateleiras ajuda gastar energia
Para aquele pet que não para quieto, os brinquedos desafiadores e de estímulo físico vão cansá-los. Um dos melhores brinquedos para gatos cheios de energia é o circuito para felino. A técnica de enriquecimento ambiental para gatos, com a instalação de nichos e prateleiras, funciona muito bem e incentiva a prática de exercícios: basta colocar brinquedos ou petiscos pelo caminho. Se o tutor preferir, pode montar o playground em uma grande parede da casa e deixar próximo uma roda de exercícios para gatos para fortalecer o treino. Muitos deles são decorativos com desenhos ou entradas em formato de gatinhos e ainda podem deixar o lar mais decorado e adaptado para que o pet exerça seus instintos naturais.
Brincar com o gato melhora a qualidade de vida
Muito além do lazer, brincar com o gato faz parte dos cuidados essenciais. O adequado é que ele tenha acesso a brincadeiras desde cedo, com brinquedos para gatos filhotes como varinhas e ratinhos. Isso impacta na saúde do animal e espanta o sedentarismo e seus malefícios. Mas até aqueles saudáveis precisam de entretenimento para manterem a boa forma. Ou seja, o enriquecimento ambiental de gato melhora e muito a qualidade de vida do pet.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes