Quem nunca se deparou com a cena inusitada de um cachorro cruzando com um bicho de pelúcia ou almofada? Essa situação pode gerar risos, desconforto, estranheza e até preocupação nos tutores, afinal, esse não é um comportamento muito esperado. Mas por que será que os cães têm esse comportamento peculiar com os bichinhos de pelúcia? A verdade é que existem várias razões para essa atitude, desde instintos naturais até questões de saúde. Vamos te explicar quais são esses motivos e decifrar outros comportamentos estranhos do cão, como montar na perna do tutor.
Entenda o comportamento do cachorro cruzando com bicho de pelúcia
Com certeza você não é o único a achar estranho o cachorro montando em pelúcias. A simulação do cruzamento de cachorro com objetos pode acontecer por diversas razões: pode estar relacionado a instintos naturais do cão ou necessidades emocionais e físicas, por exemplo. Confira quais são os motivos que explicam esse comportamento canino:
- Necessidade sexual: quando os cães atingem a maturidade sexual, os hormônios sexuais (progesterona e estrogênio) aumentam drasticamente. Como consequência, os cães buscam uma forma de tentar satisfazer as necessidades sexuais do acasalamento. No entanto, na falta de um parceiro, eles tendem a reproduzir esse comportamento de outras formas, seja com uma pelúcia para cachorro ou com outros objetos, como cobertores e almofadas.
- Impor dominância: em toda matilha de cães existe uma hierarquia onde o cachorro alfa é considerado o líder do grupo, enquanto os demais se submetem. Uma das táticas utilizadas pelos cães para estabelecer essa liderança é justamente o ato de montar no outro animal. Esse é um comportamento instintivo da espécie para afirmar sua dominância, e os bichos de pelúcia podem ser vistos pelos cães como algo que pode ser dominado.
- Aliviar o estresse e ansiedade: o cachorro montando no bicho de pelúcia também pode indicar questões emocionais do animal. Um cachorro estressado ou ansioso pode montar nos bichos de pelúcias como forma de aliviar esse sentimento, já que o ato pode proporcionar um relaxamento e distração para o animal.
- Gastar energia: cachorros agitados também podem montar em bichos de pelúcia para gastar a energia. Esse tipo de comportamento é comum em cães que não passeiam diariamente ou que estão entediados, ou seja, que não recebem estímulos suficientes no dia a dia.
Como fazer o cachorro parar de cruzar com as coisas?
O cachorro apresentando esse comportamento com frequência é uma situação que pode ser desconfortável para o tutor. Para reverter essa situação, você precisa descobrir qual é a origem do problema. Se o problema for excesso de energia, por exemplo, você deve passear com cachorro com maior frequência e oferecer brinquedos interativos que possam distrair o pet em casa. A castração de cachorro também é uma forma de evitar esse tipo de comportamento, já que reduz os hormônios sexuais do animal.
Além disso, é importante não permitir que o cachorro reproduza esse comportamento. Quando ele estiver simulando o acasalamento como bichos de pelúcia, você deve redirecionar esse comportamento com um outro objeto que chame a atenção do animal, como o brinquedo favorito dele. Você também pode usar o “não” para repreender a atitude do animal quando ele estiver montando no ursinho de pelúcia, pessoas e outros objetos. Esse é um dos truques para cachorro considerados mais importantes, pois estabelece limites na convivência com o animal.

Porque o cachorro quer cruzar com minha perna?
Não é só no urso de pelúcia que os cães montam. O cachorro montando na perna do dono e de outras pessoas também é pode acontecer. Se você já se perguntou "por que o cachorro quer cruzar com minha perna?", saiba que o comportamento pode ter diferentes razões. O motivo mais comum do cachorro montando no dono é para demonstrar dominância. O cachorro dominante pode apresentar comportamentos agressivos com outras pessoas e animais, especialmente se estiverem próximas do tutor, então é preciso atenção.
Por outro lado, o cachorro simulando o acasalamento com sua perna pode indicar apenas tédio e carência. Nesse caso, ele pode estar montando na perna do tutor para brincar ou conseguir a atenção que deseja. Também pode indicar excesso de energia, especialmente se vier de um filhote de cachorro. Os filhotinhos são cheios de energia e precisam de atenção e brinquedos para se cansar e relaxar. Montar na perna do tutor é uma maneira dele conseguir liberar essa energia acumulada, mas é importante não incentivar esse comportamento.
Como fazer o cachorro parar de cruzar em você?
Mas como fazer o cachorro parar de cruzar em você e evitar essa situação desconfortável? O mais importante para evitar esse tipo de comportamento é não encorajar o cachorro montando na sua perna. Quando ele fizer isso, você deve deixar claro que não gostou da atitude, retirando o animal da perna e dizendo “não” em um tom firme. Se o animal parar de reproduzir o comportamento, recompense-o oferecendo um petisco para cachorro ou um cumprimento animado e empolgado. om o tempo, ele entenderá que esse comportamento não é aceitável.
Como fazer o cachorro parar de montar nas pessoas?
Se o seu cachorro também tem o hábito de montar na perna de outras pessoas além da sua, também é importante tomar atitudes para repreender o comportamento. A melhor maneira de dizer para o cachorro que ele deve parar o que está fazendo é ensinando os comandos básicos. Dessa forma, você vai ter mais confiança no animal e vai conseguir fazer com que ele te obedeça. Os comandos mais importantes a serem ensinados são o “não”, “senta” e “fica”. Você pode fazer isso em casa mesmo, com o auxílio de petiscos para o reforço positivo, ou contratar um adestrador de cães experiente para te ajudar nessa tarefa.
Porque as cadelas simulam a cópula?
Muita gente acha que apenas o cachorro macho monta em bichos de pelúcia, almofadas e outros animais, mas as fêmeas também exibem esse comportamento. Mas porque as cadelas simulam a cópula? Como visto anteriormente, o cachorro "cruzando" com bicho de pelúcia não é um comportamento exclusivamente sexual. Ele pode estar relacionado ao tédio, ao estresse, à ansiedade, falta de atenção do tutor e até dominância. Mas cadelas não castradas também podem exibir esse comportamento devido à influência dos hormônios sexuais, na intenção de estimular a região genital.
Se o seu cachorro apresentar o comportamento de forma obsessiva e nenhuma das dicas anteriores funcionar, é importante procurar a ajuda de especialistas para investigar melhor as causas e te direcionar melhor sobre como corrigir o problema.