Cachorro

Cachorro com falta de ar: veja o que pode significar e quando procurar ajuda!

Publicado - 29 Outubro 2019 - 19h59

Atualizado - 21 Abril 2024 - 17h00

Um cachorro com falta de ar pode ser motivo de muita preocupação para os donos! Afinal, ver o seu cãozinho todo ofegante e com dificuldade para respirar é uma cena de apertar o coração, né? Esse transtorno pode ser provocado por diversas causas e, consequentemente, requer diferentes tratamentos.

Para entender melhor o assunto, o Patas da Casa teve uma conversa com a veterinária Cristina Elillo. A profissional esclarece o que pode originar o problema e ensina como perceber que o seu cachorro está passando por isso.

Falta de ar em cachorro: como identificar?

Os principais sintomas citados pela especialista são relativamente fáceis de identificar. “Alteração no ritmo respiratório, como respiração curta e rápida, com sibilos (ruído respiratório anormal). Boca aberta, alteração da coloração da língua, podendo até ficar arroxeada, e pescoço estendido”, lista a veterinária. Além disso, a tosse também pode indicar que o cachorro está com falta de ar.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Causas para a falta de ar em cachorros: estresse e problemas cardíacos são algumas possibilidades

A falta de ar em cachorro pode ser um sintoma associado a muitas questões, desde problemas emocionais até condições relacionadas a saúde física do animal. “Doenças ou lesões nas vias aéreas são as principais causas. Animais obesos e idosos são mais predispostos, assim como as raças braquicefálicas, que apresentam uma conformação anatômica que também os torna predispostos (à falta de ar)”, explica a Dra. Cristina.

As raças chamadas braquicefálicas, citadas pela veterinária, têm o focinho curto e achatado. Essa formação anatômica do animal faz com que os cachorros dessa raça estejam mais sujeitos a ocorrência da falta de ar. Alguns exemplos de raças braquicefálicas são: Pug, Lhasa Apso, Shih Tzu, Pequinês, Buldogue Inglês e Boxer.

“Doenças cardíacas, tumores, anemia, doenças neurológicas e o colapso da traqueia também podem estar entre as causas. O aumento da temperatura corporal (hipertermia), o estresse e a ansiedade também podem acarretar esse sintoma”, acrescenta a profissional. Apenas um veterinário saberá dizer, com certeza, o que está acontecendo com o seu bichinho. Não hesite em agendar uma consulta assim que perceber qualquer alteração no comportamento do seu pet!

Mas, enquanto isso, veja alguns possíveis motivos para a falta de ar no cachorro:

  • Calor: dias muito quentes ou uma série intensa de exercícios pode influenciar na respiração do dog. Isso porque, diferente das pessoas, os cães não tem a capacidade de suar para manter a temperatura do corpo estável. Ou seja, acabam trocando o calor por meio da respiração.
  • Dor: um cão com dor também pode ficar ofegante. Portanto, fique de olho! Procure outros sinais de que o cachorro pode estar sentindo dor, como sensibilidade ao toque e falta de apetite.
  • Problemas cardíacos: cachorros obesos e mais velhos estão mais propensos a desenvolver uma doença relacionada ao coração. Porém, animais mais jovens não estão livres dessa possibilidade. Uma boa forma de identificar o problema é observar a disposição do seu cachorro para praticar exercícios.
  • Problemas respiratórios: a falta de ar em cachorros pode significar alguma complicação maior no sistema respiratório. Algumas possibilidades são: bronquite, asma, pneumonia, entre outras. Fique ligado(a) em indícios como espirro, tosse, sibilo, febre, perda de apetite e corrimento nasal. Um cachorro fungando muito, por exemplo, pode significar algum desses transtornos.
  • Colapso de traqueia: o transtorno trata-se de uma redução do diâmetro da traqueia, o que acaba interferindo no fluxo de ar.
  • Fobia, ansiedade e estresse: como a Dra. Cristina já explicou, problemas psicológicos também podem afetar a saúde respiratória do animal. Situações que deixam o pet nervoso e com medo podem ser um gatilho para essa falta de ar.

Vale destacar, no entanto, que apenas um veterinário saberá fazer o diagnóstico com clareza! Preste atenção à saúde do seu bichinho e tente manter o acompanhamento com um profissional em dia. “Uma visita ao veterinário para a realização do check-up anual, o cuidado com altas temperaturas e a vacinação em dia são algumas das medidas que podem ser tomadas (para evitar a falta de ar)”, aconselha a Dra. Cristina Elillo.

 

Pug caminhando em gramado
Falta de ar em cachorro: raças braquicefálicas, como pug e boxer, estão mais sujeitas ao problema

 

Cachorro com falta de ar: o que fazer? 

Percebeu que o seu doguinho está com falta de ar? De acordo com a veterinária, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. “O estresse pode agravar o quadro. De imediato, levar o animal a um pronto atendimento, onde deverá ser estabilizado através da oxigenioterapia”, esclarece a profissional.  

Tente entender o contexto e descobrir quando isso começou a acontecer com o seu cachorro. Ele fica ofegante após uma série de exercícios físicos ou depois de alguma situação estressante? Observe com atenção e deixe o cão o mais confortável possível.

Em outros casos, quando o cachorro está com a língua arroxeada, o transtorno pode ser um pouco mais grave. Essa coloração pode indicar que o pet está cianótico, ou seja, com falta de oxigenação adequada no sangue e nos tecidos. Isso é um sinal de emergência, assim como desmaios e perda de consciência. Se isso ocorrer com o seu cachorro, está mais do que na hora de procurar um especialista. “No caso de não conseguir chegar no veterinário rapidamente e o animal encontrar-se com a língua roxa, deve-se tentar uma massagem cardíaca e um sopro nas narinas com a boca fechada. Pode-se realizar esta manobra por três vezes ou até que chegue ao hospital veterinário ou clínica”, adverte a Dra. Cristina. 

Tratamento para falta de ar em cachorros: o que não posso fazer enquanto o cão estiver sendo tratado?

Uma consulta é essencial para que o problema seja diagnosticado e tratado corretamente. O tratamento vai depender do que está causando a falta de ar no cachorro. De acordo com a Dra. Cristina, o caminho escolhido costuma ser o tratamento medicamentoso. “Na maioria das vezes, com bons resultados. Depende da causa”, esclarece. Enquanto o cão estiver sendo tratado, evite alguns tipos de comportamento: 

  • Não deixe o cachorro agitado 

  • Passeie com moderação, dando preferência a caminhadas leves em horários mais frescos 

  • Evite situações que coloquem o pet sob estresse 

  • Não pare o tratamento no meio, mesmo que o seu cão já aparente uma melhora 

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas