Ver o próprio cachorro doente é um dos maiores medos de qualquer tutor e é comum querer tomar todos os cuidados possíveis durante esse período, inclusive com a higienização do bichinho. Quando falamos da doença do carrapato, sintomas não passam despercebidos e logo ligam o alerta, exigindo cuidados ainda maiores. Mas será que cachorro com a doença do carrapato pode tomar banho? Vamos responder a essa dúvida e te ajudar com dicas para cuidar do seu melhor amigo da melhor forma.
Para saber se cachorro com a doença do carrapato pode tomar banho, observe o estado dele
Alguns dos principais sintomas da doença do carrapato são febre, apatia, falta de vontade de comer e perda de peso. É justamente quando o cachorro estiver apresentando sintomas como esses que o banho não é recomendado. Quando o animal está debilitado, é sinal de que sua imunidade também está baixa e o banho pode piorar esse caso, deixando o seu pet ainda mais vulnerável a uma piora da doença. Então fique atento aos sintomas que o seu bichinho está apresentando e, se ele estiver mais abatido que o comum, opte por uma alternativa de higienização mais segura que o banho comum.
Para ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente, também é importante saber como alimentar cachorro com doença do carrapato. Além da tradicional ração e dos sachês, dar fígado para o cãozinho é uma possibilidade para prevenir o desenvolvimento de uma anemia, que costuma ser comum nos pacientes (até mesmo na doença do carrapato em humanos).
O banho pode esperar até o fim do tratamento contra a doença do carrapato
A primeira pergunta que o tutor de um animal diagnosticado com esse problema se faz é como tratar a doença do carrapato? A resposta é até bem simples e consiste em eliminar os ectoparasitas nos animais, saber como acabar com carrapatos dentro de casa e administrar de antibióticos receitados pelo veterinário.
Como esse não é um tratamento demorado e a frequência do banho em cachorro não é grande, um procedimento seguro para quem não quer arriscar baixar a imunidade do seu pet ainda mais é esperar pelo fim da administração dos medicamentos para dar o banho. Para quem não sabe quanto tempo dura o tratamento da doença do carrapato, a resposta é entre três e quatro semanas, no geral. Em alguns casos, isso pode levar até oito semanas.
Veja como higienizar o cachorro com doença do carrapato de forma segura
Mesmo que o banho comum não seja indicado para o cachorro com doença do carrapato que está debilitado, existem outras formas de higienizar seu pet. A mais prática delas é usando lenços umedecidos, que servem para limpar as patas, as partes íntimas e para dar uma geral na pelagem sem ter que deixar o animal molhado. Se optar por essa alternativa, escolha marcas com cheiros mais neutros, que não incomodem o poderoso olfato canino. Lembre-se que um cheirinho que é agradável ao olfato humano pode ser forte demais e extremente incômodo para o bichinho.
Outra dica que qualquer tutor pode tentar em casa é utilizar uma toalha com água morna para higienizar a pelagem de uma forma geral. Não existe um remédio para dar banho em cachorro com carrapato, mas é possível usar junto o sabonete. Tenha em mente que essa é uma limpeza superficial: o cachorro não deve ficar molhado para que não haja danos a sua saúde.