Estimular os peludos a brincarem é super importante e benéfico para a saúde e bem-estar do animal. Além de deixar os doguinhos entretidos, as brincadeiras para cachorro vão gastar toda energia acumulada do pet. E o melhor de tudo é que você não precisa gastar nada com brinquedinhos! Usando a criatividade e a imaginação, é possível fazer brinquedos caseiros para cachorro com as próprias mãos. Pensando nisso, o Patas da Casa trouxe algumas ideias de brinquedos para cachorro que podem ser feitos por você: Vem conferir!
1) A garrafa pet é super versátil e um ótimo brinquedo caseiro para cachorro
Os brinquedos com garrafa pet são aliados dos tutores que querem economizar na hora de buscar alternativas para entreter o peludo. Além de ser sustentável reutilizar garrafas de plástico, esse brinquedo caseiro para cachorro pode ser utilizado de várias formas.
A maneira mais comum é colocando petiscos no seu interior: basta fazer pequenos furinhos na garrafa, de modo que alguns snacks possam cair do recipiente, estimulando ainda mais o animal a brincar. Você pode deixar a garrafa para o pet no chão ou pendurá-la no teto com um barbante, como se fosse um pêndulo para atiçar a curiosidade do animal e tornar a brincadeira ainda mais interessante. A cena do cachorro engraçado tentando pegar a garrafa no ar vai trazer boas risadas.
Lembre-se de que é preciso higienizar a garrafa antes de oferecê-la ao animal. Basta retirar o rótulo e lavar a parte interna com água e sabão. É preciso também ficar de olho e supervisionar o cachorro com a mordida mais forte, pois ele pode acabar destruindo o brinquedo e ingerindo acidentalmente um pedaço da garrafa.
2) Cordas são excelentes brinquedos caseiros para cachorro
O brinquedo de corda para cachorro é sucesso no universo canino. Quase todas as raças de cachorro gostam de brincar com cordinhas. Uma boa dica para economizar é comprando o metro de corda em lojas de construção, assim você vai gastar menos e ainda vai poder montar a cordinha no formato que quiser. O importante é se atentar ao material do produto para não levar uma corda que faça mal para a saúde do cachorro. Geralmente, as cordinhas que são compradas no pet shop são de poliéster e algodão, pois são mais maleáveis e confortáveis para a mordida de cachorro.
Após comprar a corda, basta cortá-la no tamanho que deseja e fazer dois nós em cada ponta para que fique no formato padrão. É preciso lembrar que as cordas podem soltar alguns fios, mas para evitar esse problema o tutor pode queimar as duas extremidades. Lembre-se de fazer isso com segurança e só oferecer a cordinha para o pet quando ela já estiver pronta para uso, ok?
3) Petisco, esconde-esconde e brinquedo caseiro para cachorro: entenda a brincadeira
A caça ao tesouro é uma forma de enriquecimento ambiental para cães que estimula a cognição e a atividade física no animal. Para o pet brincar de caça ao tesouro, você vai precisar utilizar ao máximo a criatividade para pensar em lugares secretos e escondidos em casa.
Essa brincadeira funciona assim: o tutor escolhe um petisco para esconder do animal, como o bifinho para cachorro, e esconde em algum lugar da casa. Você pode colocá-lo dentro de uma caixa de sapato, debaixo do tapete, debaixo do caminha de cachorro... o importante é escolher um local que o animal consiga farejar e pegar a recompensa sem grandes dificuldades.
4) Use a criatividade para montar um tapete interativo para cães
O tapete interativo para cachorro é um brinquedo super criativo que chama a atenção dos peludos, mas não costuma ser nada barato. A boa notícia é que esse é um dos brinquedos caseiros para cachorros mais simples de montar. Você vai precisar comprar um tecido de napa ou feltro e usar a imaginação para criar diferentes compartimentos e divisões para o tapete. Para tornar a brincadeira ainda mais interessante, muitos tutores escondem petiscos nos compartimentos do tapete para incentivar o peludo a brincar.
5) Uma garrafa pet congelada pode ser um excelente brinquedo caseiro para cachorro nos dias mais quentes
A garrafa pet pode ser um ótimo passatempo para o cachorro com calor nos dias mais quentes. Para montar esse brinquedo caseiro perfeito para o verão, você só vai precisar de dois elementos: água e uma garrafa pet de qualquer tamanho.
Encha a garrafa pet de água, coloque no congelador e deixe lá dentro. Quando ela estiver completamente congelada, você já pode entregar para o pet se refrescar. Lembre-se de seguir as mesmas orientações de higiene do primeiro item, ou seja, retirar o rótulo e lavar bem o interior da garrafa antes de oferecê-la para o animal.
6) Confira um passo a passo para montar um brinquedo caseiro para cachorro de pelúcia prático e sem custo
Essa última dica é super bacana para os pets que adoram uma pelúcia para cachorro. Para montar um brinquedo para cachorro morder caseiro, você vai precisar colocar a mão na massa. Confira o vídeo abaixo e o passo a passo para aprender a preparar esse brinquedo cheio de personalidade e super fácil de fazer:
- Corte três círculos de tecido TNT ou feltro do tamanho da sua mão aberta (para deixá-lo mais bonito, utilize cores diferentes);
- Costure com linha as extremidades de cada círculo, como se você estivesse fazendo um saquinho de tecido;
- Para preencher o saquinho de TNT ou feltro, você vai precisar de espuma ou restos de tecidos (você pode colocar o preenchimento dentro de sacola plástica para fazer barulho enquanto o pet brinca);
- Após preencher o saquinho de TNT com o enchimento, dê um ponto com a linha para não vazar o “recheio” do brinquedo. Lembre-se de arrematar o ponto para o brinquedo não abrir enquanto o peludo brinca;
- Repita esse processo com os outros dois círculos de TNT ou feltro;
- Após tudo costurado, é hora de unir esses saquinhos de TNT. Para isso, você vai precisar passar a agulha no centro de cada bolinha, um atrás do outro, para ficarem enfileirados;
- Se você quiser deixar o brinquedo mais bonitinho, você pode usar a criatividade para fazer patinhas, olhos e rabinho. Esse é um dos brinquedos para cachorro caseiro que depende da criatividade e imaginação do tutor.
Qual é o brinquedo que os cachorros mais gostam?
A grande maioria dos cães adoram brincar de buscar e trazer a bolinha para o tutor. Esse é um dos brinquedos clássicos para cachorro que sempre costuma fazer sucesso. Para os cães mais gulosos, existem no pet shop algumas bolinhas interativas para cachorro com opção de colocar petiscos dentro, que acabam tornando a brincadeira mais estimulante para o animal.
O que dar para distrair o cachorro?
Se você tem o costume de ficar muito tempo fora de casa e quer saber o quer dar para distrair o cachorro, aposte nos brinquedos interativos. Além de estimular os sentidos dos cãezinhos, esse tipo de brinquedo deixa os cachorros distraídos por mais tempo.
O que é bom para cachorro brincar?
Para a brincadeira ser divertida para o cachorro e tutor, ela precisa estar totalmente segura. Por isso não utilize nenhum objeto pontiagudo para brincar com cachorro e nem objetos que contenham componentes tóxicos.
Como brincar com seu cachorro dentro de casa?
Brincar com cachorro de apartamento exige alguns cuidados do tutor para não incomodar os vizinhos do prédio. Oferecer uma garrafa pet com petiscos, por exemplo, pode não ser uma boa opção devido ao barulho que o plástico faz ao entrar em contato com o chão. Por isso, opte por brincadeiras que não façam tanto barulho, como a caça ao tesouro ou os tapetes interativos para cachorro.