A doença do carrapato é o nome popular dado a hemoparasitoses, enfermidades causadas por protozoários ou bactérias que parasitam no interior das células da corrente sanguínea de cães e gatos. Dentre as doenças de carrapato mais comuns estão a erliquiose, provocada por uma bactéria que ataca os glóbulos brancos, e a babesiose, causada por um protozoário que ataca glóbulos vermelhos. Para evitar que o animal contraia essa doença, a melhor forma é saber como prevenir o carrapato em cães.
No cachorro com doença do carrapato, sintomas comuns são a anorexia, anemia, cansaço, perda de peso e falta de apetite. Como esses sinais afetam diretamente a alimentação canina, muitos tutores ficam em dúvida em como alimentar cachorro com doença do carrapato. Por esse motivo, o Patas da Casa vai te mostrar como conquistar o paladar desses cães.
Cachorro com doença do carrapato: por que a alimentação é um fator importante?
Você sabia que a alimentação do cachorro interfere na saúde dele? Por isso, cuidar da alimentação canina é fundamental para manter o seu peludo saudável e feliz. Quando o animal já se encontra doente é ainda mais importante saber o que oferecer para ele, já que uma dieta balanceada ajuda a fortalecer o sistema imunológico do cachorro.
A alimentação desempenha um papel muito importante na recuperação e manutenção da saúde canina. Uma dieta rica em nutrientes e proteínas de qualidade fornece ao cão todos os componentes que ele precisa para o funcionamento do seu corpo. Oferecer alguns alimentos com propriedades anti inflamatórias, por exemplo, pode ajudar a tratar inflamação como a artrite. No caso do cachorro com doença do carrapato, apostar em alimentos diferentes pode incentivá-lo a comer e a melhorar o seu sistema imunológico.
Como alimentar cachorro com doença do carrapato?
Alimentar um cachorro com doença do carrapato pode ser um grande desafio, pois a perda de apetite é um dos principais sintomas dessa enfermidade. Nesse caso, existem algumas dicas para incentivar o animal a comer, como oferecer o sachê para cachorros. O indicado é misturar um pouco da ração úmida com a ração seca para aumentar a palatabilidade.
Alguns tutores, pensando na estratégia de deixar o alimento mais atraente para o peludo, se perguntam se pode dar leite para cachorro com doença do carrapato, mas a resposta é não. Na medida em que envelhece, o cão perde a habilidade de digerir o leite, e a ingestão do líquido pode resultar em um cachorro vomitando, com diarreia e dores no abdômen.
Outro erro comum entre os tutores é pensar que a água do quiabo cura doença do carrapato. Isso é mentira. Dar quiabo para cachorro não vai ajudar na recuperação dele. Por outro lado, oferecer fígado para cachorro com doença do carrapato pode ajudar o animal a melhorar. Além disso, existem frutas para cachorro que fazem bem para a saúde e que são super indicadas nessas horas.
Fígado para cachorro: quais são os benefícios?
Se você está buscando uma forma de abrir o apetite do seu peludo com doença do carrapato, saiba que o cachorro pode comer fígado e ainda acelerar o seu processo de recuperação. Como os protozoários da babesiose atacam os glóbulos vermelhos, que têm a função de levar oxigênio para células, é muito comum o desenvolvimento de anemia no cachorro. Por isso, o fígado para cachorro é muito indicado.
A anemia é uma condição caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, então dar fígado para cachorro é uma forma de aumentar esses glóbulos, já que o fígado é rico em ferro, essencial para a produção da hemoglobina. Ele também é fonte de outros nutrientes essenciais para a produção de células sanguíneas, como a vitamina A, B, B12, cobre e zinco. Então em quantidades adequadas, o fígado é bom para cachorro.
Além do fígado, verduras e legumes para cachorro são uma boa forma de combater a anemia. Verduras como o espinafre, couve e alface são ricos em ferro, vitaminas e minerais. Mas antes de incluir essas novidades no cardápio do seu pet, lembre-se de consultar um médico veterinário para ter todas as orientações sobre a quantidade e as melhores opções para o seu cão.