Forte, corajoso, protetor… e muito fofo: o Bull Terrier é um cachorro conhecido pelos olhos pequenos, pelos rasteiros e aparência de bravo, mas a verdade é que ele cumpre o papel de cão de companhia com maestria. Muito leal ao dono e cheio de energia para gastar, a vida com um cachorro Bull Terrier não é das mais difíceis. Afinal de contas, desde cedo o filhote da raça é apaixonante e fiel, assim como outros cães do grupo Terrier.
Se você pensa em ter um cãozinho desse, é importante estar por dentro de todas as características do pet. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria com tudo sobre o Bull Terrier que você precisa saber. Conheça mais sobre essa incrível raça aqui embaixo!
Raio-X do cachorro Bull Terrier
- Origem: Inglaterra
- Grupo: Terrier
- Pelagem: curta, rasteira, densa, áspera ao toque e brilhante
- Cores: branco, preto tigrado, vermelho, fulvo e tricolor
- Personalidade: territorialista, protetor, obediente e fiel
- Altura: 38 a 55 cm
- Peso: 22 a 35 kg
- Expectativa de vida: 10 a 14 anos
Bull Terrier: origem da raça é inglesa
O Bull Terrier é um cachorro que surgiu no Reino Unido, mais especificamente na cidade de Birmingham, no final do século XIX. O criador James Hinks investiu no cruzamento de várias raças com características particulares a partir de 1850, e em 1862 a raça foi apresentada oficialmente com o padrão que conhecemos hoje. Para conseguir essa aparência única do Bull Terrier, o cachorro foi cruzado com Bulldogs, Whippet, Rough Collie e outra raça já extinta chamada English White Terrier.
Rapidamente o cãozinho caiu no gosto popular e conquistou muitos admiradores. Dessa forma, em 1887 foi criado o The Bull Terrier Club. Quase 20 anos depois, o mesmo clube surgiu nos Estados Unidos, mas foi somente em 1937 que o American Kennel Club reconheceu oficialmente a raça!
Algumas pessoas pensam que existem outras variações, como um Bull Terrier italiano, mas a realidade é que o Bull Terrier inglês é o único que existe dentro dos padrões da raça. O que pode causar certa confusão entre algumas pessoas é que esse é um dos tipos de Pitbull que existem — mas é uma raça única do grupo.
Bull Terrier: características físicas da raça são inconfundíveis
A raça foi desenvolvida para que fossem cachorros de luta e, por isso, muitos aspectos da personalidade e do porte físico deles são “otimizados” para isso. A estrutura corporal é um deles: o Bull Terrier é musculoso e forte. Para muita gente, isso é o que faz com que ele tenha a fama de bravo, mas entre os olhinhos redondos e o corpo musculoso, na verdade, a raça tem muito amor para dar.
As orelhas desse animal de porte médio são largas e pontudas e a cauda é sempre longa e reta. Ele também é um dos cachorros de focinho longo, característica típica da raça. Em relação ao peso, Bull Terrier atinge uma média de 35 kg e altura em torno de 38 a 55 cm, mas, no geral, não há limites de peso nem de altura.
A pelagem do cachorro é rasteira: escovar uma vez por semana já é suficiente para a retirada dos fios soltos. No que se trata de cores, a única cor sólida aceitável é o branco, de forma que não é possível encontrar um cão da raça todo preto ou todo caramelo. No entanto, existem outras possibilidades, que são os padrões bicolores ou tricolores.
As cores do cachorro são:
- Bull Terrier branco
- Bull Terrier preto e branco
- Bull Terrier tigrado e branco
- Bull Terrier caramelo e branco
- Bull Terrier fulvo e branco
- Bull Terrier tricolor
Cães semelhantes ao Bull Terrier
Para quem procura um pet parecido com o Bull Terrier, cachorro é bem semelhante a várias outras raças do grupo Terrier. Muita gente pode achar que ele é um tipo de Pitbull, e de fato ele lembra cães como o American Pitbull Terrier, American Staffordshire Terrier (Amstaff) e o Staffordshire Bull Terrier (Staffbull).
Não é à toa que o nome da raça até se repete em alguns desses cachorros, mas não necessariamente por causa desta raça, e sim por causa do histórico com as lutas com touros, que hoje é proibida. O termo "Bull" significa touro em inglês, enquanto Terrier significa "terra" em latim. Vale lembrar que Terrier também é a nomenclatura designada para se referir a um grupo de cães de caça, que abrangem todos os tipos de Pitbull.
Bull Terrier mini: o que você precisa saber sobre esse cãozinho?
Já ouviu falar em mini raças? Pois o Bull é um dos cães que têm sua versão em maior e menor tamanho. Não existe diferença na origem ou características físicas gerais dos dois tipos de Bull Terrier, com exceção do tamanho de cada animal. Na versão mini Bull Terrier, peso é de aproximadamente 15 kg e a altura não deve exceder 35,5 cm. Ou seja, é um cachorro pequeno e que se adapta com mais facilidade a qualquer espaço!
Fora isso, não há muita diferença entre o cachorro padrão e o Bull Terrier miniatura. Temperamento da raça é basicamente o mesmo, assim como os cuidados que os pets exigem no dia a dia. Para quem se interessa pelo cãozinho menor e quer saber quanto custa o mini Bull Terrier, preço varia entre R$ 2500 e R$ 4500.
A prática de esportes é super importante para o cachorro Bull Terrier
Por causa do combo de energia para gastar e força física, esse é um cãozinho que precisa da prática de exercícios constantes por diversos motivos. Além das razões mais óbvias que envolvem a saúde, como evitar o sedentarismo e um Bull Terrier obeso, manter a atividade desse animal também vai ajudar no controle do seu temperamento. Ele não vai achar que precisa “descontar” energia e tédio em outros lugares (a mobília da sua casa agradece).
Os animais desta raça gostam muito de corridas e atividades de alta intensidade, então separe um tempinho no seu dia a dia para garantir que ele vai poder ver a rua e pelo menos caminhar uma vez por dia. Criar o cachorro em casas com quintal também ajuda nesse ponto.
Fotos de cachorro Bull Terrier
Bull Terrier: temperamento do cachorro precisa ser controlado ao longo da vida
- Convivência
Justamente por causa do passado como cachorro de luta, o Bull Terrier tem o temperamento forte e, se não for controlado e ensinado desde cedo, pode acabar ficando agressivo. Enquanto ele ainda é um filhote, o ideal é não reforçar ou recompensar comportamentos que podem se tornar um problema quando ele crescer: rosnados e mordidas de brincadeira não devem ser respondidos com carinhos e afagos.
Não se deixe levar pela ideia de que o Bull Terrier é perigoso ou naturalmente agressivo, pois tudo vem da criação que o animal recebe. O cachorro precisa ser educado de forma positiva (nunca usando violência) e firme, para entender quem é o “líder da matilha” — no caso, você. Ele é determinado, forte e pode ser teimoso, portanto, quanto mais cedo o adestramento desse animal começar, melhor vai ser o desenvolvimento da personalidade dele.
O cachorro Bull Terrier é territorialista e super apegado ao dono, ou seja: se ele entender que um dos tutores ou a casa dele está em perigo de alguma forma, vai sinalizar, no mínimo, com latidos. No dia a dia com esse cão, o ataque só acontece em casos de enfrentamento direto do animal: antes disso, ele dá alguns sinais e o controle desses momentos também podem ser trabalhados com o adestramento. Ao mesmo tempo, ele é muito carinhoso, apegado ao dono e ama brincar: mesmo durante o processo de adestramento, ele já vai ser um ótimo e divertido companheiro para o seu dia a dia.
- Socialização
Depois de domesticado, pode ser que o cãozinho não tenha noção da força que tem. Por esse motivo, a socialização com outros cachorros, crianças e adultos fora do convívio da casa desde o início da vida é necessária para que ele consiga lidar bem com situações sociais.
Caso contrário, a raça Bull Terrier pode ser bastante desconfiada perto de quem não conhece. A questão do territorialismo também pode ser observada nesse sentido, já que o animal tenta proteger seu espaço a todo custo e não dá muita abertura. Com a socialização, porém, o cão pode se tornar um pouco mais amigável.
- Adestramento
O adestramento de cães é uma ótima tática para que a raça aprenda a reagir a diferentes situações sem usar a força desnecessariamente. Mesmo com a personalidade forte e a dominância, o Bull Terrier é muito inteligente e tende a ser obediente. Ou seja: na hora de ensinar comandos e reforçar comportamentos positivos, ele vai entender rápido, sem a necessidade de muitas repetições. Ainda assim, é bom ir reforçando cada um dos pedidos ao longo dos dias até que ele aprenda completamente.
Além disso, assim que ele entende que a resposta positiva ao treinamento te deixa satisfeito, logo vai querer despertar a reação boa novamente te agradando. Conte com a ajuda de um profissional no início e seja constante nos ensinos: seu cachorro vai se tornar um cão de companhia incrível!
@dudabullterrier Duda esperando o tio da creche ❤️ #bull #bullterrier #amorporlosanimales #cachorrofofo #cachorroengracado #tiktokdog #melhordotiktok ♬ Good Vibes (Instrumental) - Ellen Once Again
Curiosidades sobre os cachorros Bull Terrier
- Um dos filmes de cachorro em que o Bull Terrier aparece é “Toy Story”, como o cãozinho Scud, do vilão Sid.
- Personalidades famosas, como o ex-presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt e a princesa Anne, da Inglaterra, tinham um exemplar da raça.
- O filhote Bull Terrier nasce com as orelhas caídas, mas não demora muito para que elas subam e fiquem bem eretas.
- A ideia de que esse é um cachorro perigoso tem a ver com uma criação inadequada da raça junto com a aparência forte e musculosa do cachorro.
Bull Terrier filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?
Assim como acontece com qualquer cãozinho, o filhote de Bull Terrier precisa passar por um período de adaptação na nova casa. É importante que o espaço já esteja adaptado para a chegada do doguinho com redes de proteção, caminha, brinquedos, comedouros, bebedouro e tapetinhos higiênicos. O filhote de cachorro costuma ser mais reservado no início, mas logo se torna muito curioso e explorador. É nessa fase que se indica a socialização e o adestramento da raça.
Também é necessário ter uma atenção especial com a saúde do animal. O filhote só deve ter contato com outros pets depois de ter tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias. A vermifugação e desparasitação do pet também é essencial antes dos passeios começarem. Lembre-se que quando falamos do Bull Terrier filhote, preço vem acompanhado de vários outros gastos com saúde e cuidados que perduram até o final da vida do animal.
Cuidados básicos com a raça de cachorro Bull Terrier
- Banho: a raça requer uma frequência de banhos de cerca de duas vezes por mês (ou seja, aproximadamente a cada 15 dias). Converse com seu veterinário a respeito.
- Escovação: o Bull Terrier não solta tanto pelo quanto outras raças, de forma que uma escovação semanal é suficiente para remover o acúmulo de pelagem morta.
- Unhas: geralmente a unha do cachorro da raça costuma se desgastar naturalmente, mas fique atento e corte-a sempre que ela estiver muito comprida.
- Dentes: cuidar da saúde bucal do pet é dever do tutor. Você deve escovar os dentes do cachorro pelo menos de duas a três vezes por semana.
- Orelhas: para não haver acúmulo de cera ou sujeira na orelha do cachorro, raça Bull Terrier deve ter a região verificada e higienizada com produtos específicos semanalmente.
O que você precisa saber sobre a saúde do Bull Terrier?
Esse é um cão atlético e naturalmente saudável, mas pode desenvolver alguns problemas de saúde no decorrer da vida. O tutor deve se atentar principalmente à pele frágil da raça: cachorro Bull Terrier requer cuidados com a exposição ao sol, pois pode sofrer com câncer de pele nas regiões mais claras (especialmente próximo ao focinho e orelhas). Observe sempre se há presença de nódulos ou caroços na região.
Além disso, o filhote de Bull Terrier branco também é mais propenso à surdez congênita. O problema pode atingir apenas um ouvido, ou ambos. É necessário realizar testes para atestar as condições auditivas do animal. Fora isso, os cuidados básicos são manter as vacinas em dia e ter um acompanhamento veterinário de perto.
Bull Terrier: preço do filhote pode chegar a R$ 7 mil
Mas afinal, quanto custa um Bull Terrier? Em questão de preço, o Bull Terrier pode ser encontrado por valores entre R$ 2.500 e R$ 7.000 nos principais canis brasileiros. Mesmo que o preço esteja dentro da média esperada, sempre peça para ver fotos das instalações e faça pelo menos uma visita para ter certeza que você pode confiar no canil. Bull Terrier não costuma custar muito menos do que o que foi informado.
Na hora de comprar um filhote de cachorro, seja qual for a raça, o ideal é que você tenha certeza que o criador é sério e de confiança. A forma como os pais e os filhotes são tratados no canil de cachorro interfere diretamente no preço final. Ou seja: é bem provável que ofertas muito abaixo da média venham de locais que, infelizmente, não oferecem as melhores condições para os bichinhos. Por isso, lembre-se que na hora de comprar um cachorro Bull Terrier, preço não pode ter uma diferença muito grande de outros canis.
Perguntas e respostas sobre o Bull Terrier
Qual é o preço de um Bull Terrier?
O preço do Bull Terrier varia entre R$ 2.500 e R$ 7.000, de acordo com os principais criadores brasileiros. O valor vai depender das características físicas e genéticas do pet, como sexo, cores e ancestralidade. É importante procurar um canil de confiança.
Quantos tipos de Bull Terrier existem?
Existem apenas dois tipos da raça, que é o Bull Terrier miniatura e o standard. O cachorro mini pesa cerca de 15 kg e não passa de 35,5 centímetros de altura, enquanto o standard pesa em torno de 35 kg e mede até 55 centímetros.
Qual o tempo de vida de um Bull Terrier?
Se receber os cuidados certos, esse é um cãozinho que pode viver longos anos ao lado da família. A expectativa de vida média do cachorro da raça Bull Terrier é de 10 a 14 anos.
Como saber se um Bull Terrier é puro?
O Bull Terrier é musculoso, com uma cabeça oval e orelhas grandes e pontudas. O corpo é largo, a cauda é longa e reta e o cachorro tem um porte médio. A pelagem é curta, rasteira e áspera ao toque, e pode ter as cores branco, preto tigrado, vermelho, fulvo e tricolor.
Publicado originalmente em: 29/11/2019
Atualizado em: 21/03/2024