O cachorro com diarreia sempre é um motivo de preocupação para os pais e mães de pet. Quando a diarreia em cachorro apresenta sangue, a preocupação aumenta ainda mais. Esse quadro não é uma doença em si, mas um sintoma que mostra que há algo de errado acontecendo com seu cãozinho. Algumas doenças, principalmente aquelas que afetam o sistema digestivo, são as principais causas da diarreia com sangue em cachorro. O Patas de Casa te mostra quais são as principais.
Diarreia com sangue em cachorro: pode ser classificada de duas maneiras
O sangue do cachorro com diarreia pode ter motivos e origens diferentes. A causa pode ter relação com problemas de coagulação, ferimentos, intoxicação, ação de agentes infecciosos e até mesmo estresse. Porém, nem sempre esse quadro se apresenta da mesma forma. O tipo de diarreia em cachorro com sangue pode ser classificado de duas formas:
Hematoquezia: quando há um sangramento no sistema digestivo inferior, principalmente no intestino grosso. O sangue não é digerido nas fezes e apresenta cor vermelho vivo, bem brilhante. Pode estar misturado com as fezes ou surgir em forma de gotas.
Melena: quando há um sangramento no sistema digestivo superior. O sangue é digerido e possui uma coloração escura e cheiro ruim. É mais difícil de se identificar por conta de sua aparência escurecida que se mistura às fezes. O ideal é colocar as fezes com sangue em um papel branco para enxergar melhor.
Quais são as doenças mais comuns que causam a diarreia com sangue em cachorro?
A diarreia em cachorro com sangue pode ocorrer depois do cachorro engolir um objeto que esteja perfurando ou obstruindo seu trato digestório. Outras vezes, é consequência uma alergia, envenenamento ou intoxicação alimentar. Até mesmo estresse e mudanças na alimentação podem causar a diarreia com sangue em cachorro. Porém, além desses motivos, a diarreia em cachorro com sangue pode significar a presença de algumas doenças. Aquelas causadas por vermes e agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários e parasitas) costumam apresentar esse quadro como sintoma. Dentre as mais comuns estão:
Giárdia canina: a giárdia canina é uma zoonose causada por um protozoário. Essa doença causa várias alterações no sistema digestivo do animal. Um dos principais sintomas é o cachorro com diarreia com sangue. Além disso, apresenta vômito, apatia e perda de peso
Parvovirose: a parvovirose canina é uma doença viral altamente contagiosa e que atinge principalmente o sistema digestivo. A característica principal é o cachorro com diarreia com sangue e cheiro característico.
Gastroenterite: a gastroenterite canina pode ser causada por vírus, bactéria, intoxicação ou inflamação - ou seja, pode ter diversas causas. Os sintomas não demoram a aparecer e pode surgir diarreia com sangue. Cachorro que apresenta o quadro precisa receber tratamento rápido para evitar que a doença evolua para algo mais grave ainda.
Pancreatite canina: a pancreatite canina é uma doença grave que causa inflamação no pâncreas do animal. Além da diarreia com sangue em cachorro, quadros de vômito e dor abdominal são comuns. Doenças que atingem o pâncreas, no geral, podem causar no cachorro diarreia com sangue.
Úlceras gastrointestinais: as úlceras são lesões que ocorrem nos tecidos. Quando atingem áreas do estômago e intestino, causam sangramentos que são liberados durante a diarreia em cachorro. São causadas principalmente pelo uso excessivo de antiinflamatórios não esteroides.
Diarreia com sangue: cachorro precisa ser avaliado por um médico veterinário
Como o cachorro com diarreia e sangue é um sintoma comum a diversas condições e doenças que podem acometer o seu pet, o ideal é procurar atendimento especializado. Primeiro você pode tentar definir de que tipo são as fezes com sangue. Sabendo se é hematoquezia ou melena já dá para ter uma noção de onde provavelmente vem o problema. O ideal é tirar uma foto ou até mesmo levar uma amostra do cocô para o veterinário analisar. Conte se há outros sintomas e o histórico do seu bichinho. Alguns exames, como de fezes, hemograma e raio-x podem, ser pedidos pelo médico. Levando o máximo de informações, realizando os exames e começando o tratamento adequado o quanto antes, logo o seu cãozinho já vai estar saudável de novo!
Redação: Maria Luísa Pimenta