Um cachorro com orelha grande é capaz de derreter o coração de qualquer pessoa. E não é para menos, né? Seja pelo formato ou tamanho, as orelhas dão todo um charme ao seu amigo e, certamente, ocupam o topo da lista de partes mais fofas do animal. Além disso, o movimento das orelhas é uma ferramenta poderosa de comunicação dos caninos. Por outro lado, o cachorro com a orelha grande não é apenas sinônimo de fofura: esses animais precisam de um cuidado especial com essa parte do corpo, já que o tamanho delas pode propiciar umidade e até infecções. Quer entender mais sobre isso e como cuidar de cachorros com orelhas grandes? Selecionamos 8 raças de cachorro que carregam essa característica.
1) Beagle: o clássico cachorro com orelha grande
O Beagle é um dos cachorros mais conhecidos entre os que se encaixam no perfil de raça de cachorro com orelha grande. Afinal, as orelhas longas, arredondadas e caídas fazem com que esse cãozinho tenha uma aparência inconfundível. Mas, é justamente por conta dessa característica, que ele tende a abrigar um problema que gera muito incômodo: a otite canina. Isso porque as orelhas caídas favorecem a umidade no canal auditivo. Para evitar esse quadro, é importante manter uma rotina de limpeza com produtos específicos para a região, garantindo que o ouvido do seu amigo esteja sempre limpo e seco.
2) Cocker Spaniel: orelhas grandes são um charme a mais
É impossível falar de raça de cachorro com orelha grande sem citar o famoso Cocker Spaniel. Afinal, as longas orelhas compridas e caídas ao lado do rosto são a marca registrada deste cãozinho. Por serem animais com energia de sobra, eles não perdem uma oportunidade de brincar com o seu tutor e embarcar numa aventura. Por isso, suas orelhas tendem a ficar sujas com bastante facilidade e precisam de cuidados regulares. Sendo assim, é importante que os tutores limpem os ouvidos do cachorro regularmente para prevenir possíveis incômodos.
3) Orelhas do Dachshund combinam com o formato do corpo
Se você é apaixonado por cães, certamente já deve ter ouvido falar do famoso cachorro salsicha. Além das patinhas super curtas e o corpo alongado, o Dachshund também é conhecido pelas orelhas longas que o tornam um cãozinho extremamente fofo. Mas não se deixe enganar pela aparência: apesar de pequeno, o salsichinha tem um instinto protetor extremamente aguçado. Por isso, são cães corajosos e muito leais à sua família.
4) Bloodhound: cãozinho da raça tem as orelhas bem longas
À primeira vista, o Bloodhound pode até parecer um pouco sério, mas ele está longe disso — são excelentes companheiros, corajosos e fáceis de lidar. Com orelhas longas e sempre caídas, não é nenhuma surpresa que ele esteja ocupando uma posição na lista de raça de cachorro com orelhas grandes. Justamente por isso, o tutor deve ter uma atenção especial com os ouvidos do cão Bloodhound, já que eles são mais propensos a infecções.
5) As orelhas do Basset Hound são super compridas
Facilmente confundido com o Dachshund, o Basset Hound é um cão bastante conhecido por suas orelhas extremamente compridas que quase se arrastam no chão. Por isso, não se espante se ver alguns desenhos animados mostrando o Basset Hound tropeçando em suas próprias orelhas. Por conta disso, é comum que os cães desta raça sofram com o acúmulo de sujeira e até mesmo mau cheiro. Para evitar esses incômodos, é importante limpar a região com frequência utilizando um pedaço de algodão e um ceruminolítico receitado pelo seu veterinário de confiança.
6) Pastor Alemão tem as orelhas grandes e viradas para cima
Além de seu tamanho e força, o Pastor Alemão também é conhecido por suas orelhas grandes, eretas e pontiagudas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, elas não são assim desde os primeiros dias de vida do animal. Na verdade, o filhote desta raça nasce com as "orelhas de abano" e só depois do sete meses é que elas ficam totalmente viradas para cima. Em alguns casos, é comum que o cão tenha o que chamamos de “orelha macia”, que é quando as orelhas ficam parcialmente ou totalmente dobradas devido aos fatores genéticos. Se o seu amigo possui essa característica, não se preocupe! A saúde do seu cachorro não está em risco. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com a limpeza da região e com a entrada de corpos estranhos dentro do ouvido.
7) Poodle: orelhas grandes, peludinhas e caídas
Reconhecida pela pelagem encaracolada e os olhos amendoados, a raça Poodle é bastante popular entre as famílias brasileiras. E não podemos deixar de comentar de outra característica que chama bastante atenção neste cãozinho: as orelhas. Longas, peludas e caídas, elas precisam de um cuidado ainda maior do tutor. Isso porque a posição e formato de suas orelhas criam um abafamento que permite a proliferação de micro-organismos. Para evitar esse quadro, o ideal é inserir a limpeza da orelha e ouvido na rotina do animal. Uma vez por semana já é suficiente!
8) Setter Inglês é pura elegância em forma de cachorro
Além do porte majestoso e elegante, um dos traços característicos da raça Setter Inglês são as orelhas. Peludas, baixas e caídas ao lado das bochechas do animal, elas possuem uma aparência bastante parecida com as do Cocker Spaniel. Bem apegado ao dono e um cão de companhia incrível, o Setter Inglês também ama passar um tempinho brincando com seu tutor, principalmente se a brincadeira envolve água. Para evitar que a diversão acaba antes da hora, é importante tomar cuidado com as orelhas do animal e mantê-las sempre secas e limpas.
Redação: Úrsula Gomes